TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Márcia Silva de Jesus- RA: 8529957759

Brinquedoteca a arte de aprender brincando

Guarulhos/Setembro

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Márcia Silva de Jesus

Brinquedoteca a arte de aprender brincando

Desafio profissional  das disciplina:brinquedoteca e o elemento lúdico  do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: a distância :Maria Claúdia Tiveron Leme Costa

Guarulhos

2015


INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como conceito o desenvolvimento da tecnologia na educação e tendo como objetivo a implementação da brinquedoteca,como essa ferraenta pode ser utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos alunos também com recursos tecnológicos aderindo para a tualidade de forma a auxiliar no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Objetivo do Desafio:

 O estudo realizado na escola Amadeu Rodrigues Norte,tem contribuído para o conhecimento das possibilidades que o curso de pedagogia nos oferece no âmbito profissional,e com isso identificar as contribuições claras para a criança da educação infantil,e podendo interagir a partir de suas atividades lúdicas observando as crianças entre 3 e 4 anos e suas professoras na brinquedoteca.

Até o momento já foi possível observar alguns comportamentos nas crianças que se interagem nas atividades lúdicas por exemplo, a dificuldade de repartir com o colega que mobiliza o professor para um trabalho de negociação e diálogo com a criança.

Esta vivencia tem possibilitado e contribuído para  a elaboração de novos significados para os estudos teóricos realizados na diversas disciplinas, do curso de pedagogia e das práticas educativas que embasam as concepções da infância.

 

DESENVOLVIMENTO

Tive a oportunidade de acompanhar as crianças na sala de uma brinquedoteca na Escola  Amadeu Rodrigues Norte com os alunos da 1ª série com idade entre 6 e 8 anos a turma tinha 20 alunos onde dividimos entre a turma A e a turma B fizemos apresentações pessoais tanto dos alunos quanto dos estagiários para as turmas elas chegaram por volta da 9 horas

Passo 1:

Após a identificação de uma brinquedoteca, solicitar a permissão para o acompanhamento das atividades e com isso registrar o comportamento de uma das crianças que a frequenta.  No passo 1 você apresentará informações relacionadas ao contexto da observação, observador e criança observada. Segue abaixo a ficha exemplo:

Observação Narrativa (ilustrativa)

Observador:

Márcia Silva De Jesus

Nome da criança:

Emilly Hayanne Aragão

Idade da criança:

Anos_6____ Meses__9___

Sexo da criança:

Masculino

x

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome:

Lilian Zuianni Alencar

Função:Professor

Nome:Michelly Lais da Silva

Função:Estagiária

Contexto de observação: Brinquedoteca na Educação infantil

Data da Observação: _20_/_08_/_15_ Horário de início: 8:00 Horário de término:_17:00

Escolha da criança

Escolhi a criança Emilly Hayanne por ser uma criança ativa e bastante esperta,sorridente ,simpática e bastante carismática.

Mostra bastante interesse nas brincadeiras e atividades propostas pelas estagiárias ela costuma sempre que chega escolher a fantasia da frozen,falante e comunicativa se entrosa com todos

Breve descrição das características marcantes da criança

O que pode observar dela é que é uma criança muito carente e tem dificuldade  de dividir os brinquedos com os coleguinhas de sala,perguntei para a sua professora do porque desse comportamento e ela disse que a Emilly é filha única ,é uma criança muito mimada que ,já tiveram problemas com ela devido a esse temperamento e ao conversar com seus pais, eles disse que até mesmo em casa em não tem o hábito de dividir nada com ninguém,porém ela é muito ativa sorridente sempre de bem com a vida,pretendo durante o estágio observado tentar ajuda-la a ser menos egoísta com seus pertences,pois esse é o único defeito que ela apresentou .

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A sala é grande tem 4 mesas com cadeiras,prateleira com vários jogos educativos,do outro lado tem um espaço designado para pintura onde tem lápis de cor,giz de cera,canetinhas,guache,varias tintas também tinha maquiagem,fantasias espelhos,bolas de futebol rede de voleibol.

Tem um espaço que é designado para o teatro onde tem perucas,roupas,sapatos e vários adereços para peças teatrais ,também, tem um pequeno espaço para vídeo onde nos reunimos para assistir,e tinha um espaço que chamamos de revisto teca  que nesse espaço tinha vários livros,gibis ,jornais de recorte e livros educativos...

Passo 2:

Quais são os seus objetivos?

Avaliar o desenvolvimento das crianças dentro de um ambiente lúdico,interagir com elas relatar todos os fatos ocorridos dentro da sala de brinquedos.

Qual área do desenvolvimento ou do comportamento é o foco da observação?

A observação se envolve mais na área comportamental pois o que mais foi observado foi o comportamento das crianças de como elas se interagem com seus coleguinhas de classe se dividem seus materiais  de apoio escolar ,como que elas se correlacionam com os demais alunos da escolas e também se tiver algo de indiferente com elas estudar para que de alguma forma possa ajuda´la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com