TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de campo (estágio em E.I)

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Diário de Campo

No diário de campo você deve registrar as informações pedidas em cada uma das atividades de observação de estágio.

1. Impressões sobre a inserção no campo de estágio (comentário):

 A Unidade Escolar  é muito receptiva e acolhedora, facilitando, assim, todo o trabalho de pesquisa, de sondagem e observação que foi realizado dentro  da escola.

2. Impressões sobre a estrutura física da escola, seu estado de conservação, a segurança e o aproveitamento do espaço por funcionários, alunos e familiares (Comentário):

A referida Unidade Escolar é relativamente pequena, possui 8 (oito) salas de aula funcionando com  turmas da Educação Infantil e Pré Escolar. Sua estrutura é boa, conservada e o espaço é muito bem aproveitado. A escola é segura, possui grades de segurança e um funcionário que fica no portão.

3. Impressões de como a escola está estruturada e organizada administrativamente em direção a direção, à secretaria, aos serviços de orientação/supervisão (Comentário):

 A escola Municipal, na minha impressão possui uma boa estrutura administrativa. A diretora geral e adjunta são presentes e quando uma não se encontra a outra assume o seu lugar. Na Orientação pedagógica, que se demonstrou muito competente, há dois turnos: uma orientadora para o turno da manhã e outra para o turno da tarde, elas fazem um trabalho conjunto com a equipe do horário integral e mais educação. Os projetos são comum a toda escola.

A respeito da secretaria, também pude perceber que trabalham de forma organizada. A escola possui 1 (uma)  secretária e 4(quatro) auxiliares administrativos, que são distribuídos em funções e horários diferentes para que a secretaria não fique sem atendimento. A supervisora do município faz visitas periódicas á Unidade Escolar.

4. Impressões  sobre o número de funcionários que trabalham em atividades de Apoio à infraestrutura, aqueles que garantem as condições básicas de funcionamento da escola

( limpeza, copa, cozinha, manutenção e segurança):

Pelo que percebi, há um número suficiente de funcionários na limpeza e na cozinha. A escola é limpa e a comida bem preparada, há café da manhã, almoço com sobremesa e lanche. Percebi a falta de mais um porteiro e em conversa com a direção, ela relatou a falta de vigias noturnos. Não há funcionário de manutenção na escola, quando é o caso comunicamos ás Secretaria de Educação que toma ás devidas providências, contamos, também, com alguns pais de alunos que são “Amigos da escola”.

5. Impressões sobre a distribuição dos tempos escolares e dos objetivos e conteúdos aplicados a cada faixa etária (Comentário);

Cada turno tem a duração de 4 horas, que são distribuídas em tempos de aula, recreio e atividades diversificadas (Incentivo à palavra, Educação Física e Informática). Os conteúdos  são organizados  por meio de planos de curso de acordo com a faixa etária da criança e integradas ao horário integral e no Mais Educação.

6. Impressões sobre as metodologias utilizadas na sala de aula  e nas atividades lúdicas ( comentário):

A maioria dos professores utiliza a metodologia sócia interacionista, poucos ainda utilizam a tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com