TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos na Educação Infantil

Por:   •  3/11/2022  •  Abstract  •  8.290 Palavras (34 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

Inteligências múltiplas e seus estímulos na educação infantil baseando-se na teoria de Howard Gardner e Celso Antunes.

Carolina Dos Santos Rodrigues* Simone Araújo Barros**

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa tem como tema as inteligências múltiplas. Com o objetivo principal se compreender a importância das diversas inteligências na educação, além das formas como o professor pode influenciar na construção da aprendizagem do aluno na educação infantil, tendo maior embasamento na teoria das inteligências múltiplas, que tem como o seu principal representante no mundo Howard Gardner e no Brasil Celso Antunes. O trabalho está composto por uma pesquisa qualitativa que procura a interpretação dos dados que foram obtidos por meio da coleta de dados, com o intuído de investigar se os professores conhecem o conceito de inteligências múltiplas e se reconhecem que podem transformar a educação através dela. Dessa forma conclui-se que, o uso das inteligências múltiplas pode interferir de forma benéfica na sala de aula, contribuindo e trabalhando diretamente no currículo, identificando as inteligências e as desenvolvendo nos alunos, assim como no auxílio e no preparo dos professores que atuam nas salas de aulas da educação infantil.

Palavras-chave: Professor. Inteligências Múltiplas. Educação Infantil. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho de conclusão de curso, foi abordado o tema inteligências múltiplas de acordo com a teoria de Howard Gardner, e a sua devida importância diante do processo de ensino na educação infantil, dando ênfase ao papel do professor, que é referência na construção da aprendizagem significativa do aluno. Felizmente, a educação atualmente reflete mudanças, onde o professor se tornou agente de transformações e também mediador da construção dos saberes.

[pic 2]

* Discente do curso de Pedagogia do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília.

*** Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília. Graduada em pedagogia pela faculdade da terra de Brasília- FTB. Graduada em Direito pela Instituição IESB. Pós- graduada em Psicopedagogia Clínica e Educação Especial pela Universidade do Rio de Janeiro Salgadi Oliveira. Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos- EJA pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Formação em Psicanálise Clínica pela associação Nacional de Psicanálise Clínica- ANPC. Mestranda em Educação pela UCB.

Nessa perspectiva, temos como objetivo principal investigar de que forma o professor pode contribuir através das inteligências múltiplas, na aprendizagem dos alunos. Buscando compreender como ocorre o desenvolvimento dos estímulos, assim como, as diversas estratégias, meios e recursos que podem ser utilizados, para uma melhor compreensão dos alunos dentre as várias inteligências. Além de analisar se os professores que estão atuando em sala de aula compreendem a sua importância, bem como as adotam em suas aulas.

Justifica-se a realização desse trabalho pelas seguintes razões: O pesquisador realizou observações em sala de aula e diálogos com professores da educação infantil durante o estágio supervisionado, e então surgiu-se o interesse pelo tema inteligências múltiplas, com

o intuito de expandir seus conhecimentos e a partir de pesquisas, posteriormente poder apontar sugestões de melhoria aos professores, que enfrentam a dificuldade de reverter os altos índices de baixa aprendizagem. A pesquisar pode então contribuir no processo educativo, ampliando as possibilidades de ensino, tornando o aprendizado prazeroso para o aluno, além de auxiliar o professor a repensar a sua prática e ter consciência do seu papel na escola como construtor da aprendizagem.

Esse trabalho está organizado em 6 (seis) seções, a primeira sessão trata-se do conceito de inteligências múltiplas, onde aborda a compreensão de inteligência e a reflexão dos principais teóricos. A segunda sessão relata as inteligências múltiplas e suas características, de acordo com Gardner e Celso Antunes. Na terceira sessão abordamos a importância da primeira infância. A quarta sessão relata o papel do professor, quanto aos estímulos necessários para alcançar o êxito perante as IM. A quinta sessão trata-se do planejamento do professor, estipulando metas e objetivos para se trabalhar com as IM. A sexta sessão aborda os aspectos metodológicos do trabalho, e também a análise de dados onde tentamos alcançar através das respostas, o nosso problema de pesquisa. E Por fim temos a consideração final.

  1. CONCEITUANDO INTELIGÊNCIA

A inteligência pode ser considerada por muitos, como uma das maiores peculiaridades entre o ser humano e os animais não racionais, isto porque o homem é capaz de compreender, raciocinar, pensar e interpretar. Desta forma a concepção de inteligência, faz alusão a quem sabe escolher. Permitindo assim, selecionar/escolher a opção que mais lhe é favorável, para solver uma situação de adversidade.

Flavell (1975) afirma que na visão de Piaget, não herdamos a inteligência propriamente dita, isto é, em sua concepção, não é inata ao ser humano e seu desenvolvimento está atrelado ao processo de funcionamento da herança biológica, onde o indivíduo herda as estruturas biológicas podendo ser sensoriais ou neurológicas, as quais predeterminam a origem de estruturas mentais, ou seja, nós herdamos um organismo que irá amadurecer de acordo com a interação ao ambiente em que vivemos e essa interação trará como resultado estruturas cognitivas que ao longo da vida funcionarão de forma parecida.

Já para Vygotsky, um indivíduo nasce apresentando um único potencial cognitivo, o potencial que serviria para aquisição de potencialidades, de forma resumida, a habilidade de aprender a aprender (MELLO 2004).

Entretanto para Celso Antunes (2003, p. 11) A inteligência é produto de uma operação cerebral e permite ao sujeito resolver problemas e, até mesmo, criar produtos que tenham valor específico dentro de uma cultura. Dessa maneira, a inteligência serve para nos tirar de alguns “apertos” sugerindo opções que, em última análise, levam-nos a escolher a melhor solução para um problema qualquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com