TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos na Educação Infantil

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE

JAQUELINE OLIVEIRA SOUSA DA SILVA

Produção textual Interdiciplinar individual

aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos da educação infantil

[pic 3]

RIBEIRAO PRETO/SP

2019

JAQUELINE OLIVEIRA SOUSA DA SILVA

Produção textual Interdiciplinar individual

aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos da educação infantil

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Sociologia da Educação, Legislação Educacional, Teorias e Práticas do Currículo, Filosofia da Educação, Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil, Ed. Cultura Brasileira.

Orientador: Prof. Márcio Gutuzo Saviani, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Okcana Battini, Tatiane Mota Santos Jardim.

[pic 4]

RIBEIRAO PRETO/SP

2019

sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4. REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO  

Nos últimos anos, a Educação Infantil passou por grandes transformações, com isso, o processo de aquisição de uma nova forma de trabalho relacionado ao campo infantil, foi longo e difícil. Nessa fase, surgiu uma nova visão sobre a criança, destoando da visão tradicional já conhecida. Durante séculos, a criança foi vista e tratada como um ser sem importância, tornando-se invisível, hoje, considera-se importante em suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.

É necessário focar no tratamento da evolução histórica do conceito infantil tratado por alguns autores. Alguns estudiosos utilizam formas de se expressar referente a sinônimos, no entanto, ressaltamos o entendimento entre o significado e diferença entre a infância e a criança, sendo que no primeiro entendimento, como por exemplo, as etapas da vida de uma pessoa, o segundo como o indivíduo histórico, social e cultural.  

No decorrer histórico, a educação redefine seu perfil que abrange manutenção e inovação no que refere-se às relações pessoais e sociais, de forma que são adeptas aos modos de formação técnica e comportamental, de acordo com a produção de meios particulares de organização do trabalho e na vida em sociedade.

Podemos entender, que de acordo com longo histórico da educação no país, percebemos que raramente houve uma proposta educacional articulada e a longo prazo. Nossos governantes, ocupantes de poder público e de seus respectivos responsáveis, implantaram políticas que visavam privilegiar as visões pessoais e de determinados grupos que buscavam conduzir o sistema educacional. Devido a esses acontecimentos, as inúmeras reformas sofridas ao longo da educação, em mínimos itens influenciaram nas atividades pedagógicas dos professores: estes continuaram trabalhando como sempre aconteceu, baseando-se em acadêmicos e profissionais adquiridos ao longo da trajetória docente e pessoal, com isso, as modificações propostas para a educação reduziram-se em declarações em forma de leis e decretos, sem respaldo ou aplicação na pratica.  

        

 2. DESENVOLVIMENTO

A visão e concepção que temos da infância na atualidade se comparado há séculos atrás é bem diferente. Ressaltamos que o que vemos em uma criança é algo que foi historicamente construído, nesse raciocínio segue a percepção de uma grande contraste em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. Hoje, diversas situações podem parecer algo extremamente impossível, como a indiferença destinada a uma criança pequena, o que, há anos atrás era algo absolutamente normal. Por mais estranho que pareça, a sociedade não via uma criança como um ser em particular, e durante muito tempo, a tratativa era feita como um adulto em miniatura.

O sentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças, corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem (Áries, 1978:99).

Seguindo essa linha de pensamento, as sensações e sentimento na infância é algo que está diretamente relacionado a criança, a sua essência enquanto ser humano, seu modo de pensar e agir, no que diferencia – se de um adulto, logo, merece de atenção especifica.          

No século XVII, ocorreram grandes transformações sociais, que contribuíram decisivamente para a construção dos sentimentos relacionadas a infância. Destacam-se como mais importantes, as reformas religiosas, distinguindo-se, entre católicas e protestantes. Após, um novo olhar sobre a criança e sua aprendizagem foi intitulada. Vale ressaltar a afetividade no seio familiar, que dia após dia vem ganhando uma importância significativa na sociedade, como bases em leituras e estudos.

A valorização da educação, teve como princípio, uma maior demonstração de afetividade. A aprendizagem infantil, que antes era vista apenas na convivência das crianças com os adultos em seu dia a dia, passou a ter ênfase no ambiente escolar.

“A fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente”.              (HEYWOOD,2004, p.13), nesse trecho, podemos entender que o conceito de infância sofreu alterações significativas ao longo da história. Compreender esses conceitos, analisar a infância como um pontos de vista histórico, pode nos levar a um melhor entendimento dos dias atuais. Até o século XII, as condições de higiene e saúde eram extremamente precárias, o que levava a um índice de mortalidade infantil muito alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com