TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca: Um espaço Lúdico e Pedagógico

Por:   •  17/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Brinquedoteca: Um espaço Lúdico e Pedagógico

Brinquedoteca

Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância do lúdico para a criança e a contribuição da brinquedoteca no ambiente escolar. A prática da brincadeira na escola é muito importante para a criança ajuda no seu desenvolvimento de ensino aprendizagem.

A criança busca um local para brincar que pode ser em casa ou na escola, a brincadeira faz com que a criança busque prazer, elas interagem entre si, hoje em dia já temos locais apropriados para isso como por exemplo a brinquedoteca que é um espaço onde a criança pode brincar e aprender é um espaço lúdico pedagógico onde a criança tem acesso a uma variedade de brinquedos, a criança se sente feliz brincando a brincadeira estimula a imaginação, a fantasia da criança. A brinquedoteca é um lugar prazeroso com jogos, os brinquedos e as brincadeiras compõem o cenário do ambiente. A brinquedoteca é um recurso para a aprendizagem significativa que assume uma grande responsabilidade por ser um espaço onde a criança vivencia situações do seu cotidiano e desenvolve sua própria personalidade, valores, ética e tem a oportunidade de conviver com outras crianças podendo desenvolver o seu intelectual como físico. A brinquedoteca cultiva a brincadeira de forma livre para as pessoas em qualquer fase da vida é um espaço de aprendizagem onde permite a construção da identidade e autonomia é um ambiente educacional que deveria ser obrigatório nas escolas em todos os níveis de ensino pois dessa forma iria favorecer todos os envolvidos no ensino aprendizagem.

Função da Brinquedoteca na educação

A brinquedoteca é o espaço  onde a criança pode se desenvolver e aprender brincando é um ambiente que permite desenvolver a autonomia e a criatividade. Sua função é facilitar o processo de socialização da criança, possibilitar a evolução mental, psicológico, social e físico por meio do lúdico onde jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da magia do ambiente. O brincar é muito importante para as crianças quando a criança pode manusear o brinquedo livremente fazendo sua própria escolha ela se tornará uma criança independente com confiança.

Brincar, Brinquedo e Brincadeira

O lúdico faz referência há forma divertida das crianças desenvolverem suas habilidades que é muito importante,a criança ao brincar trabalha com seus sentimentos e fantasias é através do brincar que as crianças desenvolvem relações, aprendem a respeitar o espaço do outro e assim começa a construir sua história. O brinquedo estimula a curiosidade e a imaginação da criança fazendo ela a descobrir novas fantasias e para isso acontecer o brinquedo precisa ser atraente para ela precisa chamar a atenção da criança, brinquedos como jogo da memória, quebra cabeça,dama, dominó e jogo de tabuleiros podem ajudar no desenvolvimento da criança.

O brincar desenvolve a comunicação, as crianças aprendem a dividir as coisas, a esperar a vez na hora da brincadeira, trabalha o desenvolvimento emocional da criança e desenvolve a autoestima.

Referências

ROSILANE NEVES PINTO EUSTÁQUIO, A importância da brinquedoteca no espaço escolar, 13 de junho de 2017, www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da. Acesso em 15/05/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com