TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  16/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4 – Passo 1 – Realizar uma pesquisa sobreo que é como pode ser utilizada uma Brinquedoteca.

Passo 2 – Elaborar um texto dissertativo sobre a pesquisa no passo anterior, enfatizando os aspectos fundamentais da educação profissional e ambientes não escolares, estrutura física de uma brinquedoteca, seus objetivos e sua utilização.

O que é uma brinquedoteca? Brinquedoteca nada mais é que um espaço onde se brinca e se aprende a brincar, com materiais didáticos em forma de brinquedos, ou brinquedos que pode ensinar.

A brinquedoteca entra no conceito de que o lúdico é um recurso facilitador da aprendizagem e proporciona o desenvolvimento integral das crianças, onde elas possam brincar livremente, interagindo com o ambiente, manipulando materiais e se relacionando com os colegas, é muito importante.

 Desse modo, o professor é o organizador desse espaço, o observador sensível e o mediador do conhecimento, de modo a acompanhar e avaliar a desempenho de cada criança, esses espaços são ambientes preparados para criança brincar livremente e manifestar as sua potencialidade e necessidades lúdicas.

 São espaços desenvolvidos para o autoconhecimento, o prazer, a afetividade, a empatia, a automotivação e a sensibilidade, facilitando o equilíbrio da criança, normalmente a brinquedoteca tem como apoio pedagógico um brinquedista com formação pedagógica direcionada para que este possa compreender o desenvolvimento da criança e a sua curiosidade.

 Essa formação oferecida fundamenta-se em pesquisa com objetivo de se manter o profissional constantemente atualizado, de modo que possa aprimorar a sua prática cotidiana de forma continuada. Importante que o brinquedista tenha algumas habilidades, como curiosidade e disposição para descobrir a criar novos brinquedos, jogos e brincadeiras interesse pela história das brincadeiras e pelo resgate de jogos antigos, e gostar de brincar e saber brincar, não somente com jogos e brinquedos prontos, mas, também, com as mãos, com os pés, com a voz ou com um objeto qualquer, pelo simples prazer da brincadeira.

 O brincar é uma atividade inerente à infância e é um direito de toda criança, e que através do brincar que a criança se relaciona com o meio em que vive e com os outros, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor, sendo assim, esta interação acaba por propiciar o desenvolvimento de valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade.

As brinquedotecas por sua vez não se limitam mais só as escolas, Hoje pode ser uma aliada em outras áreas, nas quais os pedagogos se inserem em equipes multidisciplinares as possibilidades são as mais variadas possíveis, por exemplo, em organizações sociais, brinquedotecas, clubes, hotéis, desenvolvimento de materiais e metodologias para a educação a distância e até em empresas e hospitais.  Essas oportunidades surgem em virtude do eixo da formação do pedagogo a aprendizagem, cada vez mais valorizada na sociedade do conhecimento. A pedagogia habilita para a didática e metodologia de ensino, que são essenciais para quaisquer outras áreas do conhecimento, no ensino formal e não formal.

Desse modo, o pedagogo cria ciclos de atividades e um plano geral de curso, além de definir quais são as técnicas mais adequadas ao propósito do curso e as melhores ferramentas de avaliação. Os pedagogos também estão sendo requisitados a atuar nos setores de recursos humanos de empresas. Nesse ambiente, atuam com o objetivo de aprimorar os processos da empresa por meio da valorização do conhecimento e da aprendizagem. Ou seja, trabalham para a instalação de uma cultura de formação continuada e de constante busca de informações e conhecimento com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento dos clientes e o relacionamento com os funcionários. A brinquedoteca se encaixa na empresa também onde se poderá fazer dinâmicas de grupo com objetos educativos, nas entrevistas em departamentos de Recursos Humanos, em hospitais entre outros. O conhecimento que o pedagogo adquire sobre aspectos sociais e psicológicos do ser humano durante o curso se tornou importante no contexto mais amplo do mercado de trabalho, ampliando suas possibilidades de inserção profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com