TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro de Educação a Distância

 Universidade Anhanguera - Uniderp

Polo Júlio de Castilho Anhanguera

4º Semestre

Sociologia da Educação e sua Representação na Sociedade.

Profª.Nancy Silva

PEDAGOGIA/ NOME DA DISCIPLINA

Nome e RA

                                         Edneuza de Souza                    RA365898

                                         Eva Maria Gomes da Silva      RA 354325

                                         Jean Cláudia de Sousa Pereira RA 368324

                                         Liliam Alexsandra F.Delmut    RA350988

                                         Thais Aparecida S.Gonçalves  RA 367674

                                         

                                         Campo Grande/MS, 10 de novembro 2013.                       

AS CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Sociologia é a ciência que explica as diversas formas da sociedade, envolvendo herança social, politica, econômica e cultural através da percepção entre Sociologia e Pedagogia. Priorizando as análises de caráter macrossociológico a Sociologia da Educação estabelece relações entre a economia capitalista e a produção das desigualdades na escolarização e enfoques micro sociológicas voltadas para uma analise de processos sociais.

Os estudos da Sociologia da Educação aconteceram na metade do século XX no período em que predominava o enfoque moralista de orientação positivista, contribuindo grandemente para legitimação da matéria citada acima, no campo especifico de estudo, o enfoque moralista mesclava ciência e filosofia, certos de que o entendimento sociológico da educação influenciasse o progresso social.

Nas diversas pesquisas na área de sociologia da educação destaca-se a importante contribuição de Durkheim, na tentativa de consolidar está área de estudo. Diante das abordagens existentes sobre com abordagens sociológicas vinculadas à contribuição de Durkheim formulados no inicio do século, pode se afirmar que no período de 1940 e principalmente nos anos de 1950 à 1960 do século passado, a Sociologia da educação se constitui como campo de pesquisa especifica, afirmando-se como um dos principais ramos da sociologia nos países industrialmente desenvolvidos e também no Brasil.

No âmbito de organização dos sistemas educacionais, as razões que explicam esse fenômeno caracterizam-se de duas formas, a primeira foi à ampliação do aparelho escolar  em particular a universalização  do ensino médio, processo esse levou o estado a necessidade de um maior conhecimento, sobre a população escolar e o funcionamento dos sistemas de ensino, que permitisse um maior planejamento e controle metodológico. Diante destas demandas ampliam se os financiamentos para as pesquisas educacionais, principalmente em países como a Inglaterra e Estados Unidos, estimulando investimentos no desenvolvimento de grandes levantamentos sobre o sistema de ensino, produzindo condições essenciais para a institucionalização e consolidação da sociologia da educação.

Em segundo plano surge um novo conjunto de preposições com a relação à função social da escola a principio o cerne deste novo ideário, relacionados com problemas das desigualdades sociais que marcou o pós-guerra diante deste fato e educação surge com um novo desafio para um intenso debate sobre as desigualdades educacionais e sociais e como uma condição principal para democratizar a oportunidades escolares.

ARGUMENTAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES: ENSINO, CULTURA E                           SOCIEDADE

As argumentações a respeito do ensino são diversas, é a partir da escola que inicia os passos concretos para ensinar, pensar, refletir e desenvolver o senso critica e resgatar valores que tornam cidadãos competentes e adequados ao meio. Na educação é importante entender que a mudança começa de dentro pra fora, e toda mudança precisa passar pelos caminhos da educação.

Educar é ensinar a pensar e não reproduzir conteúdos, para fazer a educação, a escola não deve ser um reduto de cultura transformado pela sociedade, mas sim um espaço aberto e atuante, capaz de se posicionar com um agente transformador da sociedade.

No âmbito escolar ou acadêmico a atividade principal está orientada para socialização ou difusão de conhecimentos, entretanto, isto não esgota e nem retira da escola ou dos profissionais que nela atuam a responsabilidade sobre a produção do conhecimento.

Uma das teses centrais da sociologia da educação de Bordieu é a de que os alunos não são indivíduos abstratos que competem em situações relativamente igualitárias na escola, mas atores socialmente que trazem em larga medida incorporada, uma bagagem social e cultural e mais ou menos rentável no mercado escolar. O grau variado do sucesso alcançado pelos alunos ao longo de seus percursos escolares não poderia ser explicado por seus dons pessoais, relacionados à sua constituição biológica ou psicológica particular, mas por sua origem social, que os colocaria em condições mais ou menos favoráveis diante das exigências escolares.

 Também não é possível impor uma hierarquia na perspectiva do ensino superior (universidade) produzir conhecimento e o nível fundamental e médio ser simples receptor e repassador. Isso implicar em afirmar que quem lida com o conhecimento (fruto de pesquisas), nos diferentes níveis de ensino, tem que ser, necessariamente, um pesquisador. No entanto o professor é muito mais um facilitador ou assistente, ele é o próprio conhecimento que se mostra ao aluno. Esse compromisso é intransferível, insubstituível, e impossível de ser subestimado. Quando colocada nesta perspectiva, não estamos querendo defender uma postura comumente denominada de “tradicional na educação, isto é, aquela em que o professor é a figura mais importante e o aluno é a “tabula rasa” etc. Pelo contrario enfatiza a enorme responsabilidade que tem o docente, na perspectiva que o docente de que a qualidade do processo educativo esta relacionado à qualidade de  formação do professor e à competência deste profissional  na sua relação com o conhecimento que se professa detentor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (924.1 Kb)   docx (792.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com