TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

A infância é marcada pela fase do brincar, é na infância que a criança se inteira do mundo em que vive, é nessa fase que a aprendizagem se desenvolve. Através das brincadeiras a criança desenvolve e aprimora capacidades como a imaginação, socialização, atenção, dentre tantos outros aspectos importantes para a vida.

Ao observar as brincadeiras das crianças podemos compreender a maneira como elas observam o mundo, como demostram os seus sentimentos, frustrações ou preocupações cotidianas, através das brincadeiras as crianças podem passar mensagens que não seriam observadas em atividades comuns na sala de aula. Assim os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos são de extrema importância para o bom desenvolvimento dos alunos, já que através da brincadeira a criança pode demonstrar algo que não consegue expressar através das palavras.

A utilização de materiais recicláveis nos jogos e brincadeiras contribui positivamente na construção e percepção de valores importantes para o desenvolvimento infantil, como sobre a importância da preservação ambiental. Utilizar materiais reciclados para a construção de brinquedos aguça a imaginação, criatividade, conscientização, dentre outras caraterísticas importantes á vida.

Vai-e-vem é uma opção simples e divertida que pode ser trabalhada em sala de aula.

Para a construção, serão necessários, garrafas PET, argolas de garrafas PET, barbante e fita adesiva. É necessário cortar as garrafas PET ao meio, e separar as metades superiores das garrafas. Em seguida devem-se passar dois pedações de barbante pelo gargalo das garrafas, o tamanho do barbante irá depender da idade das crianças que irão utilizar o brinquedo. Em seguida amarre uma argola em cada ponta do barbante. Cole as duas metades superiores das garrafa utilizando a fita adesiva no meio. Pode-se também utilizar fitas coloridas para a decoração. O processo pode ser feito com a ajuda dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com