TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

À partir de agora iremos abordar o tema “brinquedoteca” com o objetivo de observar e avaliar comportamentos de diversas crianças.

O desafio tem por objetivo o conceito pedagógico sobre o brincar, analisando a organização do espaço da brinquedoteca. Observando as crianças brincando, pode-se reconhecer aspectos da realidade cotidiana e compreender melhor como os hábitos.

O objetivo geral dessa pesquisa foi procurar estimular a utilização das brinquedotecas e do lúdico como importante ferramenta de construção do conhecimento. Como objetivos: estimular experiências sensitivas e cognitivas a partir do lúdico, desenvolver o hábito de utilizar o brincar e a brinquedoteca no processo de ensino-aprendizagem, buscar na brinquedoteca um instrumento facilitador da aprendizagem no trabalho com crianças. Complementando o trabalho que foi iniciado em sala de aula.

A utilização da brinquedoteca é importante e contribui para o crescimento e conhecimento das crianças, quando bem trabalhada pelo profissional que se utilizará dela, caso contrário, ou seja, se o professor a utilizar como um refúgio da sala de aula, sem ter um bom planejamento das brincadeiras que ali serão feitas, não trará benefícios para os alunos. As atividades na brinquedoteca podem ocorrer dirigidas ou espontâneas.

Desenvolvimento

O Brasil adotou o sistema de brinquedoteca na década de 80, achando importante o trabalho de ludicidade, compreensão e desenvolvimento motor ajudando no processo de entender e brincar.

A Brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo. A criança necessita vivenciar, experimentar e brincar para adquirir conhecimento, que futuramente será base para a aprendizagem formal. Segundo essas orientações, a criança até os sete anos de idade necessita fundamentalmente de atividades lúdicas, por meio das quais se sinta motivada a interagir e explorar o novo, construindo aprendizados a partir daquilo que conhece.  Resgatando o brincar na sociedade local como um dos elementos importantes na vida da criança.

A brinquedoteca pode ser em diversos lugares, como escola, creches, universidades, hospitais, etc.

ABRINQ-Associação Brasileira Fabricantes de Brinquedos foi criada em 1984, devido ao grande movimento em torno da brinquedoteca.

É importante deixar que a criança manuseie o brinquedo, pois, é neste momento que acontece a concretização da aprendizagem. Também vale ressaltar os benefícios que os profissionais da Educação Infantil podem trazer às suas crianças, fazendo um trabalho todo voltado para o lúdico, pois os pequenos, por si só, já possuem “gosto” por brinquedos, jogos e brincadeiras e, dessa forma, a aprendizagem acontecerá de modo prazeroso, espontâneo e significativo. A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas, constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural dos adultos. A brinquedoteca é um espaço que estimula a criança a brincar, permitindo o acesso a uma variedade de brinquedos, num espaço lúdico.

Brinquedoteca Hospitalar: A lei n°11.104/05 (SANTIAGO,2007) tornou obrigatória a instalação de Brinquedotecas nos hospitais brasileiros. O objetivo da Brinquedoteca Hospitalar é humanizar a saúde e promover o lúdico. É um espaço que valoriza a saúde, o brincar e a cidadania. A Brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar. A criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem, atividades psicomotoras podem ser trabalhadas na brinquedoteca auxiliando no desenvolvimento das crianças.

Objetivo

 Proporcionar o conhecimento a partir do brincar

 Desenvolver inteligência, criatividade e a sociabilidade

Favorecer o equilíbrio emocional

Estimular a capacidade de se concentrar e o desenvolvimento interior.

Oferecer um espaço estruturado, agradável, saudável e sem cobranças.

 Ajudar no relacionamento da criança com a família.

Ensinar a ter um convívio social, a partir de brincadeiras coletivas.

Ambiente:

A sala de recreação é uma sala de espaço amplo, onde ficam os brinquedos, jogos, materiais pedagógicos. Tem uma amarelinha de EVA, alfabetos e números no chão.

Os brinquedos pedagógicos ficam em uma estante perto da porta, são organizados por tamanhos e numerações. Outros brinquedos são guardados em caixas plásticas transparentes, sendo de tampas azuis e verdes.

No outro canto da sala tem prateleiras menores, do tamanho das crianças. Com carrinhos e na frente uma mesa quadrada feita de madeira com 4 cadeirinhas coloridas.

Miniaturas idênticas a uma cozinha, prateleiras com livros, muitas bonecas etc.

O ambiente é visitado diariamente pelos alunos respeitando os seus horários pre estipulados pela direção.

As atividades são realizadas com a supervisão da professora responsável pela sua turma com o auxilio da estagiaria.

Observação

Nome: Julia

Local de observação: brinquedoteca

Primeiro dia de observação:

Horario de inicio: 9h

Termino: 10h

Uma turma com 25 alunos onde 23 foram para o espaço brinquedoteca

Julia e seus colegas de classe foram levados junto a uma excursão para conhecer esse espaço. Contem muitos brinquedos para despertar a imaginação das crianças.

Julia chegou meio tímida e introvertida. Teve dificuldade de se relacionar com o grupo. Ficou apenas observando as outras crianças brincarem durante os primeiros minutos. Após alguns minutos em que estava lá, Andriele que já estava brincando, a convidou para brincar com ela. Julia aceitou a brincar apesar de sua timidez. Continuaram a brincadeira durante todo o tempo em que estiveram ali.

Julia, com 5 anos vem de uma família tradicional, sendo a caçula de 3 irmãos e a única menina.

Possui um pequeno problema respiratório, que apesar de tudo não atrapalha seu desempenho no dia a dia.

As crianças se distraem brincando com todos os brinquedos disponíveis na brinquedoteca, porém, Júlia se apega mais as caixas de livros, ela tem um grande potencial para se alfabetizar primeiro que as outras crianças. Quando pega umlivro, quase consegue entender a sua historia, mesmo vendo somente as gravuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (233.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com