TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  19/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

NAIARA MAGNA DE LIMA PERES

BRINQUEDOTECA

[pic 3]

Paracatu

2015

NAIARA MAGNA DE LIMA PERES

BRINQUEDOTECA

Trabalho apresentado ao curso superior de graduação de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,como requisito de avaliação do quarto semestre.

Paracatu

2015

SUMÁRIO

1 – Introdução..........................................................................................................03

  2 – Desenvolvimento................................................................................................04

     

 3 – Conclusão...........................................................................................................08

Referências

                                              1 - INTRODUÇÃO

                                         Este trabalho tem a finalidade de conhecer os aspectos de uma brinquedoteca o que as crianças pensam sobre a brinquedoteca.
A brincadeira e uma atividade voluntária e consiente, e uma forma de atividade social infantil onde a característica e a imaginaçao e os diversos significados da vida favorece uma uma ocasiâo educativa única para a criança. Sendo assim, e atravéz da brincadeira que a criança representa um discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

 

2- DESENVOLVIMENTO

                              A brinquedoteca e um espaço que valoriza o ato de brincar, a criança torna-se livre para se expressar, de forma com que se aprende brincando. 
O brincar e o aprender caminham juntos, de forma com que as crianças criam e desenvolvem sua personalidade e valores tornam se o espaço de aprendizagem mostrando que o lúdico faz parte do dia a dia da mesma.
                                A brinquedoteca foi reconhecida a partir de 1960, no século xx , se espalhando por toda Europa inicialmente começou com empréstimos de brinquedos, para aquelas crianças carentes e com deficiência, tornando o espaço para exploração lúdica. No decorrer dos anos foram surgindo outras funções da brinquedotecas como: a educacional e a terapêutica
                                A consolidação do trabalho foi se tornando cada vez mais intenso expansivo, sendo reconhecido a importância do brinquedo na vida de uma criança. Assim foram criados projetos, para a implantação de brinquedotecas em espaços educacionais, tais como na (APAE) Associação de pais e amigos excepcionais .
                                 A partir de 1984 ,devido o grande fluxo em torno do tema brinquedoteca, surge a necessidade de criar uma associação,ABBri. Associação Brasileira de brinquedotecas que trabalha mostrando a importância do ato de brincar no cotidiano das crianças e também no auxílio de brinquedotecas em todo país. Sendo assim sua expansão foi intensa em espaços públicos e privados pois caracteriza se como espaço de atividades lúdicas presentes nos ambientes escolares e não escolares.
                                  A brinquedoteca ajuda na construção de conhecimentos e desenvolvimento da autonomia pois cria oportunidades de aprender, participar competir e cooperar. O brincar traz vários benefícios para a criança, pois a aprendizagem acontece de forma prazerosa além de oferecer variedades de brinquedos e brincadeiras atendendo a necessidade de cada um da melhor maneira possível.
                                    A brinquedoteca e organizada de várias formas, os brinquedos e as brincadeiras tende a estar atendendo o público alvo.O espaço e formado por diferentes ambientes oferecendo motivação para a criança no ato de brincar e aprender. 
                                    Na escola a brinquedoteca tem finalidade pedagógica valoriza se a atividade lúdica no contexto escolar reconhecendo a importância em aprender brincando, mediando entre conhecimentos e habilidades, para a construção do ser humano  para a sobrevivência na sociedade, preocupando-se pais e amigos excepcionais .
                                   A partir de 1984 ,devido o grande fluxo em torno do tema brinquedoteca, surge a necessidade de criar uma associação,ABBri. Associação Brasileira de brinquedotecas que trabalha mostrando a importância do ato de brincar no cotidiano das crianças e também no auxílio de brinquedotecas em todo país. Sendo assim sua expansão foi intença em espaços públicos e privados pois caracteriza se como espaço de atividades lúdicas presentes nos ambientes escolares e não escolares.
                                   A brinquedoteca ajuda na construção de conhecimentos e desenvolvimento da autonomia pois cria oportunidades de aprender, participar competir e cooperar. O brincar traz vários benefícios para a criança, pois a aprendizagem acontece de forma prazerosa além de oferecer variedades de brinquedos e brincadeiras atendendo a necessidade de cada um da melhor maneira possível.
A brinquedoteca e organizada de várias formas, os brinquedos e as brincadeiras tende a estar atendendo o público alvo.O espaço e formado por diferentes ambientes oferecendo motivação para a criança no ato de brincar e aprender. 
                                        Na escola a brinquedoteca tem finalidade pedagógica valoriza se a atividade lúdica no contexto escolar reconhecendo a importância em aprender brincando, mediando entre conhecimentos e habilidades, para a construção do ser humano do ser humano para a sobrevivência na sociedade, preocupando-se com a sua formação, na escola envolve toda comunidade escolar.
A mesma favorece o processo de aprendizagem, é responsável por mediar a construção do saber de forma prazerosa e espontânea.
                                       Atualmente a brinquedoteca não se encontra em todos os espaços escolares, mas deveria ser um espaço obrigatório em todas instituições, devido o brincar ser um direito de toda criança. Além de privilegiar o processo de aprendizagem. 
                                       Nota-se que a brinquedoteca no âmbito escolar, diminui os métodos tradicionais, que ainda hoje se encontra no meio do sistema de ensino, possibilitando a criança usufruir de seus direitos.
                                       O professor ou brinquedista no ambiente escolar deve procurar atender as necessidades e compreender cada criança desenvolvendo o lúdico. Pois a brinquedoteca vai além do espaço físico, é importante conhecer o real objetivo, suas formas de utilização para que realmente se torne um espaço de aprendizagem.
                                      Por fim entende-se que a brinquedoteca e de grande importância como mediador no processo de aprendizagem, porque prioriza o desenvolvimento cognitivo afetivo e emocional das crianças.
A brinquedoteca comunitária são geralmente em associações e organizações.
                                      A brinquedoteca em instituições de atendimento Especial, atende as crianças com necessidades especiais, em universidades e faculdades fornece subsídios para a prática pedagógica com o uso dos brinquedos, a virtual, como por exemplo a brinquedoteca da unopar oferece links com jogos, brincadeiras cantigas, histórias, interligando o ato de brincar com a construção do conhecimento adequando as crianças ao mundo tecnológico.
                                     Já na hospitalar, visa amenizar as situações dramáticas de crianças hospitalizadas, diminuindo o medo do tratamento ambulatorial, através de brinquedos, atividades lúdicas, buscando assim mecanismos para enfrentar os seus medos.
                                     A brinquedoteca circulantes, são aquelas instaladas em espaços públicos, como parques e centros culturais. 
Pode-se perceber que independentemente da classificação de cada brinquedoteca, e um espaço a estimulação de pessoas das mais diversas faixas etárias, numa ambiente propício a ludicidade, que leva-os a viver de forma prazerosa. Estabelece a construção de aprendizagem com significação. Além de ser espaço de socialização, desenvolvimento e expressão da linguagem. 
É importante que este espaço seja organizado de maneira que as crianças tenham acesso aos brinquedos.
Sendo assim organiza-se em passíveis “cantos” que compõem a brinquedoteca: canto do faz de conta este espaço e para a representação de vários papéis: canto da leitura, possui vários livros atendendo faixa etárias diversificadas ; canto de invenções ou criação ou sucadoteca trabalha com materiais recicláveis que permite a construção de seus próprios brinquedos. Canto da oficina, espaço de conserto de brinquedos e outros; 
Mesa coletiva para jogos desenvolvidos coletivamente. Canto de mural de recados, para comunicação aos usuários canto do playground e composto por brinquedos de plásticos contos dos tapetes e colchões espaço para brincadeiras acrobáticas entre outros. Conto do cinema e um espaço com televisão que são passados filmes atendendo as diversas faixas etárias conto da pintura e desenhos e o espaço que disponibiliza as crianças pincéis papeis dentre outros para estimular a capacidade de construção de cada criança 
                                  A brinquedoteca possui regras de funcionamento para melhor atender ao seu público tornando necessário o pedagogo ou o brinquedista cuidar do ambiente organizar o espaço planejar as atividades zelar pelos materiais promover oficinas ser criativo e participativo. E importante que as crianças respeitem algumas regras pois a brinquedoteca não se resume em simplesmente um espaço para brincadeiras mas como ambiente que o brincar estar interligado com o aprender, assim são traçados regras importantes como: conservação dos brinquedos, respeito uns com os outros, organização, dentre outros.
                                     Foi realizada a entrevista com a aluna da Andressa de dez anos ela disse que sabe o que e uma
brinquedoteca “e um lugar onde tem um tanto de brinquedos mas na minha escolinha não tem” ele disse: que seria bom se tivesse boneca,games e carrinhos e outras coisas... O Davi da primeira série tem nove anos disse que o que ele mais gosta na brinquedoteca e a sala de computaçao que e bom para jogar e o que ele mais gosta de fazer e brincar de avião pipa e bola e que ele gosta de aprender matemática “eu amo a brinquedoteca” disse Davi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com