TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades de aprendizagem na atualidade

Por:   •  10/9/2015  •  Artigo  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 14

AS DICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

 Sebastião Mund

Prof. Ednara Oliveira  Bonifacio Maciel

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em pedagogia (PED0666) – Estágio

08/09/2015

1 INTRODUÇÃO

A aprendizagem, fator relevante da educação básica, é articulada com conhecimentos próprios sobre a orientação do professor em ambiente escolar. Tal produto estabelece um processo educacional de escolarização, isto é, quando trabalhado em campo educacional junto do apoio da família, processo este que contribui para à aquisição cognitiva.

Compartilhar o conhecimento é ir alem de ficar só dentro da própria escola, é levar para fora deste ambiente, seja em qualquer modalidade, ate mesmo na EJA (educação de jovens e adultos). Trabalhando a aprendizagem de modo acessível e disponibilizada em ambas partes as faixas etária que estiver, agindo de forma intencionada em todas as partes envolvidas para o processo de aquisição da aprendizagem, resultado este que é o produto final de toda instituição.

Diante da temática “aprendizagem” há muito em que se analisado. Existem questões que o aluno foge às expectativas do professor, delimitando a uma determinada limitação do saber, ou tornar esta situação não esperada pelo fato de aprender. Determinando então, que uma vez que não alcançar e não desenvolver os requisitos propostos pela escola no tempo esperado pela referida aprendizagem.

Varias pesquisas têm sido realizadas em prol de como ocorre a aprendizagem. Em caráter de esclarecer a facilidade de alguns alunos reter e absorver a aprendizagem com mais facilidade nos assuntos propostos pela escola, e em contra partida outros não desenvolve na mesma proporção, causando um impacto ao professor em impulsionar e trabalhar com meios diferenciados para obter êxito no processo de aquisição do ensino aprendizagem. Dificuldades estas que podem esta relacionada a algum distúrbio que necessite de acompanhamento de um especialista e em especial a família esta sempre aparte da situação da vida escolar de seu filho. Este  com certeza é um assunto que esta presente em todas as escolas, e em debate com vários profissionais da educação dentre outros.

O profissional da educação atentando em trabalhar de forma positiva sobre estas barreiras, de transpô-la a aprendizagem e elevar o educando a percorrer seus obstáculos, que muitas vezes é imposto por déficits cognitivos, físicos e, ou afetivo, em contribuir  nas superações em que o processo educativo pode promover diante da sua fascinação em ensinar rompendo barreiras para cada individuo relacionado junto a educação de qualidade.

O presente artigo aborda esta temática, analisando a aprendizagem como um processo indefinido e diferente desenvolvido. Salientando sobre os conceituais da referida aprendizagem e os obstáculos que os alunos têm apresentado na construção do saber escolar e da vida social. Objetivando em descrever o processo aprendizagem se efetiva e identificar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem que ocorrem entre os alunos da series inicias de Ensino Fundamental, relacionando às praticas favoráveis diante às superações da construção do saber cognitivo.

 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A importância de um olhar mais atento para as representações sociais dos profissionais da educação, destacando que o estudo das representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem pode servir de ponto de partida para a elaboração de políticas educacionais formadoras que promovam mudanças significativas no cenário educacional atual. ( LIMA e MACHADO, 2012)

Trabalhar com o foco voltado a aprendizagem é um meio de estabelecer o processo aprendizagem no ambiente escolar, o professor tende-se atentar às etapas do desenvolvimento do educando, tornando-se um interlocutor e facilitador do processo aprendizagem e estabelecendo respeito mutuo em ambas partes envolvidas. Como afirma Rogers, “ele devera estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para os obstáculos de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado”.

É muito importante que o professor conheça bem o histórico de cada  aluno, principalmente fora da sala de aula, e sua relação familiar. Tendo este conhecimento o professor poderá investigar com mais precisão as dificuldades do aluno no decorrer de seu desenvolvimento. Feita esta observação de diagnosticar seus obstáculos como profissional da educação, a qual acarretara em respeito a sua personalidade possibilitando o aluno a compreensão e ajuda construtiva, isso desenvolver nas crianças capacidade de raciocino fazendo com que ele procure dentro de si mesmo as respostas para seus problemas, conseguintemente agente de seu próprio processo de aprendizagem.

Com base na presença da família na escola que é fundamental para o desenvolvimento da criança e instituição. É respeitosamente que ambas sigam os princípios e critérios, os quais caminham na mesma direção em atingir as metas e objetivos no decorrer deste processo de aprendizagem mutua, conforme o cita no site:EDUCADOR.BRASILESCOLA.COM;

”O ideal que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, proporcionando ao aluno segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade”.

Seguindo este critério podemos analisar diversas contribuições que a escola e família podem oferecer, proporcionando o desenvolvimento tanto como filho e aluno. A escola atentada em aborda uma proposta pedagógica coerente em seus procedimentos e atitudes diárias, bem como dar ao aluno o momento para posicionar sobre a comunidade escolar, deixando ele em evidencia no processo educativo.

Para a família cabe o dever de acompanhar seus filhos, principalmente nas reuniões, atentando junto ao professor sobre as dificuldades e evoluções do educando na aprendizagem encurtando esta distancia entre ambas partes.

 Tiba, 1996 diz que:

O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno (Tiba, 1996 pág.140)

A parceria da família junto ao ambiente escolar é peça fundamental para o sucesso educacional de cada individuo relacionado nesta trajetória. Portanto, educadores e pais necessitam esta de mãos dadas neste caminho, onde o companheirismo se tornara uma formação educacional qualitativa do ser humano. Conforme PIAGET:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com