TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD X ENSINO PRESENCIAL: Rompendo com paradigmas e revelando novos espaços na educação.

Por:   •  10/3/2016  •  Artigo  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 13

EAD X ENSINO PRESENCIAL:

Rompendo com paradigmas e revelando novos espaços na educação.

POLARI, Silene de Freitas Oliveira¹.

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende". (César Coll)

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal, abordar os discursos relacionados às modalidades de ensino presencial e a distância. Diante disto alunos e educadores ainda possuem muitas duvidas com relação a escolher qual o melhor método para um curso de Graduação ou Pós Graduação. Este trabalho não visa abordar a dicotomia, ou o preconceito, mas sim a importância da democratização e o acesso ao saber escolarizado, para atender a demanda imposta pela sociedade contemporânea, como uma das formas de superação de exclusão social, já que a educação deve ter como finalidade maior contribuir para a emancipação de sujeitos históricos, capazes de construir seu próprio projeto de vida e de atuar, significativamente, na construção de uma sociedade mais justa, mais solidaria mais equânime, mais democrática, mais humana.

Palavras chave: Educação, Ensino, Tecnologias;

Abstract: This research aims, approach the discourses related to the modalities of classroom and distance learning. Before this students and educators still have many doubts regarding choosing the best method for a course Undergraduate or Graduate. This work does not aim to address the dichotomy, or prejudice, but the importance of democratization and access to educated to know, to meet the demands imposed by modern society, as a way of overcoming social exclusion, since education should have as greater purpose to contribute to the emancipation of historical subjects, able to build your own life plan and act significantly in building a more just, more equitable solidary, more democratic, more humane society.

Keywords: Education, Teaching, Technology;

1 INTRODUÇÃO

Qual modalidade de ensino é a melhor, presencial, ou à distância? Será possível responder tais questões sem classificar ou mitificar tais modalidades de ensino? Hoje, diante de tantos recursos, será que uma educação de qualidade só é possível no mundo real?

A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo abordar que, num mundo globalizado, onde as tecnologias estão à disposição de todos. O processo educativo não ficaria atrás, o objetivo deste artigo é de não classificar e entrar na clássica dicotomização/comparação entre ensino presencial e a distância, em que um é classificado como tradicional e o outro como inovador, um de positivista e cartesiano e o outro afinado como os novos paradigmas epistemológicos da construção. Isto não ajudaria a melhor considerar suas peculiaridades, pois ambos são processos educativos que se realizam e se constroem recorrendo a modalidades próprias.

A educação vem sofrendo inúmeras mudanças. Desta forma, paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruído numa nova visão, em síntese, deve estar alicerçado em princípios que oportunizem a construção do homem como sujeito histórico social. A modernidade trouxe um novo advento, o da Internet, uma facilidade de comunicação como nunca fora vista antes e que vem sendo cada vez mais difundida e popularizada, para compartilhar informações.

Neste sentido, ainda é preciso enfatizar que a escolha de uma modalidade de ensino deve também estar ligado à disponibilidade de tempo, de localização de moradia, da situação financeira, assim com estes questionamentos respondidos ficará mais fácil ao aluno qual decisão tomar diante das ofertas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior.

Portanto este artigo enfatiza o argumento de que ambas as modalidades de ensino podem integrar métodos e técnicas de ensino, desde que venha a favorecer a aprendizagem de uma forma integrada na sociedade atual. Assim, o objetivo foi fazer um levantamento nos acervos bibliográfico, tanto virtual, quanto em bibliotecas e artigos acadêmicos sobre o papel da educação presencial e a distancia frente às novas tecnologias, analisando o processo educativo e compreendendo os seus funcionamentos.

2 QUEBRANDO A DICOTOMIA ENTRE ENSINO PRESENCIAL E EAD.

A formação profissional não se esgota na conclusão de curso de Graduação ou Pós Graduação. Trata-se de um processo continuado que alia a prática profissional ao aperfeiçoamento constante por via de diferentes modalidades de estudo e reflexão, oferecidas pelas instituições de nível superior e fruto de parcerias com os sistemas mantenedores em função de políticas públicas bem definidas. O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais profissionais com perfis diferenciados e com conhecimentos específicos para dar conta das demandas particulares de cada empresa.

Ao refletirmos a respeito do ensino presencial e o ensino a distância, temos que primeiramente, destacar o termo educação: uma pratica social que, em interface com outras práticas, contribui para a construção de significados culturais, reforçando e / ou confrontando interesses sociais e políticos.

Silva afirma que a educação, o currículo, e a pedagogia estão envolvidas em uma luta em torno de significados. Esses significados são construídos a partir de relações estabelecidas entre o sujeito da prática educativa, por meio da organização e desenvolvimento do currículo compreendido como:

...um discurso que, ao corporificar narrativas particulares sobre o indivíduo e a sociedade, nos constitui como sujeitos – e sujeitos também muito particulares. Pode-se dizer, assim, que o currículo não está envolvido num processo de transmissão ou de revelação, mas num processo de constituição e de posicionamento: de constituição do individuo como sujeito de um determinado tipo e de seu múltiplo posicionamento no interior das diversas divisões sociais. (SILVA. 1996 b, p. 165)

Diante disso as Instituições de ensino sempre tiveram o papel de preparar o homem, com um conjunto de conhecimento construído ao longo da história humana, aqueles que julgam necessários e pertinentes para estabelecer a base da inserção no mundo do conhecimento e na preparação do processo de aprender a aprender.

O ensino neste sentido cumpre um papel social que é ao mesmo tempo conservador e transformador. Conservador porque a ele cabe propor às novas gerações os conhecimentos construídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com