TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps alfabetização e letramento

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 12

                [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

       CONHECIMENTO EM PROCESSO DE COSTRUÇÃO

ACADÊMICOS

          DILMA MACHADO LIMA – RA: 440977

            FLORISVALDO SIQUEIRA – RA: 433368

                   REGIANE MARQUES – RA: 430105

           SIDINÉIA ELEUTÉRIO DA SILVA– RA: 429055

NAVIRAÍ-MS

2014

[pic 2]

ACADÊMICOS

                         DILMA MACHADO LIMA – RA: 440977

                          FLORISVALDO SIQUEIRA – RA: 433368

    REGIANE MARQUES – RA: 430105

                         SIDINÉIA ELEUTÉRIO DA SILVA– RA: 429055

      CONHECIMENTO EM PROCESSO DE COSTRUÇÃO

Trabalho apresentado com a finalidade de avaliação parcial da Disciplina letramento e alfabetização sob a orientação da professora interativa Kate Oliveira Kumada e da professora local Maria Elaine Bitencourt Gimene, do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera – Uniderp.

                                                 NAVIRAI

                                                      2014                                     

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
  2. DOCES RECORDAÇÕES......................................................................................05
  3. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.......................................................06
  4. CONCEITUANDO OS TERMOS: DECODIFICAR, LER, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO.................................................................................................07
  5. QUAL A DIFERENÇA? CARACTERIZANDO GENEROS TEXTUAIS...........08
  6. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA PARA A ALFABETIZAÇÃO.................................................................................10
  7. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS..................................................................................................................11
  8. ENSINANDO COM TRAVA LINGUA E PARLENDA.......................................12

           9-SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM PARLENDAS.............................................13

10- ATIVIDADE PLANEJADA COM BASE NO PCN................................................................................................................................14

           11- CONCLUSÃO.........................................................................................................15

12-REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................16

INTRODUÇÃO

O Trabalho que segue discorrera sobre dois aspectos importantes o Letramento e Alfabetização. Contendo vários textos e também propostas de atividades que condizem com esta temática.

Esclarecendo a importância dos mesmos na series iniciais mostrando que a forma que o professor atua em sala de aula diante dessas duas realidades (Alfabetização e Letramento) irá perdurar para sempre na vida de seus alunos, essas propostas conterão dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura como identificar alguns tipos de gêneros literários, e como trabalhar em sala de aula utilizando os mesmos.

O aprender envolve diferentes aspectos, competências e habilidades múltiplas. É também um processo pessoal, de forma que cada um aprende e deve buscar seu auto-aperfeiçoamento, sendo também, gradativo e ascendente, pois em nossa trajetória vamos incorporando novas experiências e novos saberes de maneira a ajustar estes conhecimentos com os que já possuímos.

         

DOCES RECORDAÇÕES

Recordando como ocorreu a alfabetização dos componentes da equipe, todos foram alfabetizados na 1° série através da cartilha. Essas por sua vez cuidavam como um tesouro portátil.

O processo de alfabetização se deu através do contato com adulto que no caso foi a professora. Havia um grande anseio por querer saber ler, uma integrante do grupo disse que teve muita dificuldade conseguia somente decorar os textos, e teve uma grande decepção quando aprendeu a ler, porque a professora anunciou que estava encerrando o ano letivo, e ela disse: “agora que aprendi ler vai acabar as aulas.” Outra componente do grupo disse que quando começou aprender ajuntar as silabas todos os frascos e embalagens que encontrava ficava tentando ler.

De modo geral as recordações são boas ainda que tivessem dificuldades com percurso de chegar até a escola, a infraestrutura da mesma, e professores que eram muito rígidos, fomos oportunizados a mergulhar na imensidão do processo de alfabetização.

Estar alfabetizado é:

Para acadêmica Dilma Machado Lima estar alfabetizado no mundo de hoje que é norteado por uma complexa trama de práticas sociais ligadas à escrita, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com