TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atpa de gestão escolar

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 12

Texto argumentativo-dissertativo Etapa 1

O exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar:

         A autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar se dá de acordo com a gestão democrática prevista em lei nos estabelecimentos de ensino respeitada as normas comuns e as dos seus sistemas de ensino, envolvendo alunos, pais, professores e gestores, fazendo assim que todos participem das decisões a serem tomadas e contribuindo para um melhor ensino de qualidade. Hoje em dia a educação requer um novo contexto, pois vivemos em uma sociedade em que devemos preparar nossos alunos para o mercado de trabalho competitivo com ideias inovadoras com criatividade e um diagnóstico preciso do desenvolvimento do aluno no espaço escolar.

 É necessário que façamos uma reflexão junto aos alunos e todos os colaboradores da instituição em busca de inovações e resolução para os problemas identificados. Devemos envolver as famílias, equipe escolar, exercendo uma cidadania democrática, compartilhando aprendizagem para crescermos juntos á partir de analises feitas por diferentes conceitos, pois, não só alunos, mas todos aqueles que não estão envolvidos diretamente no espaço escolar e que fazem parte da vida de cada aluno. Esperamos com isso que ao unirmos nossas forças, conseguimos alcançar as expectativas por meio do crescimento de cada aluno no âmbito escolar.

A educação é um processo que envolve interatividade, participação, dinamismo, solidariedade que ganha espaço, gerando mudanças e promove melhorias no ensino desenvolvidas nas escolas públicas. Diante disso é importante que todos participem desse processo, na tomada de decisões, e que os alunos conheçam e participem dos trabalhos que as escolas oferecem a eles para um melhor atendimento no trabalho escolar. Caso os resultados ao desempenho escolar estejam insatisfatórios ou não, tanto no ensino aprendizagem dos alunos quanto ao desenvolvimento dos professores é importante refletir sobre a prática pedagógica e reconhecer o quanto é importante rever as decisões tomadas por todos os envolvidos nesse processo por meio do trabalho da gestão como direcionador do ensino aprendizagem na dinâmica educacional.

Vale salientar que o gestor tem que ter total conhecimento, domínio científico e tecnológico do processo de produção da aprendizagem com muita determinação para transformar a realidade da Educação. O gestor tem que dominar o conteúdo das propostas pedagógicas de ensino para que ele possa transformar uma ação e formalizar uma reflexão na tomada de decisão com melhor direção e qualidade e estar sempre aberto a contribuições dos demais envolvidos nesse processo de aprendizagem e estar sempre atento ao que acontece em nosso país no sistema de ensino. Para que essa gestão consiga atingir seus objetivos, é necessário que este gestor conheça bem o sistema de ensino em todos os seus aspectos, com uma participação profunda nas necessidades para a aprendizagem de seus alunos para que eles possam construir cidadãos preparados para vida em sociedade.

 O gestor deverá saber tudo que acontece dentro do âmbito escolar, para que ele possa lutar por uma educação de qualidade fazendo a diferença, pois ele está trabalhando em um processo de ensino aprendizagem que requer um ensino docente de qualidade. Mas é preciso que o educador tenha total interesse, vontade, conhecimento e comprometimento com sua pratica pedagógica, sem motivação ele não vai a lugar nenhum. Desse modo percebemos que para que tenhamos sucesso é necessário que todos juntos, alunos, professores, coordenação, direção e todos os demais funcionários envolvidos nesse processo reflitam sobre os erros e acertos para que possamos criar oportunidades de melhorias nas escolas.

O Sistema de organização e de gestão da escola: Teoria e Prática. Etapa 2

  Os tipos de métodos e práticas estabelecidas pela administração podem influenciar na aprendizagem e no ensino. A diferença da administração escolar e administração empresarial é que a escola trabalha com a formação de pessoa e a empresarial trabalha a ação coletiva de profissionais já com as qualidades propostas pela empresa. Essas características remetem a ideia de que as escolas são organizadas de modo a facilitar a administração. O conteúdo e o processo escolar podem estar inteiramente em desacordo com as necessidades do aluno. Conceitos de organização, gestão, direção e cultura organizacional. A maioria dos administradores não compreende que a sua principal responsabilidade consiste em organizar materiais e equipamentos e proporcionar condições para uma melhoria na qualidade da gestão e consequentemente, a qualidade de ensino.

Ter organização na escola é cada um respeitar o outro e contribuir para uma melhor convivência e aprendizado. A função da administração consiste em moldar o comportamento dos professores segundo o modelo de suas próprias concepções a respeito de bom ensino. O planejamento dentro da escola é fundamental para obter uma organização e melhor convivência tanto na direção quanto na sala de aula. É importante ter o controle para obter um bom resultado sem impedir o espaço e as opiniões de ninguém. Tem que haver uma comunicação mais direta dos administradores com os professores, principalmente quando a classe apresenta graves problemas para o funcionamento da escola. A forma em que a escola é administrada, com todas as regras, reflete em sua organização, incluindo participação efetiva dos alunos para com os diretores e professores em geral.

 Uma escola bem administrada tem a capacidade de fazer tudo funcionar, realizando trabalhos coletivos causando um bem estar e satisfação a todos. A cultura organizacional corresponde aos trabalhos feitos na escola, se há um bom ambiente para a realização de projeto e experiências, se os alunos estão dispostos a realizar esses projetos em grupo. A cultura organizacional tem como objetivo, não focar somente nas relações interpessoais, em grupos, mas também na individualidade de cada aluno e professor. A cultura é o conjunto de tudo que aprendemos desde o nosso nascimento. Seja na família, convivendo em sociedade, adquirimos nossas opiniões e nossos valores, naquilo que acreditamos. E a nossa cultura é essencial para compreendermos a cultura organizacional dentro de escolas, empresas, a cultura organizacional é o conjunto de fatores sociais que realiza a organização de forma geral e revela o comportamento individualista das pessoas.

 A cultura organizacional realiza-se de duas formas ao mesmo tempo em que ela é regrada, legalizada, baseada nas grades curriculares, ela também se manifesta de acordo com que a escola cria e pode ser discutida e questionada dentro da instituição. A organização escolar tem como objetivo tomar certas decisões dentro dos padrões impostos pela própria escola, porém, tendo em mente que o contexto concreto da organização baseia-se nas relações de poder com interesses pessoais e políticos propostos para a instituição. Uma visão sociocrítica tem como proposta, envolver a subjetividade e a Inter pessoalidade. As concepções de organização e de gestão escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com