TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades complementares

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE CLARETIANO GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

LUANA CRISTINA RAMALHO AMBROSIN

RELATÓRIO DO LIVRO: Educação. Nasce o método ativo!

CAMPINAS 2015

LUANA CRISTINA RAMALHO AMBROSIN

ATIVIDADES ACADEMICO CIENTIFICO CULTURAL

Relatório do Livro: Para passar o conteúdo, não temos apenas o quadro negro com o uso do giz, ou a lousa branca com o uso das canetas, temos a tecnologia da informação que está abrindo espaço e informatizando nossos alunos.

ORIENTADORA: JULIANE RANIRO HEHL

CAMPINAS 2015

Educação. Nasce o método Ativo!

Vilson Valverde neste livro vem relatar nos seus 50 anos dedicados a educação, a aprendizagem. No início, o livro vem dizer a importância da educação na vida de um ser humana e que a educação não passa de um discurso, ao aceitar esse discurso o aluno adquire conhecimentos e valores que levará para sua vida e que deste discurso ele tomará suas decisões.

Para iniciar uma escola, Vilson Valverde iniciou abrindo um curso de preparação para vestibulares, mas o seu intuito era de ter sua própria escola, quando percebeu que o curso estava fluindo como planejara, ele iniciou um projeto de ter sua própria escola. Para começar, ele usou o mesmo nome do seu curso para vestibulares e logo depois de alguns anos ele buscou autonomia pedagógica para isso mudou o nome de sua escola. Utilizou de três princípios para obter sucesso já nos primeiros anos de escola que foram: o método ativo, onde o aluno passa a ter autonomia de seus estudos, construindo seus conhecimentos, normas recíprocas, ou seja, todos precisam ter um convívio saudável, tanto o corpo docente como o discente, saboreando assim de um ambiente acolhedor e a avaliação crítica onde não é feito apena uma avaliação somativa, mas o professor tem a responsabilidade de sentar com seus alunos para descobrir aonde está o erro. Esses princípios no conceito do autor elimina a rigidez, voltada para a conservação de práticas pedagógicas passadas e traz um dinamismo democrático entre professores e alunos.

O que o autor vem nos mostrar nesse livro em sua experiência escolar é que a educação parou no tempo e que o corpo docente parou em suas perspectivas, devido ao descaso do governo, a educação das crianças de hoje em dia.

Há uma grande necessidade de colocar na escola um ambiente acolhedor não apenas para o corpo discente, mas também para suas famílias.

“O aluno deveria ser o foco principal de todos os professores de ensino e de aprendizagem, deveria ser o ponto de partida para se pensar em qualquer Projeto Educacional” (Vilson Valverde)

O aluno sendo foco no projeto traz a escola a reflexão de que a mesma não pode ser algo de estranho na vida de um aluno, mas algo que traz acolhimento para que haja a progressão de seus conhecimentos. O aluno sendo foco no projeto, simplifica sua estadia na sala de aula, pois ele é o centro das atenções o professor tem a necessidade de passar os conhecimentos, mas na maior preocupação se o aluno está aprendendo.

Diante de toda essa história. Porque nasce um método ativo?

Vilson Valverde vai ao estudo de Jean Piaget sobre os estágios de desenvolvimento e se depara com a situação de cada idade para melhorar a forma de ensino. Com o desejo de livrar seus alunos dos medos de algumas disciplinas como matemática, física, química, entre outras e partindo desse estudo ele traz a informática de início para o ensino médio, com lousas informatizadas que permite ao professor ensinar e entrar na internet ali mesmo para tirar as dúvidas dos alunos, assim liberando os mesmos para o uso de tablets em sala de aula facilitando o entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com