TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando Matemática na Educação Infantil

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR BLOCOS        4

2.2        SELEÇÃO DE CONTEÚDOS        4

2.3        INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS        4

2.4        ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS        4

2.5        MATEMÁTICA        4

2.6        NATUREZA E SOCIEDADE        5

2.6.1        OBJETIVOS        5

2.6.2        CONTEÚDOS        5

2.7        LINGUAGEM ORAL E ESCRITA        6

3        PROPOSTA PRÁTICA        7

3.1        RESUMO        7

3.2        DESCRIÇÃO DA PROPOSTA        7

3.3        JUSTIFICATIVA        8

3.4        OBJETIVOS        8

3.5        RECURSOS USADOS        8

3.6        ATIVIDADES PROPOSTAS        8

3.7        AVALIAÇÃO        9

4        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

A leitura é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção da aprendizagem. Através do livro encontramos toda riqueza do mundo literário, estimulando sempre o desejo por outras leituras.Ao entrarmos nesse mundo mágico, viramos princesas, bandido e bruxas.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR BLOCOS

Essa organização visa a contemplar as dimensões essenciais de cada eixo e situar os diferentes conteúdos dentro de um contexto organizador que explicita suas especificações por um lado e aponta para sua "origem" por outro. Cabe ao professor organizar seu planejamento de forma a aproveitar as possibilidades que cada conteúdo oferece.

  1. SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

Os conteúdos aqui elencados pretendem oferecer um repertório que possa auxiliar o desenvolvimento das capacidades colocadas nos objetivos gerais. É importante que o professor considere as possibilidades que os conteúdos oferecem para o avanço do processo de aprendizagem e para a ampliação de conhecimento que possibilita.

  1. INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS

Os conteúdos são compreendidos, como instrumentos para analisar a realidade. Para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela.

  1. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Os conteúdos estão intrinsecamente relacionados com a forma como são trabalhados com as crianças. Nas orientações didáticas gerais explicitam-se condições relativas à: princípios gerais do eixo; organização do tempo, do espaço e dos materiais; observação, registro e avaliação.

  1. MATEMÁTICA

A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer.

O objetivo é aprofundar e ampliar o trabalho para a faixa etária de zero a três, garantindo ainda, oportunidades para que sejam capazes de reconhecer; comunicar; ter confiança em suas próprias estratégias.

A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los.

Os domínios sobre os quais as crianças de zero a seis anos fazem suas primeiras incursões e expressam ideias matemáticas elementares dizem respeito a conceitos aritméticos e espaciais. Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, tempo, espaço, jogos, brincadeiras, músicas.

        As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especifidade das ideias matemáticas. Os jogos e as brincadeiras permitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos.

  1. NATUREZA E SOCIEDADE

  1. OBJETIVOS

Crianças de 0 a 3 anos: Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

Crianças de 4 a 6 anos: Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural. Estabelecer algumas relações entre seu grupo social e de outros grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com