TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tecnologias de Informação e Comunicação esta Transformando a Vida em Sociedade

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

As tecnologias de Informação e Comunicação esta transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos.

Discutindo assim, o assunto, é preciso lembrar a disparidade de condições entre as escolas do País, pois, enquanto algumas já trocam Tabletes e Notebooks, com que os alunos acessam a internet, outras carecem de meios elementares, mas fazem um trabalho digno nas condições que atuam.

Considerando tudo isso, passemos a pensar e propor uma reflexão sobre o serviço de que acontece a partir da sala de recursos multifuncionais onde e efetiva na ação do projeto. O presente artigo se constituem num trabalho resultante de uma problemática da Ong, que analisa a construção do mesmo com tecnologia para a educação, verificando assim formar expressa no futuro dessas crianças. Propondo discutir que é capaz de conviver, valorizar e fortalecer.

Ou seja, o trabalho trata-se de um desafio profissional que visa favorecer a aprendizagem, justificando o uso das tecnologias na educação em espaço escolares e não escolares.

Ambiente/ Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças de 06 à 12anos.

Recursos tecnológicos Justificativa e estratégia de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas

Tv multimídia Ilustra, exemplifica, através dos recursos de imagens, sons e vídeos, simplificando o aprendizado. Favorece a construção de conhecimento e o cotidiano da sociedade Aos deficientes auditivos, serão utilizados vídeos com acompanhamento da linguagem de sinais.

Tablete Desenvolve os conhecimentos tecnológicos como o assunto que está sendo trabalhado. A criança adquire um conhecimento mais acelerado manuseando o sistema operacional do aparelho. Trabalha com deficientes que tem problemas de locomoção ou de reflexos, jogos digitais que trabalhe essa deficiência com uma dosada quantidade de exercícios.

Livro didático Adaptado O aluno interage em frente ao computador, ele lê em português, confere a tradução simultânea e ainda vê as figuras. Atender as necessidades especiais com igualdade de condições aos livros de ensino regular. Desenhos objetivos, tamanhos ampliados das letras e contraste de cores.

Livro falado Adaptado Acessível em áudio para uma pessoa que não enxerga além de ensinar com se grava livros para deficientes visuais. Abrir a comunicação por meio de canais artísticos para atender pessoas com cegueira. Gravados em fitas cassetes ou Cds.

A tecnologia em sala de aula como ferramenta é um processo que enriquece muito o ensino de aprendizagem, pois desperta nos alunos o interesse, educando e com prazer em aprender, deixando o ensino com mais qualidade. Com isso quebrando a monotonia das aulas tradicionais.

Ela esta cada vez mais presente na vida das crianças e dos adolescentes, servindo como suporte para os estudos.

Antigamente os trabalhos de escolas eram feitos manuais, hoje se utiliza o computador, mais especificamente editores de textos, entre outros.

Sendo assim podemos refletir e analisar os avanços na educação que envolve as tecnologias, onde os aparelhos e brinquedos podem fazer a diferença na vida de cada criança influenciando na formação de cada um. Por exemplo, jogos educativos que podem ajudar no desenvolvimento sensório-motor da criança, jogos que utilizam o calculo, entre vários outros que auxiliam na educação.

Os adolescentes também têm utilizado as tecnologias principalmente quando se é direcionado a objetivos portáteis, como notebooks ou até mesmo os computadores tradicionais, como um aliado na sua formação.

O objetivo do projeto é mudar esta realidade. Tanto a equipe de professores, composta por profissionais de diferentes áreas, quanto às crianças e os adolescentes, poderão utilizar estes novos espaços que contaram com variados recursos tecnológicos destinados ao ensino e aprendizagem.

Posto isto, consideramos de extrema relevância o trabalho e o suporte da tecnologia no espaço escolar, pois através destas, é possível desenvolver o senso- crítico do aluno, tornando-o participante e sujeito do processo, aguçando sua curiosidade e proporcionando um espaço de interação.

As tecnologias de informações e comunicação apresentam-se como promissoras para implementação e consolidação de um sistema educacional incluso, pelas suas possibilidades inesgotáveis de construção de recurso que facilitam o acesso dos alunos às informações, conteúdos curriculares e conhecimento em geral, por parte de toda a diversidade de pessoas de Esse projeto desenvolve o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esporte e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes no contra termo do período escolar e agora também a utilização das tecnologias tanto nas salas temáticas, onde são desenvolvidas atividades especificas como reforço escolas, aulas de musica, brinquedoteca e formação profissional. Esta sala, destinada ao uso de tecnologia na educação ampla, nova.

Conhecer sobre as tecnologias de informações e comunicação sensibiliza o professor para que se paute pelas potencialidades dos seus alunos e não pelas suas limitações, sendo assim as crianças e os adolescentes aprendem muito melhor.

A tecnologia assistiva, com seu imenso arsenal de recursos e serviços, tem propostas auxiliar a aprendizagem de crianças com deficiências na escola regular. A apropriação desta tecnologia ajuda aqueles alunos reconhecidamente com deficiência, mas para aqueles que, por algum motivo, tem apresentado dificuldades para acessar os conteúdos escolares. Há também aquelas crianças com desempenho acima da média, sempre tão esquecidas e desvalorizadas. O uso das tecnologias de informação e comunicação com crianças e adolescentes com altas habilidades/superlotações, que aponta para a possibilidade de uso de tais estratégias em favor do desenvolvimento dela.

Temos, então, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas e a aprendizagem dos alunos.

A Educação é uma modalidade de ensino que prepara todos os níveis, etapas e modalidade, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com