TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As novas tecnologias da educação e informação no ambiente escolar.

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                                ROSIANE MACHADO FRANCISCO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

[pic 3]

Vitória

2013

                               ROSIANE MACHADO FRANCISCO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminários II

Profs. Cyntia Simione, Raquel Franco, Edlaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Célia.

Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor(a) de sala:

Vitória

2013

                     

 

                            O uso de novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. O presente trabalho visa apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor.

                           Seu uso, em um primeiro momento, se parece com um complicador a mais, na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar. Mas,  acaba se mostrando uma solução simplificadora na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.

                          A informática está cada vez mais presente na educação. Avanços da tecnologia requerem um conhecimento maior dos meios de comunicação. O mundo da globalização exige profissionais preparados para atuarem na área da informática.
A tecnologia computacional tem mudado á prática das atividades, sendo de negócio, científica, estudantil e domestica. Contata-se atualmente, uma grande necessidade de interação dos alunos com os instrumentos de laboratórios de informática que permitem a aprendizagem, que com certeza servirão de base para um futuro promissor.
No mundo de hoje, a escola deve entrar na era digital, pois o uso do computador enfatiza a questão do conhecimento, a descoberta da internet, abre a mente do aluno para um novo mundo outrora desconhecido.

                           A informática na educação no Brasil começou a ser implantada no início da década de 80, com o projeto edecom, criado pelo MEC em Brasília, logo depois foi difundido para os demais estados. Havia uma grande preocupação quanto à qualificação dos professores. Isso requer a adaptação do professor aos métodos tecnológicos de ensino. De acordo com LEVY (1994)

                           Muitos gestores têm tanta dificuldade em lidar com essas novas tecnologias quanto o corpo docente da escola e isso lhes dão, assim como dá ao corpo docente, a falsa impressão de que a tecnologia é um complicador a mais e, por isso, quanto menos tecnologia mais simples será o processo de gestão da escola. Mas esse é um erro conceitual que a prática vem mostrando ser danoso.

                         Hoje em dia, imaginar a tecnologia envolvida com o processo de aprendizagem não significa uma impossibilidade, mas infelizmente muitos ainda não compreenderam como ela pode funcionar de uma forma a trazer qualidade ao processo de aprendizagem. Ainda preocupam-se em responder a um apelo da sociedade e não às necessidades reais do aprender.

                        Vários recursos tecnológicos são utilizados e aceitos, mas quando se fala de computador parece que todos tremem e não conseguem enxergar o que ele pode trazer de benefícios para a aprendizagem. Este recurso, o computador, com seus softwares educacionais podem, não só auxiliar, como minimizar os possíveis problemas que possam surgir em relação a aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com