TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca como estímulo

Por:   •  30/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

A BRINQUEDOTECA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO

[pic 3]

Linhares

2013

Produção Textual Interdisciplinar individual do 4º         Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

LINHARES[pic 4]

2013


  1. - INTRODUÇÃO

                         

            A partir dos estudos realizados sobre a Brinquedoteca no decorrer do presente trabalho pretendo refletir sobre a educação e suas especificidades procurando compreender dentro dos aspectos históricos, políticos e sociais a que veio e para onde vai, tem como objetivo discutir sobre o seu conceito, e o lúdico com o processo de estímulo ao desenvolvimento dos alunos, sobre o valor do brincar na vida das crianças, envolvendo os diferentes tipos de jogos e brincadeiras, individuais ou em grupos, que é de suma importância no cotidiano das escolas que buscam um ensino que tenha como foco a aprendizagem do aluno e a formação do mesmo, como um ser ativo, crítico e participante.        

                Quando uma criança está brincando ela entra em um mundo de possibilidades neste espaço lúdico ela pode recriar e enfrentar situações por ela vividas no seu cotidiano, é por isso que todas as crianças precisam usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais do ser humano. Entendo que o brincar como uma função básica, que brincando ela explora, descobre, aprende e apreende o universo a sua volta, auxilia a criança a expressar seus sentimentos, vivenciar situações imagináveis e é indispensável para a saúde física, mental, emocional, além de ser importante para a educação e socialização dos mesmos e o educador tem um papel de forma um leque em volta do contexto escolar em que está inserido os educando.

                A brinquedoteca é um lugar onde se aprende a brincar com os brinquedos feitos de sucata, reaproveitáveis ou artesanais e também comprados prontos. Os brinquedos artesanais são influenciados pelo meio socioculturais e os brinquedos feitos de sucata são facilitadores nos projetos de trabalho á preservação do meio ambiente e ao resgate cultural dos brinquedos.

                


  1. - A BRINQUEDOTECA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO.

Ao observarmos crianças brincando, podemos conhecê-las melhor, ultrapassando os muros da escola das comunidades, em suas ações que constroem suas brincadeiras, constituem um espaço de aprendizagem, pois ela não brinca apenas na escola elas se distraem em casa, locais de lazer, na rua, ou seja, em todo momento ela esta em busca de novas descobertas e o brincar e essencial em todas as idades, o adulto através do seu trabalho também brinca, contudo através dele descobrimos o mundo a nossa volta de uma forma bem prazerosa.

Segundo Friedmann (1996), a brincadeira ajuda na tarefa de consolidação do eu, podendo ser comprovada a importância dos intercâmbios afetivos das crianças entre elas ou com adultos significativos (os pais e professores). A brincadeira é a “janela” da vida emocional das crianças.

Porém essa perspectiva se torna real com a definição clara de objetivos a serem exercidos em plano de aula oferecendo recursos flexíveis dentro das teorias aplicadas e o brincar entra nesse contexto como fonte inesgotável de crescimento.

A ideia brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, como forma de evitar furtos de brinquedos por crianças que moravam nos arredores de uma escola, e por não terem condições de comprar, seu objetivo havia se ressignificado, pois, então, passou a ser o de emprestar brinquedos para família com filhos especiais, uma vez que acreditava que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento destas crianças. No Brasil, a montagem dos primeiros espaços para brinquedoteca começou em 1971, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, realiza a primeira exposição de brinquedos pedagógicos que foram visitadas por pais, profissionais e estudantes da área. O acervo era precário, elas levavam por empréstimo os brinquedos para casa por um tempo determinado.

Em seu aspecto legal é visto a brinquedoteca não apenas como uma sala de aula visa a diversificar e resgatar as brincadeiras, o local de instalação deve ser composto por diferentes ambientes. Assim sendo ela caracterizar por um espaço alegre, colorido, diferente, em que as crianças, jovens, e adultos podem desenvolver sua imaginação, criatividade, afetividade e a motricidade, já que tal espaço destina-se ao ato de brincar.  Ela tem como objetivo estimular a criança a brincar livremente, criar oportunidades pra que elas aprendam a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico a importância do brincar e do jogar enfatizando- a enquanto espaço de formação e informação para o aluno e professor.

Ter um ponto de partida é fundamental para que o professor se organize e transmita seguranças relacionados ao meio que está trabalhando. Valorizar as atividades, investir nas qualidades do sujeito ele deve usar sua criatividade e buscar maneiras prazerosas para aguçar o imaginário da criança com histórias, técnicas de articulação diferenciadas.

A brinquedoteca ideal é aquela que mistura brinquedos prontos e comprados, mas também deve possuir jogos e brinquedos confeccionados com materiais recicláveis. A forma de organização dos materiais que compõem esse lugar é fundamental para que as crianças possam interagir. Logo os materiais devem ser distribuídos em cantinhos de leituras, casinha, canto da música, fantasias, carrinhos, bonecas, todos os tipos de jogos enfim, todo o material possível que possa proporcionar as crianças ricas experimentações e sensações. Algumas regras entre os grupos de crianças deste local devem estabelecer que tudo o que foi manuseado deve ser guardado para que tenhamos um espaço livre, limpo e agradável, para que todos possam usufruir deste ambiente, deste modo estaremos educando-os para o convívio social. As regras funcionam da seguinte maneira, com uma turma por vez, uma a duas vezes por semana com permanência de 50 minutos, os horários são fixos para cada turma e é preciso que o professor coordene a aula de maneira bem lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com