TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias Pedagógicas

Por:   •  23/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Diferentes tendências pedagógicas, as apontadas “teorias da educação”, tem influenciado e transformado a educação brasileira na sua esfera ideológica. As principais tendências pedagógicas brasileiras podem ser divididas em duas linhas de pensamento, classificadas como liberais e progressistas, que fundamentam e acompanham as praticas educativas. O presente trabalho, com a intenção de compreender a aplicação dessas tendências no âmbito escolar, colheu dados em entrevistas e observação não participativa das aulas de professores selecionado, em uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com cinco docentes, que denominavam suas praticas educativas como progressistas, para realizar em sequencia, a analise da fala deles, confrontar as informações com os resultados finais das praticas exercidas em sala de aula por esses docentes, para então triangular os dados e determinar a conclusão de como se concretizou na pratica diárias o discurso de progressista desses professores pesquisados. A conclusão constatou que há muitas dificuldades no âmbito escolar, que torna desafiador e cansativo a interlocução do discurso e a pratica progressista, e que estes ignoravam as especificidades de todas as três tendências pedagógicas, portanto faz-se necessário um conhecimento teórico mais profundo.

PALAVRAS-CHAVE: Tendências Pedagógicas; Discurso Pedagógico; Práticas

ABSTRACT

Different pedagogical tendencies, the so-called "educational theories", have influenced and transformed Brazilian education in its ideological sphere. The main Brazilian pedagogical tendencies can be divided into two lines of thought, classified as liberal and progressive, that support and accompany educational practices. The present work, with the intention of understanding the application of these trends in the school environment, collected data in interviews and non - participative observation of the classes of teachers selecting, in a qualitative approach. Interviews were carried out with five teachers, who called their educational practices as progressives, in order to carry out the analysis of their speech, to compare the information with the final results of the practices practiced in the classroom by these teachers, to triangulate the data and to determine the conclusion of how the progressive discourse of these researched teachers materialized in daily practice. The conclusion was that there are many difficulties in the school environment, which makes it difficult and challenging to talk and progressive practice, and that they ignore the specificities of all three pedagogical tendencies, therefore a deeper theoretical knowledge is needed.

KEYWORDS: Pedagogical Trends; Pedagogical Discourse; Practices.

INTRODUÇÃO

Ao decorrer dos anos a educação brasileira segue sendo influenciada por acontecimentos socioculturais e políticos, fomentando mudanças nos campos ideológicos e filosóficos educacionais. Por sua principal características ser conteudista, e manter compromisso com os princípios capitalista, ignorando a necessidade de haver uma transformação e social nas camadas mais carentes do povo, a educação tradicional foi e segue sendo muito criticada por especialistas, que defendem fortemente a elaboração de um ensino mais democrático, crítico e voltado para a realidade e transposição social do educando, categorizando-se dentro dessa perspectiva as Tendências Progressistas de ensino. (Libâneo, 1996)

Embora esteja explicito que ao longo dos anos os professores têm sido influenciados por teorias que trata a educação como ferramenta de transformação social, podemos observar que, nos índices de medição da qualidade educacional do país, a educação tem tido pouco êxito.  Ao observar esse panorama, o desenvolvimento desse trabalho se concentra na problemática de: como se materializa o conceito progressista dos docentes na prática curricular diária?

Para responder essa questão escolhemos como frente teórica as praticas educativas no contexto escolar e as tendências pedagógicas progressistas.

A investigação será fundamentada nos teóricos Gadotti (2003), Tragtenberg (1974),  Libâneo (1996), Aranha (2006), Saviani (2006), Lobrot (1966), Freire (1974), além de Snyders (1998) e Gramsci (1979).

Na perspectiva da temática das praticas pedagógicas dos docentes, este trabalho pretende dar enfoque nos principais modelos de tendências progressista, determinar as principais vertentes de uma educação guiada nesses princípios, e finalizar com uma analise da interlocução entre a pratica escolar e os discursos dos professores pesquisados.

1. CAPITULO I – SINOPSE DA LITERATURA

  1. UMA REFLEXÃO DA TEMÁTICA

Um dos caminhos que possibilita a reflexão a fim de ministrar um ensino mais significativo e consciente é aprofundar o estudo das teorias educacionais que transpõe as ações dos docentes em sala de aula. Estudos acadêmicos sobre as tendências pedagógicas brasileiras fez diversas considerações buscando melhorar o ensino e apresentou questões essenciais para nossa educação.

Embasado no pensamento de Luckesi (1990, p. 53), Bordin (2014) em sua pesquisa acadêmica apresentou uma síntese dessas tendências nomeando-as como “diversas teorias filosóficas que pretendem dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional, em diversos momentos e circunstâncias da história humana.” E nesse mesmo capitulo o autor apresentou a estrutura organizacional das tendências pedagógicas brasileiras, fundamentado nas teorias educacionais de Libâneo (1990), classificando em duas importantes linhas de pensamento educacional filosófico: as tendências liberais e progressistas.

As tendências liberais se sustenta nos ideias capitalistas, onde os indivíduos deve se adaptar as normas e valores dos modelos sociais pré-estabelecidos, e que a função da escola é preparar os alunos para os desempenhar os papéis sociais, ignorando as desigualdades sociais. Já as tendências pedagógicas progressistas faz oposição direta aos modelos pré-estabelecidos que o sistema capitalista determina para a educação, pois defende um ensino que questione e transforme esses modelos, promovendo uma analise consciente e critica das realidades sociais. Ambas possuem ramificações especificas, que estão organizadas em vertentes com suas próprias características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com