TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLUBE DA LEITURA: PAIS, ALUNOS E PROFESSORES

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Camila Regina Pereira

RGM: 19874553

POLO: Uberaba

TUTOR: Adriana Bento

ATIVIDADE 2 – CONTACAO DE HISTORIAS

CLUBE DA LEITURA: PAIS, ALUNOS E PROFESSORES

Introdução

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. Este é o primeiro passo para se tornarem leitores literários.

A biblioteca é indispensável na escola tendo em vista que favorecerá o contato da criança com todo o tipo de material escrito, principalmente nas classes populares, onde muitas vezes as crianças se encontram afastadas do mundo letrado. A partir desse ambiente alfabetizador, as crianças irão percebendo as funções sociais da leitura e da escrita e se apropriando deste mundo que antes lhes era indiferente e sem significado. Desta forma a biblioteca torna-se o melhor parceiro do professor e da comunidade escolar (pais/responsáveis), pois proporciona uma variedade de materiais para manipulação e exploração, bem como para efeito visual.

Justificativa

A história contada é um importante instrumento que contribui para a formação integral do aluno. Quanto mais contato a criança tiver com a literatura e as narrações, mais instrumentos ele terá para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.

Objetivos Geral

        Ampliar os horizontes da leitura socializando as crianças através da contação de histórias, desenvolvendo nelas a linguagem, a memória, o raciocínio a melhora da concentração e do vocabulário, com ajuda dos professores, pais/responsáveis.

Objetivos específicos

  • Despertar nas crianças o prazer e o interesse pela leitura.
  • Estimular a imaginação, a criatividade, a escrita e a interpretação.
  • Envolver os pais/responsáveis no projeto.

Desenvolvimento

Na turma de 4 e 5 anos, teremos a “Sacola da leitura”: uma vez por semana uma criança, através de sorteio terá oportunidade de ir à biblioteca, conhecer o espaço e escolher um livro de literatura infantil e levar para casa, acompanhado de um caderno no qual a criança, pais/responsáveis devem registrar a história e como foi o momento de leitura em família. No final da semana, faremos uma roda onde a criança irá recontar a história aos colegas e professores.

Avaliação

        A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento das mesmas. Tendo objetivo analisar o trabalho e se houve aprendizado.

Referencias:

PROJETO ESCOLA VOVÔ TIANA (Onde estagiei)

PROJETO ESCOLA PEQUENO PRINCIPE (Onde meu filho estuda)

Observei os dois Projetos, adaptei e montei minha própria proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com