TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DAS ATIVIDADES PRÉ-NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLASSIFICAÇÃO E GRANDEZAS

Por:   •  8/5/2018  •  Artigo  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 15

O ENSINO DAS ATIVIDADES PRÉ-NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLASSIFICAÇÃO E GRANDEZAS.

Carla Angélica Mendes¹, Elaine Mendes¹, Luzinete Armantina Hanel¹

¹Acadêmicas do Curso de Pedagogia, Faculdade Almeida Rodrigues – FAR

carlangelyca@hotmail.com; elaine.mendes47@gmail.com; luzinetiranel@hotmail.com

Prof. Ms. Jorge Lima Loiola².

²Orientador, docente da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR

jorge.loiola@uol.com

Resumo: O presente trabalho visa relatar a experiência das acadêmicas do curso de pedagogia, em uma escola municipal de educação infantil de Rio Verde – GO, realizado no primeiro semestre de 2016. O relato de experiência revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia, como para os professores que atuam na área, a fim de que reflitam sobre sua atuação e sua formação continuada. É indiscutível a importância da matemática para nossa sociedade, o que torna indispensável se discutir na pré-escola, pois a matemática está em nosso cotidiano, e necessitamos dela sempre no dia a dia, assim o professor deve, trabalhar atividades de matemática de forma dinâmica, inserida na realidade da criança, para tal ação o educador deve trabalhar de maneira lúdica e contextualizada respeitando a fase de desenvolvimento da criança. A pesquisa tem por objetivo despertar o interesse e a compreensão pela matemática, através de atividades de classificação e grandeza, com a finalidade de relatar a experiência de uma aula ministrada na turma de Educação Infantil II, como também os pontos a serem melhorados. Portanto, o presente estudo traz reflexões de como se trabalhar atividades pré-numéricas, salientando a importância do professor como mediador, na construção do raciocínio lógico-matemático do aluno, deixando incentivo a conhecerem sobre atividades pré-numéricas, por ficar evidente sua importância para aprendizagens posteriores de conceitos mais complexos da matemática. Os resultados obtidos foram observados a partir da aula ministrada baseando-se no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, como em Kamii (1990), Piaget (1978), Kramer (2003), entre outros.

Palavras chaves: Educação Infantil; Matemática e Atividades Pré-númericas.

Introdução

Desde o seus primórdios a matemática sempre foi útil para humanidade e norteou o seu desenvolvimento tecnológico, sendo base para grandes descobertas. Portanto, é indiscutível a importância da matemática para nossa sociedade sendo indispensável se discutir desde cedo, nas escolas de educação infantil, para que a torne mais prazerosa aos alunos, quebrando tabus acerca desta disciplina.

Compete ao professor da educação infantil, trabalhar atividades de matemática de forma dinâmica, inserida na realidade da criança, usando atividades pré-numéricas. Para tal ação o educador deve trabalhar de maneira lúdica e contextualizada, respeitando a idade, o desenvolvimento físico, psíquico e a capacidade cognitiva de seu aluno, utilizando como ferramenta, o conhecimento prévio da criança, adquirido no seu meio social para direcionar sua prática pedagógica.

O presente estudo nos traz reflexões sobre as atividades que antecede os números na educação infantil baseados nos fundamentadores Kamii (1990), Piaget (1978), Kramer (2003), entre outros e como o professor pode trabalhar em sua sala de aula, operando como mediador, na construção do raciocínio lógico-matemático, tendo como objetivo despertar o interesse e a compreensão pela matemática, através das atividades de classificação e grandeza, com a finalidade de relatar a experiência de uma aula ministrada na turma de Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Rio Verde – GO, como também os pontos a serem melhorados.

A MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

É necessário se definir o que são atividades pré-numéricas que para (DANTAS, 2005 p.28) “É nada mais, que atividades trabalhadas nos anos iniciais da educação infantil, que estimula o conhecimento sobre conteúdos matemáticos, desenvolvendo um raciocínio lógico na criança”.

Estas atividades seriam a diferenciação de comparação, como tamanhos (Alto, Baixo), espessuras (Estreito, Largo), texturas (Liso, Poroso e Macio) e formas (Formas Geométricas). A sequência (Primeiro, do meio e o último) podendo ser definida como a sucessão de elementos que se faz de forma regular e linear. A correspondência, processo necessário para a construção do conceito de números e das operações. A classificação como ato de agrupar objetos de acordo com suas semelhanças. A seriação são arranjos com um conjunto de objetos crescentes e decrescentes. A inclusão como ato de fazer abranger um conjunto por outro e por fim, a conservação, ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação da forma ou posição. As atividades pré-numéricas são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, dando base para inserção de conceitos matemáticos.

De acordo com BRASIL (1998, p. 210):

Algumas interpretações das pesquisas psicogenéticas concluíram que o ensino da Matemática seria beneficiado por um trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático. Assim, consideram-se experiências-chave para o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição da noção de número as ações de classificar, ordenar/seriar e comparar objetos em função de diferentes critérios. Essa prática, transforma as operações lógicas e as provas piagetianas em conteúdo de ensino.

A matemática está em nosso cotidiano, e necessitamos dela sempre no dia a dia, a compreensão deste fato, quanto mais cedo, faz com que os alunos percebam a finalidade dos conteúdos, resultando na sua aceitação e na quebra de tabus.

A educação infantil é o início da jornada do conhecimento onde se estabelece vínculos interpessoais que favorece seu desenvolvimento e suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas e psicológicas, possibilitando a construção de sua identidade pessoal por meio destas interações, o que torna esse processo de fundamental importância.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com