TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprofundamento

Por:   •  16/3/2016  •  Exam  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: História da Educação

Tutor: Ana Paula Ferreira

Aluno (a): Leticia Aparecida de Almeida

RGM (nº de matrícula):16125231                                          Data de entrega:   18/02/2016

Polo: Varginha MG

Trabalho De APII

  1. Fraebel além de criar o primeiro jardim da infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: O brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Fraebel e o artigo que você leu.

Resposta: A relação entre os dois é que tanto no artigo quanto Fraebel via no brinquedo um estimulo para o aperfeiçoamento de suas habilidades e o desenvolvimento sensório-motor da criança.

  1. Existe semelhança ou diferença entre a educação positiva e a socialista? Explique.

Resposta: Existe diferença pois a educação socialista é voltada para uma pedagogia sobe o ponto de vista político e defende a visão da educação universal e politécnica, e já no positivismo era mais voltado para a perspectivas filosóficas e cientificas, baseava em fatos reais e na experiência não admitindo a dúvida.

  1. Temos o período do iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Resposta: Dewey tinha uma visão de ensinar com atividades manuais com a pratica, e se opunha ao modo tradicional. Dewey dizia que o fim da educação não é formar a criança, mas dar a ela condições para que resolva por si própria seus próprios problemas, e que atividades manuais apresentavam problema concretos para serem resolvidos.

  1. A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção

       por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional?

Resposta: É visto como positivo e recusa a educação tradicional, pois sendo a educação um processo dinâmico, é necessário novos processo, desfazendo assim os antigos. 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com