TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPÍTULO 1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.1BREVE HISTÓRICO

Em 1967, com a aquisição do Externato São Judas Tadeu, uma escola com apenas 19 alunos, iniciava-se o grande sonho do professor Albano Parente: poder contribuir para a educação de crianças e jovens, formando grandes talentos, indivíduos capazes de conquistar sua autonomia, sua integridade, o respeito a si próprio e ao seu semelhante, valores indispensáveis à vida.

Essa história de trabalho começou numa casa familiar em Bento Ribeiro. Com muita determinação e idealismo, o projeto de transformar a pequena escola de 19 alunos em uma grande escola foi se consolidando até a construção de um prédio próprio, dedicado à educação.

Numa época em que o déficit escolar era muito elevado, o professor Albano Parente, decidiu buscar nas empresas, através de convênios, a parceria necessária para manter sua escola e prestar um grande serviço aos empregados das empresas e à comunidade, através da democratização de um ensino de qualidade.

Com muita visão educacional, espírito comunitário e a cooperação da sociedade organizada, de empresas e de grandes colaboradores, o projeto começava a prosperar e alçar voos mais audaciosos.

Com o sucesso do Externato São Judas Tadeu, surgiram outros projetos. O Colégio São Tomás de Aquino em Santa Cruz e o Colégio Santa Mônica em Madureira passaram a fazer parte dos mesmos ideais.  Em 30 de janeiro de 2004, inauguraram a unidade da Freguesia - Jacarepaguá.

Hoje, o Santa Mônica Centro Educacional, uma das maiores redes de ensino privado do país nos segmentos de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular conta com 13 unidades escolares, aproximadamente 13.500 alunos e está presente em diversos bairros do Rio de Janeiro e nos municípios de Seropédica e Maricá.

O grupo mantém ainda inúmeras ações sociais, dentre as quais se destacam duas unidades, que atendem a mais de 1000 crianças de Ensino Fundamental __ anos iniciais. Essas unidades são a Escola Padre Valério Pierpaoli, no município de Seropédica, região rural do Rio de Janeiro e a Escola Tia Neuma Gonçalves, no Complexo Desportivo da Vila Olímpica da Mangueira, em parceria com inúmeras empresas mantenedoras do projeto desenvolvido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

O Santa Mônica Centro Educacional teve a honra de ter em suas salas de aula e poder contribuir para sua formação e sucesso, pessoas que se destacaram em nossa sociedade, entre elas a cientista Zaquia Simone, pesquisadora brasileira da NASA, o jogador de futebol Ronaldo Nazário, o fenômeno, e a apresentadora Xuxa Maneguel.

LOCALIZAÇÃO

Endereço: Rua Geminiano Góis, 331 - Freguesia/Jacarepaguá. CEP 22743-670

CONTEXTO SOCIO ECONÔMICO

Freguesia é um bairro nobre de classe média e média alta da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisa com Tanque à norte; Pechincha à oeste; Cidade de Deus, Gardênia Azul, e Jacarepaguá à sudoeste; Anil à sul, e com a Floresta da Tijuca à leste, sendo oficialmente parte de Água Santa já na Zona Norte. Em 2010 sua renda média domiciliar era a 27ª melhor do Rio de Janeiro dentre 160 bairros avaliados, sendo considerado alto.

No bairro há áreas de lazer e cultura, assim como saneamento básico e

transporte público regular, e é um bairro tipicamente residencial. O local é de fácil

acesso pois dispõe de ônibus com destino diverso. Ao redor é possível

encontrar todo o tipo de comércio como padaria, supermercados, bancas de jornal,

farmácia entre outros. Assim como para lazer há praças e o bosque da freguesia.

 O bairro oferece instituições de ensino de nome conhecido como o Santa Mônica,  as crianças que nela estudam não infrentam a realidade de tiroteio de tráfico de drogras.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A escola tem a faixada de grade e com canteiros silvestres, sua estrutura é de dois andares.

No primeiro andar localiza-se a Secretaria, Recepção, Cantina, Sala dos professores, Sala da direção, Sala do SAT (Supervisão de Apoio Técnico), Salas de Supervisão Pedagógica e Supervisão Operacional, Enfermaria, Sala das turmas de Educação Infantil, Parque Infantil, Piscina Semi-Olímpica, Quadra de Esportes Poliesportiva, Refeitório, Tesouraria, Vestiários, Banheiros. No segundo andar que se dá acesso por meio de escadas e rampas encontra-se as salas das turmas de Ensino Fundamental I , Laboratório de Ciências, Sala de História e Geografia e banheiros. Já no terceiro andar é ultizado pelo Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré Vestibular, totalizando o número de 37 salas de aula nesta unidade, além da Sala de dança, Sala de Judô, Sala de Leitura, sala de Reunião, Laboratório de Informática e mais banheiros.

A estrutura física da unidade é maravilhosa, todos os ambientes amplos e refrigerados, com manutenção e limpeza. Estrutura adaptada para receber alunos cadeirantes  e banheiros de acordo com a faixa etária que irá utiliza-lo.  Cada turma tem cerca de 40 alunos e as sala os comportam confortavelmente. COMO DIVIDEM AS TURMAS?

Quem compõe a equipe Gestiva: Diretor da Unidade, Supervisor Pedagógico da Educação Infanfil e Ensino Fundamental I, 2 Supervisor Operacionais da Educação Infanfil e Ensino Fundamental I, Supervisor Pedagógico do Ensino Fundamental II E Ensino Médio , 2 Supervisor Operacionais do Ensino Fundamental II E Ensino Médio , 2 Orientadores Educacionais e Secretária Escolar.

- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

A proposta pedagógica do SMCE sustenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/96 e na visão de uma formação que visa ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Nossa proposta tem como pressuposto a compreensão de que a sala de aula não está restrita as quatro paredes, mas ao mundo, que vem se transformando, através das linguagens midiáticas e da tecnologia da informação, em uma grande sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com