TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO TEXTO: COMO DESENVOLVER A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS?

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2][pic 1]

Regina Maria Rabello Borges cursou Licenciatura e Bacharelado em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1970), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Doutorado em Educação pela PUCRS (1997). É professora aposentada no Magistério Público Estadual do Rio Grande do Sul desde 1995 e foi professora adjunta da PUCRS até fevereiro de 2014, atuando na Faculdade de Biociências (Graduação) e na Faculdade de Física (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática), com ênfase nos seguintes temas: Museu Interativo e Educação em Ciências, Filosofia e História das Ciências, Educação Inicial e Continuada de Professores de Ciências, Interdisciplinaridade.

Com o presente texto Borges busca por meio de a perspectiva construtivista responder o questionamento proposto, para isso a autora inicia contextualizando o processo de aprendizagem, citando Ausubel quando diz que conhecer e construir significado, destacando a importância da valorização do conhecimento prévio do aluno, adquirido através das experiências. No entanto a autora destaca que não basta apenas questionar ao aluno sobre o que ele já sabe, é necessário proporcionar condições para que este expresse seus conhecimentos.

“Não basta perguntar-lhes o que conhecem sobre um assunto a ser trabalhado em aula. É importante proporcionar-lhes condições para expressarem o que pensam e acreditam, através de jogos, desafios e solução de problemas.”

A autora destaca, portanto um esquema de como trabalhar de forma que a introdução de novos conhecimentos se dê de forma mais proveitosa, explorando o já existente e incentivando o desenvolvimento de habilidades e interesses ampliando a construção de conceitos, principalmente em atividades em grupo.

No ensino de ciências como em qualquer processo de ensino-aprendizagem não existe receita pronta, respostas prontas que apresente um passo a passo sobre como ensinar, a sala de aula nem sempre acontece aquilo que planejamos ou que estava previamente programado, para isso é preciso uma desenvoltura que permita ao professor trabalhar com os elementos que lhes são fornecidos. O objetivo do professor é contribuir para o processo de formação do aluno, no entanto, como as variáveis são muitas, necessário se faz um direcionamento, assim a autora apresenta algumas idéias de como explorar de forma mais proveitosa.  

Dessa forma inicia-se um ciclo onde um primeiro passo culmina nos questionamentos acerca do tema, passando para atividades de exploração do conhecimento prévio que é o ponto de partida para a aprendizagem, através de jogos, brincadeiras, desafios em que o aluno de forma lúdica possa expressar o que conhece do tema, após é necessário definir o plano de trabalho com os alunos, desenvolver atividades concretas, para a melhor assimilação e construção de significado, a exploração dos resultados poderá se dar através de reflexão e discussão, para que assim a aprendizagem de conceitos envolvidos tenha sentido, podendo complementar com consultas a livros e especialistas. Os resultados, por fim, poderá ser através de relatos e apresentações.

Assim percebemos que a aprendizagem de ciências nas séries iniciais não é um processo linear e envolve muitos fatores que influenciam no processo de ensino aprendizagem. O conhecimento quando é bem embasado e experienciado proporciona ao aluno uma ampliação o conhecimento de mundo e do conhecimento de si próprio, desenvolvendo assim capacidades d falar, escrever e comunicar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com