TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DE UMA ESCOLA

Por:   •  15/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO

DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Ana Paula da Silva Santos – RA: 1649588

Bom Jesus da Lapa

2017

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

Colégio Estadual de Igaporã

Rua Minas Gerais – s/n – Bairro Alto do Cruzeiro – Igaporã - BA

Telefone: (77) 3460-1599

Instituição mantida pelo Governo Estadual da Bahia

2. Análise crítica do ambiente físico

A localização da escola é compatível com o acesso da clientela. Por se tratar de uma cidade pequena e da escola está localizada num bairro bem centralizado, a mesma se torna acessível aos alunos e toda comunidade.

O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica, pois é uma escola grande. Possui sala de vídeo, sala de reuniões para os pais, pátio para fazer eventos e desenvolver culminância de projetos pedagógicos, possibilitando a escola trabalhar de acordo com sua proposta e desenvolver as suas atividades pedagógicas.

O espaço físico nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório de informática, no refeitório, na quadra de esportes e outras dependências está adequado ao número de alunos. A escola não possui salas-ambientes.

2.1 Utilizações da biblioteca, do laboratório e de outras dependências

Os alunos fazem atividades de pesquisa e leitura na biblioteca, utilizando com frequência este ambiente, assim como a quadra de esportes é utilizada todos os dias pelos alunos e professores para desenvolver as atividades de Educação Física. Estes dois ambientes atingem seus objetivos. Já o laboratório de informática não atinge seus objetivos, pois se usa muito pouco. No momento a escola não tem disponível um professor ou monitor para acompanhar os alunos e monitorar suas atividades no laboratório. Em relação aos banheiros dos alunos vale salientar que algumas portas estão necessitando de conserto, pois as mesmas estão com fechaduras quebradas e não fecham.

3. Características da gestão escolar

A elaboração da proposta pedagógica foi realizada com a participação ativa de professores, pais, alunos, direção da escola e membros representantes do Colegiado Escolar. O regimento escolar é unificado para o estado da Bahia, porém a escola faz alguma adaptação de acordo com a necessidade da mesma. O Colegiado Escolar é um conselho da escola formado pela direção, representantes dos pais, alunos e professores. Todo mês é realizada uma reunião do Colegiado Escolar para solucionar problemas que surgem no ambiente escolar, para tratar de assuntos importantes relacionados aos alunos, falta de professores e outras demandas da escola.

Documentos como proposta pedagógica, entre outros e entrevista com a direção da escola demonstra uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna), onde todos participaram da programação e planejamento do ano letivo.

4. Organização administrativa e pedagógica

Organograma do Colégio Estadual de Igaporã

⦁ Cursos oferecidos: Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – Tempo Formativo II – Etapa V e Tempo Formativo III – Eixo VI e Eixo VII

⦁ Número de classes: 32 classes no total, 14 salas de aula.

⦁ Horários: Turno matutino – 07:10 às 11:30, vespertino – 1:00 às 5:20, noturno – 19:00 às 22:00

Em relação aos cursos oferecidos, horários e ao calendário escolar, a escola segue as orientações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O número de classes é de acordo à quantidade de alunos matriculados.

O horário destinado à permanência dos professores na escola é de 5 horas/aula por semana, coordenado pelos articuladores da área e pela coordenação pedagógica do NTE – Núcleo Territorial de Educação.

Os planos de ensino são elaborados por curso e por área baseados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos.

O sistema de avaliação é feito pelos professores durante as três unidades do ano letivo, através da participação do aluno durante as aulas, provas, trabalhos e atividades. A média de nota por unidade é 5 pontos. A recuperação se dá no final do ano através de uma prova para que o aluno alcance a média final 5,0.

Ao final de cada unidade a escola faz uma reunião com os pais dos alunos em cada turno e por curso com seus respectivos professores. O objetivo desta reunião é entregar os boletins de notas e haver o diálogo entre pais e professores sobre a situação de cada aluno. Nestas reuniões a escola interage e informa aos pais sobre a aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento. Infelizmente ainda existe alguns pais que não participam da vida escolar dos filhos e faltam a estas reuniões.

5. Outras atividades desenvolvidas pela escola

Algumas atividades de interação com a comunidade são desenvolvidas através de palestras na unidade escolar, projetos educativos em datas comemorativas, como festas juninas, dia das mães e outras. Foi realizado um trabalho na área de saúde através de uma parceria entre a escola e a Secretaria de Saúde Municipal.

A escola não desenvolve outras atividades como associação de pais e mestres, grêmio estudantil, programas ou projetos especiais.

6. Levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (573.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com