TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE HÍDRICA X EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

                       CRISE HÍDRICA X EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho da disciplina de Educação Ambiental do curso de Graduação, Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do professor Suelen



                                              SUMÁRIO

Introdução: .......................................................................

Objetivos: ..........................................................................

Crise Hídrica: ....................................................................

Sistema Cantareira: ..........................................................

Educação Ambiental: ........................................................

Considerações Finais: ......................................................

Bibliografia: .......................................................................

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre a “Crise Hídrica x Educação Ambiental”, mais concretamente sobre a importância do conhecimento da Educação Ambiental e as causas da crise. Está organizado em 3 partes, onde na parte 1 abordaremos o assunto específico da “Crise Hídrica”, na parte 2 “o que é o Sistema Cantareira”, na parte 3 O que é Educação Ambiental, e sua importância nas escolas”. A metodologia abordada foram pesquisas bibliográficas, enriquecido com alguns conhecimentos que adquirimos até os dias de hoje.

OBJETIVOS

Conscientizar a população sobre a crise hídrica, com relação ao gasto de água com o uso inapropriado. E a Educação ambiental sendo uma forma de explicar e ensinar para as pessoas a forma de cuidar melhor do meio ambiente.

CRISE HÍDRICA

O que é Crise Hídrica?

O Brasil possui 8% de toda a água doce existente no planeta, mas a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira e os seus efeitos já podem ser vistos em diversas localidades. Ainda que a água seja considerada uma fonte inesgotável o seu uso sem consciência vem causando consequências cada vez mais perigosas para a população e se não for tomada providencias cabíveis esse bem precioso e indispensável para a vida será limitado.

As causas são inúmeras para esta Crise, como a urbanização que aumenta a poluição dos rios e dificulta o acesso á água potável, junto com todos outros divergentes, como: verticalização, impermeabilização do solo, falta de planejamento, sobrecarga do sistema de abastecimento e coleta, desperdícios e uso sem controle e consciência.

A Falta de Planejamento é um motivo x para esta crise. A crise já era prevista desde 2001, e mesmo assim não foram tomadas medidas, como armazenamento maior de agua, posição do governo para um melhor planejamento público. A crise de água não é consequência apenas de fatores climáticos e geográficos, mas principalmente do uso irracional dos recursos hídricos. Um fato primordial é que a água não é tratada como um bem estratégico no pais, a falta de integração entre a politica nacional de recursos hídricos e as demais políticas públicas, os graves problemas na área de saneamento básico (apenas 20% do esgoto coletado passa por tratamento) e a forma como  água doce é compreendida, isso que a maioria julga como um recurso sem Fim.

Além da fala de conscientização da população em relação ao uso de água de forma inconsciente, ressalta-se que as empresas assim como a área agrícola também faz uso da grande parte de água potável, sem se preocupar com a grande quantidade gasta e além de tudo sem desenvolver meios mais econômicos, se tem também o grande descaso com os meios de distribuição hídrica que na maioria das vezes estão em situação precária (com vazamentos e até mesmo quebrados) e assim ficam esquecidos. A Sabesp estima que em São Paulo 25% da água se perca no caminho entre as distribuidoras e as torneiras das residências.

Outro fator importante que esta ligada com a crise hídrica é a Poluição, não somente das praias frequentadas por banhistas sem nenhum respeito e conscientização, mas também rios e lagos sendo poluídos por esgotos e resíduos químicos de fabricas e residências. Percebeu-se que com o aumento da desertificação e poluição do ar causando o aquecimento global ocasiona a falta de chuva ou até mesmo chuvas cada vez mais acidas e improprias para o consumo.

A água n mundo existe em três formas: sólida, liquida e gasosa, porem para o consumo é necessário que se faça o ciclo da agua para se transformar em chuva para assim a população usar de forma apropriada. A falta de chuva aparece como grande culpada da crise hídrica, pois sem chuva não há o abastecimento das represas responsáveis pelo abastecimento de água, porem a crise não é apenas responsabilidade da natureza e sim de vários fatores decorrentes do mau uso.

SISTEMA CANTAREIRA

O Sistema Cantareira é um conjunto de represas criado nos anos 1970 como resposta ao rápido crescimento populacional em São Paulo. As represas ficam nas nascentes da bacia do Rio Piracicaba, a cerca de 70 quilômetros da capital. Para manter os reservatórios cheios, o sistema depende das chuvas de verão. Nos primeiros meses de 2014 choveu menos da metade que se espera neste período. Desde 2013, a chuva á estava abaixo da medida na região. Sendo que a dois anos antes choveu o suficiente para que o sistema operasse com um nível superior a 100%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com