TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva I

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Camila Corá Novaes

RGM:18076076

Curso: Pedagogia

Atividade Reflexiva l: Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado.

Em relação a diversidade étnico cultural foi possível observar em sala de aula onde foi realizado o estágio a diversidade se fazer presente perante as características físicas de cada aluno, porém em nenhum momento o tratamento em sala de aula e o ensino aplicado deu-se de maneira especial ou negligente a algum aluno, felizmente a relação entre a professora e os alunos e dos alunos entre eles é de respeito mútuo; o que facilita todo o processo de ensino aprendizagem já que todos compreendem que somos todos iguais perante as leis e que diferenças étnicas e culturais não são defeitos e sim uma riqueza de cultura na qual cada uma possui suas características e qualidades.

        De maneira geral independente do como os familiares ensinam em casa é dever do professor sempre que necessário reforçar que diferenças étnicas e culturais sempre irão existir e que são de extrema importância para história do nosso país, além de contribuir ricamente com a cultura brasileira, fazendo com que dessa maneira os alunos possam enxergar que apesar de diversas diferenças todas as culturas possuem sua beleza e sua história que se fazem presentes e necessárias para o nosso aprendizado.

Conforme é ressaltado no PCN a importância do cuidado e atenção no tratamento desse tema:

Convém lembrar que, por se tratar de Ensino Fundamental regular, portanto de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é preciso especial atenção para trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades, voltados para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana, da consolidação democrática do Brasil, da valorização de todos os povos e grupos humanos que formam a população brasileira, do pleno respeito a todo cidadão, nas diferentes esferas da vida. Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir

um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes em cada região, localidade, escola, classe (BRASIL, 1997a, p. 22).

Por fim é de suma importância que todos tenham uma boa convivência envolvendo principalmente o respeito com o próximo em qualquer situação.

Referências:

Universidade Cruzeiro do sul EaD. Apostila1- Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com