TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fund. e metodologia da educação

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Educar vai além das páginas e livros didáticos. Uma educação deve estar buscando sempre qualidade e aprimoramento de suas técnicas e metodologias, juntar a teoria com a realidade vivenciada por cada um.

A finalidade deste trabalho é observar e pontuar as vantagens e desvantagens do ensino fundamental de 9 anos.

Elencando a socialização, valores, normas e saberes também assegurando a integração social através do meio em que ele vive, de sua cultura e suas necessidades.

Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes por que ajudam as novas gerações com o intuito de prepara-las e educa-las para serem participativos e ativos no meio social onde vivem.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire.

Desenvolvimento

Um dos maiores desafios da sociedade atual consiste na elaboração e execução de uma vertente educacional que busque a diversidade de pensamentos, a qualidade de ensino, e a junção da teoria ensinada com a prática vivenciada por docentes e alunos.

A Educação Infantil é a primeira etapa de inserção do indivíduo no ambiente educacional, nesta fase inicia-se a educação básica do que é o saber e de como podemos adquiri-lo e construí-lo a cada dia. Durante esse período da educação infantil os alunos compreendem melhor o seu papel de ser pensante e reflexivo mediante a tudo que acontece a sua volta.

O Ensino fundamental é a etapa de aprofundamento racional dos indivíduos, baseando-se em teorias e metodologias educacionais que alcancem resultados satisfatórios de aprendizagem.

Tudo que é estudado e ensinado em todas as etapas de escolarização do ensino no brasil e regulamentado pelo MEC (Ministério da Educação).

O MEC é o órgão responsável por garantir que a educação seja única, laica, obrigatória e gratuita a todos os cidadãos brasileiros sem distinção de qualquer tipo.

Ao longo da instituição das práticas de ensino no Brasil foi visto a necessidade de regulamentar e padronizar as metodologias e práticas de ensino em todo país, pois, a falta de uniformização causava níveis educacionais variados de difícil acesso à educação para todos os cidadãos de forma igualitária.

Deve-se buscar o saber para todos de maneira que cada aluno possa desfrutar igualmente das oportunidades que a educação pode lhe oferecer.

Portanto o processo de alfabetização é um momento que deve ser tratado com delicadeza e tato para integrar completamente as crianças com que elas vão conviver. Sendo necessário uma compreensão profunda dos docentes e profissionais da educação sobe a seriedade dessa fase para a formação intelectual completa e igualitária de todos os alunos em processo de alfabetização.

Quando a criança inicia sua jornada acadêmica mais cedo tem mais oportunidades de aproveitar o ambiente educacional.

O ensino fundamental de nove anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental,

O alongamento do ensino fundamental para 9 anos é um grande avanço para a melhoria da educação, pois esse período de tempo a mais significa mais tempo para a criança poder se desenvolver por completo, melhorando as condições de qualidade da educação básica, estruturando um novo ensino fundamental para que as crianças prossigam nos estudos alcançando maior nível de escolaridade; assegurando que as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento, respeitando as limitações e particularidades de cada um. De acordo com o MEC o ensino fundamental de nove anos define que toda a criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente a escrita, por isso a proposta não é o aumento dos conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem estabelecida na base nacional comum.

Essa fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo, em que a criança passa a ter mais facilidade para lidar com a linguagem, a escrita, a leitura e a interpretação. Apesar de todo potencial para aprender, a criança aos seis anos ainda quer brincar e deve, não podemos pensar que acabou o tempo da brincadeira e começou o da seriedade.

Organização auxiliar escolar

A organização auxiliar da escola é composta por auxiliar operacional, e tem a seu encargo os serviços de conservação, manutenção, preservação, segurança e da alimentação no âmbito escolar, sendo coordenado e supervisionado pela direção deste Estabelecimento de Ensino. Temos também auxiliar operacional que atua na limpeza, organização e preservação do ambiente escolar, de seus utensílios e instalações e também auxiliar zelador que atua zelando o ambiente físico, a movimentação dos alunos em horários de recreio, de início e de término dos períodos, mantendo a ordem e a segurança dos estudantes, quando solicitado pela direção que também atua como auxiliar da escola em instalações, cumprindo as normas estabelecidas na legislação sanitária vigente.

Toda instituição escolar necessita de uma estruturação e organização que as ajudem a coordenar as funções da escola.

Se não existir essa determinada estrutura e se não existirem objetivos na organização auxiliar da escola não estaremos perante uma organização, mas perante um conjunto de pessoas. Mais que auxiliares da escola, esses profissionais precisam trabalhar juntos e obter objetivos em comum, tais como zelar pelo bem de todos os alunos e professores, pelo patrimônio da escola e também pela estrutura.

Dentro dessa organização auxiliar escolar, ainda devemos citar o Conselho de Escola, que tem as atribuições de discutir os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros da escola, APM (Associação de Pais e Mestres) e Grêmio Estudantil: auxiliam no funcionamento e organização da escola.

Em entrevista a uma Coordenadora Pedagógica do Colégio Adventista de Campos, conhecemos parte dessa organização escolar.

1- Quais são as atribuições de sua função?

Organizar as atividades extras, acompanhar a aprendizagem dos alunos, planejar com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com