TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIA E DESEMPENHO LINGUISTICO

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  4.878 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades referentes às aulas 1 e 2

1 - Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas, expondo acerca dos estudos sobre a linguística, assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala ou da escrita. A linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo científico da linguagem. Surgiu no final do século XIX e o fundador dessa ciência foi o suíço Ferdinand de Saussure. Em 1916, provocou polêmicas referentes à distinção entre a língua (o sistema) e a fala (o uso) e na definição de signo linguístico (significado e o significante).

Desde a antiguidade já se estudavam as línguas e a linguagem e no final do século XVIII, linguistas descobriram que todas as línguas têm conexões e vem de um mesmo ancestral, e somente a partir daí começou o estudo das mudanças na língua e línguas pré-históricas onde é chamada linguística histórica. Depois disso começou a linguística moderna e geral.

De acordo com Saussure alguns princípios da linguística são: sincronia e diacronia, língua e fala, arbitrariedade lingüística e linearidade lingüística. A lingüística abrange diversas áreas: Linguistica Textual, Analise da Conversação, Analise do Discurso, Historia das Ideias Linguisticas, Sociolinguisticas, Neolinguisticas, Psicolinguisticas, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas.

2-

2- Explique em um pequeno texto de, no máximo 10 linhas, onde, na tira, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

A tirinha mostra claramente Chico Bento querendo saber suas notas, onde fez uma pergunta para a professora. Um caso de Competência, pois ele sabe exatamente o que fala, apenas não sabe o modo certo de se expressar. O conhecimento da língua que o Chico possui é precário, talvez causado pela falta de estudo ou pela região onde ele vive (roça).

Já em relação à fala da professora ela tem o conhecimento da pergunta do Chico, ela sabe sobre o assunto, porém consegue verbalizar de uma maneira específica, o que caracteriza o desempenho. Ela conhece o assunto e sabe transmitir à outra pessoa. Ela sabe verbalizar, fazer. Ela tem o conhecimento e o desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com