TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP – Centro de Educação a Distância

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Brinquedoteca e o Elemento Lúdico


 ALUNO:
ALUNA:
ALUNA:

ALUNA:

 

BRINQUEDOTECA ODONTOPEDIATRICA

PROFESSORAS

TUTORA PRESENCIAL: Profª.

                       TUTORA A DISTÂNCIA: Profª.

PROMISSÃO/SP
25-09-2015

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................................................pág.03

2. Desenvolvimento.........................................................................................................pág.04

3. Ficha de Observação Narrativa...................................................................................pág.05

4. Ficha das Observações Comportamentais (DCOs).....................................................pág.06

5. Ficha (Checklist) das ações, comportamentos e desenvolvimento emocional ...........pag.07

6. Considerações Finais...................................................................................................pág.09

Referências Bibliográficas..............................................................................................pág.10

Introdução

  Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, com o proposito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. Adotando o principio de que “a criança aprende brincando” é que surgiram as primeiras brinquedotecas nos E.U.A., primeiramente como recurso comunitário no empréstimo de brinquedos para crianças pobres e já na década de 1960 o conceito é disseminado para vários países da Europa, onde se expande as suas funções não só no âmbito educacional mas também no terapêutico.

  No Brasil, em 1971 surgem os primeiros conceitos de brinquedotecas, primeiramente através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e em seguida na Escola Indianápolis, em São Paulo foi instituída a primeira brinquedoteca brasileira, com propósitos voltados ao ato de brincar, com empréstimo de brinquedos e orientação direcionada à criança, com assistência direta.

  No trabalho que desenvolvemos, focamos no conceito da brinquedoteca em um clinica de odontopediatria, onde pudemos identificar os aspectos educacionais e terapêuticos no funcionamento da brinquedoteca e sua importância para as crianças e os profissionais envolvidos.

[pic 2]

Desenvolvimento

   

    Para elaboração do projeto, fizemos uma pesquisa sobre a brinquedoteca e seus conceitos na educação e no ramo terapêutico. A brinquedoteca que encontramos para acompanhar faz parte do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE). Selecionamos entre as crianças uma menina chamada Kelly Franca de sete anos. Kelly é uma criança hiperativa e impaciente. Utilizando as metodologias de observação e registro para acompanhar o comportamento e o desenvolvimento da criança selecionada, Esses dados servirão para de base para que a equipe de profissionais na área de saúde e pedagógica possa avaliar com maior assertividade os benefícios da brinquedoteca no tratamento odontológico e no desenvolvimento social e emocional da Kelly. Para isso observamos a criança enquanto ela está na brinquedoteca, onde brinca e se socializa com as outras crianças, preenchemos as fichas de observações narrativas tentando e tentamos interpretar as observações.

  O objetivo desta brinquedoteca é preparar a criança para passar pelo tratamento odontológico sem causar algum trauma por se tratar de um tratamento de saúde, o qual pode lhe causar certo medo.

  Para o foco de observação, escolhemos a área do comportamento social, o relacionamento da criança com um meio ambiente novo para ela, que é ir ao dentista.

  Passamos todo um período para observar o comportamento da criança e como ela se relaciona com outras crianças e adultos. Após as observações dedicamos um tempo para registrar e organizar as experiências na brinquedoteca.

  No cenário de observação escolhemos não interagir com o ambiente e somente anotar e registrar o ocorrido para que não ocorra interferência de nossa parte.

                   [pic 3]

Observação Narrativa (ilustrativa)

 Observador: Paula Saito

 Nome da criança: Kelly Franca

 Idade da criança:

 Anos_07__ Meses_4__

 Sexo da criança

Masculino

X

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

 Nome: Ana Paula Santos

Função: Psicóloga

 Nome: Vera Siwz

Função: Assistente Social

 Contexto de observação: Brinquedoteca Clinica Odontopediatrica

 Data da observação: 19/09/2015 Horário de início: 08:00  Horário de término: 11:00

Escolha da criança

   Escolhi a Kelly por se tratar de uma criança hiperativa que dentro da sala de espera estava impaciente, pois devido ao seu problema de não parar quieta ela necessitava de algo para ser distraída e absorver aquela sua energia.

Breve descrição das características marcantes da criança

   Ao conversar com a mãe de Kelly obtive a informação de que a criança era uma muito carinhosa com os pais e irmãos e ela é a da terceira filha do casal. Kelly começou a apresentar certo grau de hiperatividade logo que começou a andar e não passava um só momento quieta, era o tempo todo correndo atrás dela, então a levaram ao médico que a diagnosticou como uma criança hiperativa, ele passou uma medicação para controlar o comportamento. Mesmo com a medicação os pais continuaram com o tratamento terapêutico e psicológico.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

  A brinquedoteca do CAOE é uma sala com desenhos nas paredes ilustrando animais, florestas e rios, as mesinhas são adequadas ao tamanho das crianças, tem três computadores para as crianças com idade avançada, mas que também precisam se distrair durante a espera do tratamento, os brinquedos ficam em caixas transparentes de fácil acesso em prateleiras baixas. As responsáveis pelo local entregam desenhos para as crianças colorir, geralmente são ilustrações como escovas de dente, dentes, animais escovando os dentes, tudo para as crianças se adaptarem ao tratamento dentário. Tem a televisão onde passa os desenhos animados e grandes pufes para as crianças ficarem a vontade. Além da Kelly, vinte crianças passam em média pela brinquedoteca durante a manhã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (364.6 Kb)   docx (287.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com