TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias na Educação Escolar

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

 Índice

 Introdução ----- -------------------------------------------------------2                                      

Desenvolvimento -----------------------------------------------------3

As Tecnologias na Educação Escolar --------------------------4

O Que é Educação Digital -----------------------------------------5

 A Escola ---------------------------------------------------------------6

Os Educadores -------------------------------------------------------7

 Conclusão ------------------------------------------------------------10

Referências -----------------------------------------------------------11


Introdução

Este projeto tem como objetivo avaliar o uso da Tecnologia nas escolas, analisar como o governo está investindo na inclusão de computadores, tablets e novas tecnologias nas intuições.

Foi feita uma pesquisa de campo na escola de Educação Infantil “Hildergard Micke Buzzá ”, localizada em Nova Europa/SP.

 Onde foi possível analisar como são utilizadas essas tecnologias em benefício da instituição, professor e principalmente dos alunos.

A sociedade é dinâmica e é influenciada pelas mudanças econômicas, políticas e também tecnológicas. Tantas transformações acabam por modificar as relações entre as pessoas, onde quem não se adequa a este sistema acaba por ser excluído dessa sociedade que cada vez mais necessita das tecnologias para continuar “funcionando”. Atualmente, ninguém mais pensa em passar um dia sequer sem fazer uso do celular, da máquina de lavar ou de microondas, e assim também o é em relação às diversas formas de comunicação. As instituições escolares por não acompanharem a rapidez dessas transformações acabam por amargar o desinteresse dos discentes e o despreparo dos profissionais da educação para lidar com tudo isso. Entretanto, as Tecnologias de Informação e Comunicação aparecem com um meio eficaz e eficiente para o desenvolvimento de uma melhor inserção na sociedade tecnológica.


Desenvolvimento

É possível afirmar que o desenvolvimento da humanidade só foi possível a partir do momento em que o homem foi capaz de alterar seu ambiente através do domínio da tecnologia. A criação de ferramentas rudimentares permitiu aos nossos ancestrais desenvolverem não só artifícios que lhes facilitaram o cotidiano, mas também armas e instrumentos de caça mais sofisticados, a capacidade do ser humano em criar e inovar tecnologias vem dando saltos cada vez maiores, tornando o tempo entre o lançamento de uma invenção e de outra cada vez menor. O obsoletismo atinge nossas ferramentas em uma velocidade impressionante; o lançamento de hoje já estará ultrapassado amanhã.

O avanço tecnológico não está apenas presente em nossos lares, bolsos, pulsos e esquinas, mas já se encontra, também, nas salas de aula. Hoje, é cada vez mais comum, principalmente nas escolas privadas, a substituição dos tradicionais quadros-negros por modernas ferramentas de interatividade, como tablets, computadores, projetores multimídia e, até mesmo, hologramas tridimensionais. Além de representarem um diferencial para distinguir as escolas em um mercado cada vez mais competitivo, essas ferramentas são imprescindíveis para formar uma via de comunicação com as novas gerações, acostumadas a lidar com a chamada “tecnologia de ponta” desde antes mesmo de deixarem de usar fraldas.

Segundo Kenski: ‘’As tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são coisas naturais’’

No entanto, é possível que muitos professores principalmente os mais antigos na profissão, não estejam preparados para lidar com essas novas técnicas de aprendizagem, pois não foram preparados em sua formação profissional a lidar com essas novas tecnologia. Por isso, se faz necessário que o professor  tenha uma formação continuada, uma atualização permanente, pois a tecnologia está em um eterno processo de evolução, que não acabará.

 Muito além dos equipamentos, é necessário preparar os educadores para utilizá-los da melhor maneira possível. Afinal, a implementação de novos métodos de ensino não visa à extinção do papel do professor, mas apenas atualizá-lo para melhor transmitir seus conhecimentos. Para que isso aconteça, a escola deve estar totalmente conectada a esse processo de mudança, fornecendo todo o apoio necessário ao professor, com treinamentos de iniciação e atualização sobre as novas tecnologias.


As Tecnologias na Educação Escolar

Considerando os avanços tecnológicos que começaram a aparecer mais fortemente no final dos anos 60 e início dos anos 70 sendo um dos resultados uma nova sociedade na qual estamos inseridos, mediante características e procedimentos evolutivos que se adaptam ao crescimento do forte sistema capitalista, da globalização, da economia e da virtualidade atendendo a produção de formas sofisticadas de exclusão. Estas formas vão gradativamente influenciando na  convivência e ao mesmo tempo rotulando os que ficam indiferentes. Portanto, viver em sociedade nos dias atuais é basicamente buscar instrumentos de mobilização e expansão que favoreçam conhecimento e interação com as novas tecnologias numa dimensão de emancipação do ser humano.

 São muitas as tecnologias que estiveram e estão a favor do homem ao longo da história, contudo, o surgimento das tecnologias da informação tem gerado transformações até então impensadas pela maioria das pessoas, já que a internet se tornou um novo canal de convivência e não apenas mais um instrumento de comunicação. Estar conectado é uma condição para estar incluído na sociedade da informação e comunicação. Esta é uma das questões que deve ser discutida de forma crítica, que aponte caminhos e metas que passem a incluir o maior número de pessoas possível.

Se esta é uma das condições de inclusão que venha acontecer de maneira mais responsável. A escola pública pode representar e atuar como uma das alternativas para o uso das novas tecnologias, com base nas informações e comunicações superando as consequências apontadas em nível cultural e social. Todo o sistema tecnológico não pode ser entendido ou visto de forma isolada, o mesmo nos transporta para um contexto globalizado sujeito a mudanças constantes, as quais nos proporcionam novos acessos a essas bases e dados de informação. Precisamos estar abertos, pois estamos inseridos num processo de evolução, o qual nos enriquece e nos eleva cada vez mais a capacidade de sermos cidadãos e cidadãs na busca de informações, conhecimentos e experiências que permeiam o mundo da informatização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com