TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA I

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

01. Elabore uma síntese sobre a teoria “Big Bang” e apresente mais 2(duas) teorias sobre a origem do universo, comparando-as com a teoria aceita cientificamente.

R. Em estudos cientistas descobriram que as galáxias estão se afastando cada vez mais e chegaram a conclusão que toda material do universo estava concentrada em uma are extremamente pequeno, até que explodiu em um evento violento e partir da qual começou a expandir.

Teoria de criacionismo que é a ideia que um Deus criou todo o universo e os seres vivos de forma sobrenatural e a partir do nada, a criação se deu por meio de falas divinas de Deus.

Teoria “e se tudo for um ovo”, todo o universo e tudo o que acontece nele seria o desenvolvimento de um novo Deus. E assim todas as pessoas que vivem na terra seriam na verdade um único ser, exemplo quando uma pessoa mata alguém, esta matando a si mesmo.

02. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1996), defina Ciências Naturais. Justifique, com suas palavras, a importância das Ciências Naturais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

R. A ciência natural estuda todas as disciplinas cientificas que se dedicam ao estudo da natureza, tratam dos aspectos físico da realidade química, biológica e Astronomia, E são importante às crianças, por que traz uma proposta para a vida, observar tudo o que esta ao redor, aprende, pensa, questiona e principalmente ver que faz parte de tudo e assim cuidar ambiente em que vive.

03. Com base na leitura dos tópicos sobre a origem do universo, elabore uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, que contemple o conteúdo sobre o sistema solar e seus componentes. Identifique a turma/série/ano, o material utilizado e como o conteúdo será desenvolvido.

R. Conteúdo: O sistema solar.

Serie: 4º ano

Componente: Entender que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra, e identificar as plantas do sistema solar.

Desenvolvimento: Conversar, leituras de textos, utilizar cartazes e atividades orais e escritas.

Material: Quadro, giz, cartazes, livros e textos impressos.

Avaliação: Observar atividades em sala e participação das aulas, desenvolvimento das aulas, e teste escritos.

04. Explique por que o conteúdo sobre o Universo deve ser trabalhado na disciplina de Ciências.

Porque conhecimento cientifica este presente em tudo desde a roupa que usamos ate um anel que usa se nos dedos, É, portanto um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e sua transformação.

05. Com base na leitura dessa Unidade, analise os dados abaixo e responda:

Percebe-se que os dias e as noites variam em determinados países. Por exemplo, enquanto é dia no Brasil, no Japão é noite.

a) Como isso pode ser explicado?

b) Qual o movimento responsável pelas sucessões de dia e noite?

c) Descreva como esse movimento ocorre.

R. Os fusos horários existem em razão da forma esférica da terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza. O movimento de rotação corresponde ao giro que a terra executa em torno de si mesma esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste e tem duração aproximadamente 24 horas.

06. Pesquise sobre a teoria da biogênese e a teoria da geração espontânea ou abiogênese.

R. A teoria da abiogênese afirmava que a vida surgia de material sem vida, Aristóteles foi um dos filósofos era um dos defensores dessa teoria. Essa teoria dizia que criar um ser vivo era bastante simples, por exemplo, criar ratos a partir de roupas sujas e alguns grãos de trigos, fazendo essa mistura, era só esperar alguns dias e tiramos o novo ser.

Teoria de biogênese é a produção de vida, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, exemplo um rato não pode nascer a não ser de outro rato.

07. Alguns cientistas criaram hipóteses para explicar o surgimento e a evolução das espécies de animais e vegetais que existem no nosso planeta. Pesquise e responda:

a) Com base no raciocínio de Lamarck, como seria explicado o aparecimento do longo pescoço das girafas?

R. Segundo Lamarck o pescoço comprido das girafas se desenvolvem à medida que elas precisam comer folhas das arvores mais altas. Devido a modificações no ambiente causam alterações nas necessidades dos seres vivos, o que leva a uma alteração de comportamento, e assim são alterados as utilizações e o desenvolvimento dos órgãos de cada individuo e interferindo na forma da espécie.

b) E como Darwin explicaria a existência desse longo pescoço nas girafas?

R. Para Darwin a mudança a mudança de estrutura de alguma espécie era devido a transformação no ambiente e seria uma resposta do organismo a essa variação, quaisquer mudança ocorrida em um individuo seria transmitida para sua prole.

c) Pesquise outros exemplos de órgãos ou estruturas corporais que se extinguiram com a evolução.

R. As condições que os organismos passam e exercer não são transmitidos para as gerações futuras. Exemplo: alguém que faça musculação e desenvolve músculos não passara essa característica de ter musculo para seus filhos.

08. Elabore uma tabela comparativa das regiões da Terra com suas principais características.

R. Norte: A região norte abriga os dois maiores estados em territórios no país, Amazonas e Para Presença de manguezais, clima tropical de atitude, solos férteis e rede hidrográfica modesta. Densamente povoada, com a presença de significativos polos industrial e agricultura mecanizada, presença de siderurgias e petroquímicas.

Regiões nordestes: Apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais: relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essas regiões, foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zonas da mata, meio norte, agreste e sertão. Existência de mares mata atlântica que passou por imenso desmatamento, Solos férteis como a terra roxa. Região densamente povoada, com significativa predominância da atividade mineradora, predomínio da atividade extrativista.

Centro-oeste: Clima, relevo, vegetação e hidrografia, a região centro oeste brasileira é a segunda maior em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com