TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA DE ACOLHIMENTO LAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Por:   •  16/11/2022  •  Abstract  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]            PODER EXECUTIVO

         MUNICIPIO DE VILHENA

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CASA DE ACOLHIMENTO LAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Projeto

[pic 2]

Vilhena-RO

2022

        

IDENTIFICAÇÃO:

Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Vilhena

Casa de Acolhimento Lar da Criança e do Adolescente.

Endereço: Rua 45, n° 1050, Bairro Jardim Eldorado- Vilhena RO.

Telefone: 3322-2821

E-mail: abrigoVHA@gmail.com

Coordenação: Maximiliano Machado

Assistente Social: Jackeline Alves Kramer

Pedagogo (a): Priscila de Almeida Pires

Órgão responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social.

Município: Vilhena/RO.

Elaboração do projeto: Priscila A. Pires

Desenvolvido: Priscila Pires-Pedagoga e Cuidadora - Sônia

Introdução:

        A casa de acolhimento Lar da Criança e do Adolescente, denominada como “ABRIGO”, inaugurada no ano de 1995, está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, mantidos com recursos da União e do Município de Vilhena/RO, integrante dos serviços denominados de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Desde a data de inauguração da instituição considera-se que a Casa de Acolhimento perpetua por momentos de transformações, momentos estes que são avaliados de maneira positiva.

         O presente projeto vem complementar a está instituição  uma ação através das produções cinematográficas, através de filmes e animações aliados a discussões, debates e reflexões sobre diversos temas do nosso cotidiano.

     A linguagem audiovisual propicia a comunicação entre as crianças e adolescentes os conteúdos criam um ambiente reflexivo, no qual é possível contrastar, relacionar e inclusive, e instigam diferentes leituras  e possibilitar reflexões por meio da leitura fílmica, propiciando assim, a interação com questões socioculturais.

       Hoje, é importante que a instituição possa  ofereça as crianças e adoelscentes formas de refletir por meio de uma das principais linguagens da atualidade - a cinematográfica -, pois a leitura das imagens em movimento, entre outros aspectos, pode contribuir para que eles amplie cada vez a sua visão de mundo. A cada produção, novos olhares, emoções e experiências se renovam fortalecendo as reflexões para a vida.

        Dessa forma, a realidade e a ficção revelam, representam e questionam valores e ideias a serem discutidos.  Ademais, a utilização de filmes no contexto Institucional podem auxiliar na formação da sensibilidade do ser humano. Sabe-se que as linguagens dos filmes envolvem as crianças e adolescentes em novos contextos, permite a eles outros olhares que o impulsionam a reflexões, aspecto que o faz criar ideias, (re)inventar a sua realidade, além de construir ou quebrar antigos paradigmas.

OBJETIVO GERAL

    Proporcionar por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelos filmes, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo. Além disso, estimular as crianças e adolescentes, a observação, a capacidade de julgamento, a sensibilidade e a experiência estética.

Objetivos específicos:

  • Criar diferentes situações através dos filmes nos quais as crianças e adolescentes possam refletir e debater sobre o tema.
  • Desenvolver a socialização destas análises, comentando,

confrontando, comparando, problematizando e sistematizando o que for apresentado.

  • Ampliando a visão de mundo por meio do diálogo que favorece a sociabilidade, inclusão e o respeito às diferenças;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Explorar as emoções; e como lidarmos com elas nas divergências do dia a dia.
  • Possibilita a troca de experiências.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

      A utilização de filmes como formas pedagógicas nesta instituição, com escolhas de temática ou gênero, pode despertar na criança e adolescente o interesse pelo conhecimento e o despertar de traços como empatia, criatividade, consciência ambiental e respeito pelo que é diferente. Elas estimulam a imaginação dos pequenos, semeiam ideias e aguçam a curiosidade sobre questões relevantes na atualidade por meio de uma linguagem acessível e divertida, além de possibilitar a liberdade de pensar e de aprender de um modo diferente e desenvolver uma das mais importantes competências socioemocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com