TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL X DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  9/3/2017  •  Artigo  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Resumo..........................................................................................................................

1. Introdução..................................................................................................................

2. Desenvolvimento.......................................................................................................

2.1 Deficiência Intelectual..............................................................................................

3.Conceito De Currículo.................................................................................................

3.1Currículo Funcional Natural......................................................................................

4. Desenvolvendo O Currículo Na Deficiência Intelectual.............................................

5. Metodologia...............................................................................................................

6. Considerações Finais................................................................................................

CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL X DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CRISPIM, Karina Helena dos Santos.

 KOTTEL, Annemaria.

RESUMO

O presente artigo aborda a necessidade de uma adaptação curricular que favoreça a estimulação do deficiente intelectual. O objetivo geral é obter uma significante melhora no desempenho do ensino aprendizagem desses educando de maneira a atender suas necessidades e dificuldade especifica. Embora a deficiência intelectual seja um fator que deixa evidente as dificuldades e desempenho de aprendizagem do aluno, causando limitações e prejuízos nas habilidades de coordenação motora, cognitivo, e autocuidado. Dentro das especificações estão inúmeras complexidades que envolvem dificuldades e habilidades no desenvolvimento da aprendizagem, dai a importância de se aplicar o currículo funcional no cotidiano de maneira geral, sendo uma proposta que ofereça o desenvolvimento e a integração do aluno com deficiência dentro do dia a dia, o projeto currículo funcional natural visa melhorias na qualidade de vida de modo a propiciar autonomia ao realizar suas atividades de vida diária.

 

Palavras chaves: Deficiência, Intelectual, Currículo, Funcional Natural.

1 INTRODUÇÃO

Vemos na educação especial que o aluno deve ter participação integral na escola fazendo parte do meio em que vive.

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases Educação), é direito a todos a uma educação com qualidade, sendo alunos com educação especial ou “ditos normais”, onde é garantida ao aluno sua integração total e parcial dentro do âmbito escolar.

Sendo direito de todo aluno sua participação e aprendizagem dentro do currículo pedagógico, sendo parte principal, de cada aluno sua atuação em sala, principalmente em se tratando do aluno com deficiência Intelectual, onde o mesmo devera ser trabalhado de forma diferenciada e até mesmo individual.

Há tempos atrás alunos com deficiência eram vistas com desprezo e rejeição, alguns eram até submetidos a sacrifícios, e que muitas vezes por falta de conhecimento os familiares permitiam atos de barbáries, mas essa prática era considerada como um ato natural da época.

No decorrer do tempo pelas doutrinas cristãs houve um olhar mais voltado para o interior das pessoas, o carinho e a influência do amor ao próximo fez com que esses atos se extinguissem.

 Depois de grandes trajetórias nas atualidades, hoje, os programas de educação especial são melhores e mais compreendidos sendo aceitos com grande valia nas atuações de aprendizagem onde o aluno compreende através da prática.

Na década de 70 as pessoas com deficiência eram consideradas como:

Aleijado; defeituoso; incapacitado; inválido. Estes termos eram utilizados com frequência até a década de 80. A partir de 1981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão pessoa deficiente. O acréscimo da palavra pessoa, passando o vocábulo deficiente para a função de adjetivo, foi uma grande novidade na época. No início, houve reações de surpresa e espanto diante da palavra pessoa: "Puxa, os deficientes são pessoas?" Aos poucos, entrou em uso a expressão pessoa portadora de deficiência, frequentemente reduzida para portadores de deficiência. Por volta da metade da década de 90, entrou em uso a expressão pessoas com deficiência, que permanece até os dias de hoje (SASSAKI, 2003, p.3).

No dia 14 de Julho de 2005 instituiu se o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadora de Deficiência ficou datado como todo dia 21 de setembro de cada ano; próximo ao dia da árvore e a da primavera, com intuito de representar o nascimento e contestar o direto a cidadania como qualquer outra pessoa.

Portanto, veremos a seguir o significado da deficiência intelectual, quais são as causas e consequências e também a importância que o projeto Currículo Funcional Natural vem proporcionar na vida e na aprendizagem de quem foi afetado pela deficiência, faremos também menção como o professor deve intervir e conduzir esse processo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A Deficiência Intelectual caracteriza-se o funcionamento do QI abaixo da média populacional é associado a pelo menos duas áreas de habilidades (a comunicação, o autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança) e que deve ser analisados antes dos 18 anos. 

Conforme (BUENO, Silveira- minidicionário pag. 183). A palavra deficiência significa: Imperfeição falta, lacuna. Deformação ou insuficiência de uma função física ou metal.

         (PAULON, 2007) em 1983 houve relata alguns acréscimos de definição quanto à deficiência intelectual e desde então essa data foi interpretada como um estado de funcionamento sendo assim passa a ser uma interação deste indivíduo com limitações com o meio e o contexto em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com