TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

BRINQUEDOTECA

Durante um período de grande depressão econômica vivido nos Estados Unidos, o dono de uma loja de brinquedos, percebeu que estava sendo roubado por alunos de uma escola municipal de Los Angeles. Ele resolveu procurar o diretor dessa escola e chegou-se a conclusão, que os pequenos furtos se davam, devido as crianças não terem com o que brincar.

Com  recursos de toda comunidade local, iniciou-se um serviço de empréstimos de brinquedos, que recebeu o nome de Los Angeles Toy Loan, esse serviço deu tão certo que é utilizado até hoje.

Essa ideia se expandiu por toda a Europa. Na Suécia, em Estocolmo, no ano de 1963, duas mães de crianças excepcionais, fundaram a Lekotek, (brinquedo em sueco), que tinha com objetivo orientar as famílias, como brincar com seus filhos.

Em 1967, surge na Inglaterra as Toys Libraries (“biblioteca” de brinquedos), que emprestavam os brinquedos para serem levados para casa, essa ideia foi crescendo a cada ano em número e em objetivos.

No Brasil na década de 80, começam a aparecer as brinquedotecas, com o desejo dos que estavam preocupados com o desenvolvimento das crianças, viam nos brinquedos um excelente companheiro no trabalho para com elas.

Em 1984, foi fundada por Nylse Helena da Silva Cunha a ABB (Associação Brasileira de Brinquedoteca), tinha como objetivo fornecer assessoria para os novos projetos e promover o intercâmbio entre as brinquedotecas já existentes.

Em 1985, foi inaugurada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a brinquedoteca pioneira no Brasil, tendo como objetivo não só o empréstimo de brinquedos, mas também como laboratório de observação e pesquisa para os estudantes de Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

BRINQUEDOTECA ESCOLAR

Na Educação Infantil é um espaço pedagógico para a interação e convivência entre as crianças, preocupada com a construção da identidade, autonomia e principalmente com a troca de informações e experiências entre elas, auxiliando o desenvolvimento de sua aprendizagem.

Brinquedoteca um lugar de brincar, aprender, desenvolver habilidades, explorar materiais diversos, externalizar sentimentos e experiências, um lugar onde a criança é criança e pode brincar sem se preocupar com nada.

Bibliografia

WWW.brinquedoteca-cesuca.blogspot.com.br/2012/10como-surgiram-as-brinquedotecas.html

WWW.brinkidsonline.com.br/blog/quando-surgiu-a-primeira-brinquedoteca/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com