TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS NATURAIS NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  11/2/2019  •  Ensaio  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA

CENTRO DE FILOSOFIA LETRAS E EDUCAÇÃO-CENFLE

CURSO DE PEDAGOGIA 7º PERIODO NOITE

DISCIPLINA: CIENCIAS NATURAIS NAS SERIES INICIAIS

PROFESSOR: RENATO CARNEIRO

ACADEMICOS: Erilanne Alexandre de Sousa

                           Eva Vilma Lima Araújo Brandão

                            Francisca Thays Sousa de Abreu

        Francisca Valdineiva Viana de Mesquita

        Raimundo Marcelino Rodrigues Neto

        Sabrina Silva de Sousa

        Simone Vale de Azevedo Simplício

Resumo

SOBRAL/CE

08/MAIO 2018

A feira de ciências faz parte do cronograma da disciplina Ciências Naturais nas Séries Iniciais do sétimo período do curso de pedagogia da UVA. A mesma é ministrada pelo professor Renato Carneiro, sendo ela item obrigatório para a obtenção de nota. Antes de começarmos a produção da feira, tivemos algumas aulas expositivas e momentos para a preparação do evento. Depois de muitas discussões decidimos trabalhar um tema bastante pertinente aos dias de hoje, algo considerado de grande relevância e fundamental para o aprendizado das crianças, onde trabalhamos a consciência coletiva no diz respeito ao uso adequado da água. Assim, adotar por meio de atitudes cotidianas medidas de valorização e respeito ao consumo da água, a partir de uma postura crítica.

Sabemos que a água é algo vital aos seres humanos, no entanto, é sabido que seu mal uso e as modificações do homem que ferem o meio ambiente, está contribuindo fortemente para uma futura escassez no planeta. Este assunto, talvez, seja o problema mais discutido pelas autoridades de todos os países do globo, motivo pelo qual nós como educadores estarmos sempre trabalhando esse assunto em sala de aula, pois entendemos que somente as futuras gerações podem mudar essa realidade.

A feira foi desenvolvida visando proporcionar aos nossos colegas do curso de pedagogia, uma aproximação dessa problemática.

Assim, visando pôr em prática o aprendizado que adquirimos até o presente momento, planejamos uma atividade que pudesse ser mostrada de forma concreta e abstrata aos educandos e para que eles tivessem maior contato com o tema. Esse planejamento se deu inicialmente pela escolha do tema e posteriormente com a elaboração de um plano de aula no qual definimos os objetivos possíveis, viáveis e disponíveis.   Então, estabelecemos os critérios de avaliação para o processo de execução e os prazos e etapas para realização.

A efetivação dessa apresentação de aula prática ocorreu na Universidade Estadual Vale do Acaraú, na área de convivência do bloco de Pedagogia no dia 24/04/2018 por volta das 19h30min. Então, foi aberta a Feira de ciências para o público que se encontrava presente. Na ocasião apresentamos uma maquete construída por nós onde mostramos as mais variadas formas de utilização da água. Trazendo questionamentos importantes sobre nossa realidade e sempre perguntando os participantes quais eram suas realidades quanto à água,a partir desse primeiro momento passamos para atividade pratica a qual explicamos como seria realizada a experiência com a água,onde utilizamos uma garrafa pet, um pouco de área e algumas pedrinhas montamos um filtro de água capaz de retirar até grandes quantidades de impurezas da água, para isso foi preciso que cortássemos  a gargalo com uma tesoura, onde na parte do gargalo colocamos um chumaço de algodão no bico da garrafa, depois forramos com a areia e as pedrinhas em cima, depois encaixamos a parte do gargalo com a outra a parte vazia que sobrou do gargalo, dessa forma o fundo da garrafa serviu como reservatório enquanto a parte do bico filtrava por cima.Ainda a água que utilizamos era bastante barrenta e quando filtrada ficou bem mais clara, durante a apresentação dessa atividade podemos perceber o real entusiasmo dos visitantes perante a explicação e demonstração do método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com