TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações de Gênero na Escola

Por:   •  9/9/2018  •  Ensaio  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 13

Escreva um ensaio, utilizando conceitos aprendidos no texto de Durkheim, Mollo- Bouvier, Eliane e Daniela. Explore conceitos como educação, socialização, preconceito, discriminação e as categorias raça, gênero e classe.

TITULO

INTRODUÇÃO

Neste ensaio, abordamos os conceitos educação, socialização, preconceito, discriminação e as categorias raça, gênero e classe, em diálogo com os autores Durkheim, Mollo-Bouvier, Eliane e Daniela e propomos uma reflexão com os filmes Historias Cruzadas, Acorda Raimundo, Minha Vida de João e Era uma vez Maria.

É notório que tais conceitos e categorias ainda causam grande repercussão em nossa época, pois vivemos em uma sociedade em que muitos sofrem com a diferença de classe, com a imposição de padrões aos gêneros, com preconceitos relacionados a raça e discriminações.

TITULO DA SEÇÃO INTERNA, DE DESENVOLVIMENTO

Nesta seção abordaremos quatro conceitos de discriminação, preconceito, socialização, educação e três condições de raça, gênero e classe.

O preconceito surge por meio das diferenças entre as pessoas e as opiniões que cada um sustenta, assim é criado a partir de crenças e superstições que, por vezes, sustentam o ódio ou repúdio a determinado grupo. Por outro lado, discriminação é o ato de estabelecer diferença, de separar e fazer distinção, ou seja, tratamento desigual dado as pessoas em função as suas características raciais, religiosas, etc.

O filme Histórias Cruzadas aborda conceitos sobre raça e a luta de classes. Uma vez que se passa na década de 1960 durante a segregação racial, na cidade de Mississipi - uma das cidades que até hoje mais sofre com a discriminação racial - nos Eua e relata resquício do regime escravocrata.

O filme aborda uma total relação com discriminação, preconceito, uma vez que é a jovem Skeeter, uma moça branca que durante sua infância e adolescência foi criada por uma empregada negra, a qual criou laços afetivos. Skeeter era uma jovem que não se enquadrava aos padrões impostos pela sociedade a moças daquela época, esta bateu de frente com a sociedade machista e racista, quando resolveu dar a voz a mulheres negras, (que eram chamadas de “amas de leite”, pois elas criavam os filhos das mulheres brancas, com todo o amor e carinho) para que estas pudessem expor a realidade dura e humilhante em que eram submetidas.

Em uma cena do filme, é mostrado a segregação racial, visto que na época possuía banheiros, transportes separados pela raça, branca ou negra. Regime este conhecido como o Apartheid, o qual foi a segregação racial adotada de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram reduzidos pelo governo formado pela minoria branca. Exemplo dessa segregação é na cena do filme em que Hilly Holbrook, cria um projeto de lei em que todas as casas em que mulheres negras trabalhassem, era obrigatório que possuísse um banheiro destinado somente a estas, pois Holbrook alegava que os negros possuíam germes.

Desde cedo meninos e meninas aprendem o que podem ou o que não podem fazer, eles são levados a acreditar que suas escolhas são determinadas por serem mulheres ou homens e que isto não tem como mudar, isto é desigualdade de gênero.

Meninos e meninas são criados com a ideia de que garotas devem ajudar nos serviços domésticos, enquanto os garotos não devem se preocupar com o mesmo a fazer, ideia esta que a sociedade impõe desde muito tempo aos gêneros.  

Com essa perspectiva as mulheres são responsáveis por uma carga excessiva de trabalho doméstico não remunerado, referente aos cuidados com os filhos, idosos e com a administração do lar. Em contrapartida os homens são responsáveis com o trabalho remunerado fora do lar, assim sendo este é o responsável financeiro da casa.  

As mulheres são 51% da população brasileira, e só 42% das mulheres jovens estão empregadas enquanto 65% dos homens jovens estão empregados. Em média 82% das mulheres fazem atividade doméstica, ao mesmo tempo os homens que realizam tal tarefa são apenas 40%.

Essa categoria de gênero, conceitos de socialização, discriminação são abordados nos filmes, Acorda Raimundo, Minha Vida de João e Era Uma Vez Maria e no texto de Daniela Auad.

O filme Acorda Raimundo faz uma crítica as questões dos papéis de gênero na sociedade, aos direitos femininos e universais humanos, a violência de gênero contra as mulheres e ao machismo.  

No filme Raimundo é dono de casa, cuida de seus filhos e constantemente é oprimido por sua mulher Marta. Esta trabalha fora, sustenta a família e frequenta bares com suas amigas. O protagonista é submisso a sua mulher, tendo que pedir dinheiro para ir ao mercado, preparar café, cuidar quando a mesma chega embriagada em casa, ouvir reclamações, entre outras situações.

O filme tem como objetivo mostrar a realidade do cotidiano da mulher, porém com a inversão entre os sexos. Assim sendo, o homem vive a rotina de uma mulher dona de casa, submissa ao homem e a mulher vive a rotina do homem de família.  Ao final do curta metragem, Raimundo acorda e percebe que teve apenas um pesadelo, pesadelo este que é uma realidade vivida por muitas mulheres.

O filme Minha Vida de João apresenta a vida do protagonista desde bebê, onde João tem a figura materna mais presente em sua vida. Desde seus primeiros anos de vida João é acompanhado por um lápis, objeto este que frequentemente o impede de fazer e ser o que ele quer e o influencia a ser o que a sociedade deseja, ou seja, uma construção de papeis de gêneros imposto pela sociedade.  Com a figura da mãe mais presente, João conhece o universo feminino, querendo assim copiar sua mãe, porém logo é advertido pelo lápis, o qual constrói o pensamento na criança de que menino brinca com bola e menina brinca com boneca.

O protagonista observa a violência de perto, nos grupos de amigos que ele tenta se encaixar, violência do pai contra a mãe, ele presencia seu pai embriagado, etc. O protagonista ele cresce e aprende o com informações e acontecimentos do que é certo e errado. Exemplo disso no filme é quando os amigos dele praticam agressão contra um gato, outra cena é quando seu pai embriago discute e ergue a mão contra sua mãe, imagem esta que fica gravada na memória do adolescente. No filme é abordado questões sobre sexualidade, a falta de informação sobre DST, gravidez na adolescência não desejada. Na juventude o protagonista é mais uma vez influenciado as imposições de gêneros, pois os amigos do mesmo dizem que homem deve ter varias mulheres e que não é necessário o uso de preservativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com