TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOSSIÊ ÚNICO

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.887 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

DOSSIÊ ÚNICO

MÓDULO

LIBRAS

        

Acadêmico: Karina de Melo

Professor: Argemiro Aluísio Karling

Turma: Terra Roxa        Data: 13/08/2017

        

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA LIBRAS

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Destaque os fatos marcantes relacionados ao contexto histórico, mundial e nacional, da educação de surdos.

Resposta: A educação de surdos no Brasil e no mundo passou por inúmeras situações até ter sido regulamentada em 2002. Por não ter muitos registros escritos sobre isso, é difícil precisar suas origens, mas há relatos datados de 1644 em um livro inglês falando sobre pessoas surdas e mudas poderem se comunicar através de sinais. Em 1809 na Inglaterra, foi fundada a primeira escola para surdos. Em 1817, é fundada a primeira escola permanente para surdos em Harford, Connecticut. A partir daí, inúmeras escolas públicas americanas passaram a adotar a Língua de Sinais, até sua total aceitação em 1835, o que propiciou um elevado grau de escolarização entre os surdos, levando muitos deles a também se tornar professores de surdos. Em 1880, o Congresso de Milão baniu a educação de surdos que só foi retomada após 1940. No Brasil, foi fundado o Instituto Nacional de Surdos- Mudos, por uma lei de D. Pedro II datada de 1857, mediante a boatos de que o interesse por essa modalidade de educação seria devido à princesa Isabel ter um filho surdo e ser casada com um deficiente auditivo. Em 1873 foi publicado um documento com ilustrações de sinais separados por categorias explicando a Língua Brasileira de Sinais. Em 1969, Eugênio Oates publicou um pequeno dicionário de sinais, e somente em 2001 foi lançado em São Paulo, o Dicionário Enciclopédico Ilustrado de LIBRAS. A LIBRAS é  reconhecida como Língua Brasileira de Sinais em 2002 através da publicação de leis que legitimam e dão direito aos surdos de serem educados através da língua de sinais, tornando-a assim sua língua materna.

  1. Realize uma pesquisa na internet a respeito do histórico e objetivos da FENEIS (FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS) destacando recursos ou ferramentas voltados à escolarização de surdos. (http://www.feneis.org.br)

Resposta: O Sistema Feneis é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1987, a fim de defender as políticas linguísticas, educação, cultura, saúde, assistência social e direitos da comunidade surda brasileira. Tem como missão o envolvimento da comunidade surda, garantindo-lhe identidade própria e singular, através do desenvolvimento de ações educacionais, estimulando a autonomia pessoal, valorização do ser humano e sua interação com diversos modos de pensar, agir e sentir. Desenvolvem cursos de formação inicial e continuada, qualificação e ações extensivas, buscando suprir as necessidades profissionais do mercado de trabalho. Visam à capacitação do trabalhador ofertando cursos com certificado Feneis, reconhecido em todo o território nacional.

  1. Descreva as principais características da LIBRAS enquanto língua oficial para os surdos.

Resposta: A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um direito adquirido do surdo, pois ela é responsável por seu desenvolvimento cultural, social e educacional incluindo-o na sociedade. É uma língua de modalidade gestual-visual utilizando-se de movimentos gestuais e expressões faciais percebidas pela visão. Os sinais são formados por combinações de movimentos das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Alguns parâmetros podem ser identificados na língua de sinais, como: configuração das mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial e/ou corporal, utilizando a combinação desses parâmetros formam-se as palavras e as frases, tornando possível falar com as mãos.

  1. Defina surdez e deficiência auditiva.

Resposta: Muitas pessoas erroneamente julgam surdez e deficiência auditiva sendo a mesma coisa, mas há uma diferença entre elas. A surdez é uma condição de ausência de audição causada por diversos fatores. O indivíduo surdo não se considera deficiente, ele utiliza a língua de sinais, valoriza sua história e se desenvolve normalmente socialmente. Já a deficiência auditiva, pode ocorrer em vários níveis, que podem ser melhorados através de próteses auditivas. O deficiente auditivo, não se identifica com a cultura e comunidade surda, e em muitos casos se esforça para que sua dificuldade não seja notada.

  1. Quais as possíveis causas da surdez?

Resposta: As causas da surdez podem ser variadas e influenciadas por diversos fatores. Podem ser: ocasionais derivadas por lesões no ouvido; acúmulo de cera ou secreções como o catarro; lesões por excesso de ruídos; infecções na orelha interna ou causas hereditárias.

  1. De acordo com suas leituras, elabore uma interpretação da citação de Skiliar (1999, p. 17): “[...] ao invés de entender o surdo como uma exclusão e um isolamento no silêncio, entender como uma experiência e uma representação visual”.

Resposta: O indivíduo quando se depara com algo diferente da sua realidade tem o costume de excluir ou ignorar o fato. Diante de uma pessoa surda, os ouvintes por falta de conhecimento da língua de sinais, acabam excluindo essa pessoa do seu convívio ao invés de aprender com ela uma nova forma de comunicação.

  1. Atualmente, ainda ouvimos a expressão “surdo-mudo”; tal terminologia está correta ou não? Justifique.

Resposta: Utilizar a terminologia “surdo-mudo” está caindo em desuso, pois nem todos os surdos também são mudos ou vice e versa. É possível que um indivíduo seja apenas surdo ou apenas mudo, por isso é incorreto utilizar esta expressão.

UNIDADE 2

IDENTITADE, CULTURA E DIVERSIDADE

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Defina os conceitos de identidade, cultura e diversidade, relacionando-os à comunidade surda.

Resposta: Denomina-se identidade o conjunto de características individuais de cada pessoa, como religião, gênero, profissão entre outros. A identidade está também relacionada às praticas discursivas e sociais ao longo da vida, como família, escola e trabalho, e essas experiências estabelecem uma norma de identidade. Para a comunidade surda, a identidade surda é constituída quando o indivíduo aceita sua condição diferente e se identifica com a comunidade surda e sua cultura. Já a cultura pode ser entendida como um conjunto de regras, costumes, comportamentos, tradições e hábitos. A cultura surda esta relacionada à língua de sinais e os mecanismos sociais utilizados para o desenvolvimento do indivíduo surdo. E a diversidade é uma qualidade daquilo que é diverso, variado, visto que nenhum indivíduo é igual ao outro, independente da condição surda ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com