TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  10/9/2015  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Osasco

Curso de Pedagogia

Gleyce Elaine Porto Toardi R.A. 6662433429,

Osasco

2014



Gleyce Elaine Porto Toardi R.A. 6662433429,

Atividade de Autodesenvolvimento

Projeto Multidisciplinar II

Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos.

Trabalho de Projetos Multidisciplinar II  apresentado do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Tutora Aline Aparecida Akamine

Osasco

2014

  1. Defina os quatros exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

Brinquedotecas de escolas: por possui a função basicamente pedagógica, se encontra em escolas de educação infantil, crianças até os 6 anos. Sendo montada na própria sala de aula como o espaço. Acabando o momento de brincar os brinquedos são guardados em caixa ou armários.

Brinquedotecas de bairro ou comunitárias: são montadas com a participação da comunidade, permitindo à criança brincar num espaço feito para elas.

Brinquedotecas hospitalares ou clínicas: instituídas em um departamento do hospital onde as crianças hospitalizadas têm à disposição brinquedos.

Brinquedoteca temporais: montadas em locais onde acontecem grandes eventos, enquanto os pais participam de alguma programação, as crianças tem o espaço delas.

  1. Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Brinquedotecas de escolas: é o local onde as crianças desenvolvem as funções do pensamento para a construção do conhecimento pelos desafios proporcionados pelo lúdico. A descoberta se constitui pelas atividades  envolvidas no processo de aprendizagem através da observação, experimentação, reflexão, organização e apresentação do conhecimento; com a brincadeira realizada.

Brinquedotecas de bairro ou comunitárias: permitindo à criança um espaço para expressar a cultura infantil e a socialização de diferentes idades, níveis socioeconômicos e étnicos. Proporciona descoberta de novas brincadeiras e jogos, fortalecendo os brinquedos culturais.

Brinquedotecas hospitalares ou clínicas: auxilia na recuperação e ameniza o trauma psicológico da hospitalização através de atividades lúdicas. Maia (2000) afirma que o brincar leva a criança a construir e elaborar a relação eu-mundo, pois, além do prazer que o brincar proporciona, a atividade ajuda a dominar angustias e controla ideias e impulsos.

Brincando, a criança expressa conflitos, necessidades e desejos inconscientes, que traduzem um reforço para atender a si próprio e ao mundo. Para isso é necessário acompanhamento de um especialista.

Brinquedoteca temporais: Variam de acordo com o local dessa brinquedoteca, que pode ser em condomínios, hotéis, presídios, clubes, shoppings, supermercados; muitas vezes a ações são para auxilia no resgate da auto-estima com a aprendizagem . Assim se pode usa o brincar com sucata, que raramente presente nas rotinas diárias. A criança se senti autoconfiante e com a auto-estima aumentada com a transformação dos objetos por ela (re)construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com