TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passa tempo sem nenhum objetivo. Vários estudiosos e os pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É através das brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir.

O brinquedo e a brincadeira fazem parte do cotidiano da criança.

O conceito de infância vem se aprimorando a cada dia, colocando o lúdico como dinâmica fundamental para o desenvolvimento das crianças haja vista que faz parte de um processo cultural que passa de geração em geração e que promove consequentemente, a interação entre os indivíduos.

Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

A brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo.

Dessa forma, a brinquedoteca deve se constituir um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias e livres, despertando o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

As brinquedotecas tem se configurado como um espaço de aprendizagem, tanto para crianças como pra jovens e adultos. São muitas as experiências em brinquedotecas. Brincar e jogar são uma ação social, pois permite à criança relacionar-se com os outros, equilibrar o corpo com a alma, evadir-se equivalente da realidade, experimentar sem medo de errar, além de transmitir calores bens e produtos culturais.

Nos anos da grande depressão econômica norte-americana, por volta de 1934, em Los Angeles, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, de que as crianças estavam roubando brinquedos. O diretor chegou à conclusão de que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham com o que brincar. Assim, iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. O chamado Los Angeles Toy Loan existe até hoje. Porém, foi na Suécia, em 1963, que esta idéia foi mais desenvolvida. Com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias de excepcionais sobre como poderiam brincar com seus filhos, para melhor estimulá-los, duas professoras, mães de excepcionais, fundaram a Lekotek (ludoteca, em sueco), em Estocolmo.

No Brasil também começou a ser desenvolvido a partir da necessidade de ajudar a estimular crianças deficientes. Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos. O interesse despertado pelo evento foi tanto que fez com que ele fosse transformado em um Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízios de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, a Ludoteca. Todos os brinquedos do Setor Educacional da APAE foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Apenas em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, a Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo, tendo como diretora, a responsável pela criação do termo Brinquedoteca, a pedagoga Nylse Cunha.

A partir de 1984, devido ao movimento crescente em torno do tema, surgiu a necessidade de se criar uma associação que abarcasse a demanda. Desde então, a Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri vem trabalhando em prol da divulgação do brincar, bem como formando brinquedistas e auxiliando na montagem de brinquedotecas por todo país.

As brinquedotecas são criadas por diversas razões, principalmente pelo caráter educacional e até terapêutico. Ela pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente para empréstimos de brinquedos. Podendo com isso ter vários objetivos como: estimular o desenvolvimento integral das crianças, valorizar o brincar e as atividades lúdicas, possibilitar à criança o acesso a vários tipos de brinquedos e de brincadeiras, enriquecer as relações domésticas através da participação dos adultos nas atividades infantis, emprestar brinquedos e desenvolver costume de responsabilidade e cooperação entre as crianças e adultos.

Oliveira (1993) ao se referir a Vigotsky, afirma que este creditava que, acima de tudo, jogando com outros, as crianças são capazes de resolver dificuldades que não resolveriam em situações normais.

A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincar livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Sobre o espaço da brinquedoteca menciona Santos (2000).

Falar sobre brinquedoteca é falar sobre os mais diferentes espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, ás emoções, as vivencias corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da autoestima, do autoconhecimento positivo, da resilência, do desenvolvimento do pensamento, da ação, da sensibilidade, da construção do conhecimento e das habilidades. (SANTOS, 2000).

Para implantar uma brinquedoteca, é necessário ter definidos os objetivos e o público alvo a ser atendido. Veja abaixo alguns tipos de brinquedotecas:

• Brinquedoteca pedagógica: funciona nos moldes de uma biblioteca de brinquedos e materiais pedagógicos para uso dos professores.

• Brinquedoteca escolar: é um setor da escola aonde os alunos vão para brincar ou escolher jogos para levar para casa.

• Brinquedoteca de empréstimo: funciona como uma biblioteca circulante e empresta brinquedos para as crianças levarem para casa por período determinado.

• Brinquedoteca terapêutica: onde a criança recebe atendimentos clínicos especializado, desenvolvidos através de brinquedos, que a criança também pode levar para casa.

• Brinquedoteca hospitalar: é um departamento do hospital onde a criança hospitalizada vai brincar quando pode locomover-se e, quando não pode, os brinquedos são levados na cama do paciente.

• Brinquedoteca itinerante: é um caminhão ou ônibus que leva brinquedos a diferentes localidades, para que as crianças possam brincar por algumas horas.

Em conversa com uma criança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com