TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Educação Inclusiva

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Profª.Esp. Ed. Inclusiva e Gestão Escolar:   Silvana Aparecida de Oliveira Santos

CURSO: PEDAGOGIA                6º Período/2º Bimestre – 2º Semestre 2018.

EXERCÍCIOS SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS

  1. De acordo cm estudos em sala, escreva a importância da disciplina para você como futuro professor.

O papel importante para mim como professor intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor deve selecionar esses procedimentos de ensino e de apoio para compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos.

2. Como eram tratadas as pessoas na antiguidade que eram vistas como “anormais”

3. Quais os principais estudiosos da época do Humanismo e  suas contribuições para a educação e consequentemente para a educação especial?

4. Conforme Declaração de Salamanca qual seria as contribuições para as Necessidades educacionais especiais?

5. Qual o publico alvo do AEE ( Atendimento Educacional Especial)

A Educação Especial se destina a alunos com deficiência física, deficiência mental, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdo cegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. público alvo da Educação Especial, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que possam participar, ativamente do ensino comum

- ampliação de oportunidades de escolarização - formação para inserção no mundo do trabalho - efetiva participação de alunos com deficiência na sociedade

6. Conceitue educação inclusiva.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • acesso para  estudantes  com  deficiência  à educação  inclusiva  em  suas  comunidades locais.
  • ressignificação da   educação   escolar, garantindo  o  sucesso  para  a  aprendizagem de todos.
  • buscar adaptações  curriculares   que atendam  às  necessidades  e  expectativas do aluno,   assegurando   uma   educação   de qualidade para todos.
  • provisão de   recursos   de   todas   as instâncias  governamentais  e  de  iniciativa privada,  a  fim  de  garantir  o  sucesso  e  a permanência de todos na escola.
  • rompimento de  barreiras  arquitetônicas e principalmente atitudinais.
  • formação continuada   para   o   professor, com   previsão   e   provisão   de   recursos necessários a sua capacitação.
  • garantia de  um  projeto  pedagógico  que possibilite  resgatar  a  cidadania  e  o  direito do aluno, possibilitando a construção de seu projeto de vida.
  • capacitar à escola para  atender a  todos  os alunos.
  • garantia   de   apoios  e   serviços.

7. Conforme estudos em sala, discorra sobre o conceito de integração.

"Integração significa o estabelecer de formas comuns de vida, de aprendizagem e de trabalho entre pessoas deficientes e não-deficientes. Integração significa ser participante, ser considerado, fazer parte de, ser levado a sério e ser encorajado

8.  A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, propõe, EXCETO: a) Que no contexto escolar, todos aprendem a viver coletivamente, a repartir tarefas e dividir responsabilidades, pois a valorização da diversidade de talentos humanos é um exercício que desenvolve as ações dos alunos e que resulta do trabalho em grupos heterogêneos.

b) Que a escola contemple todos os alunos, mesmo aqueles com severas limitações, que não conseguem aprender os conteúdos escolares, mas que se beneficiem da convivência com os outros alunos. Por conseguinte, os alunos, nestas condições, podem receber, como complemento, o Atendimento Educacional Especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com