TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bianca da Silva Cezarini 1845987

Catanduva-SP

2020

Sumário

1.        Tema:        3

2.        Situação-problema:        3

3.        Justificativa e embasamento teórico:        3

4.        Público-alvo:        4

5.        Objetivos:        4

6.        Percurso metodológico:        5

7.        Recursos:        6

8.        Cronograma:        6

9.        Avaliação e produto final:        6

10.        Referências:        7

  1. Tema: Música na educação infantil

            Título: Utilização da música na pré-escola

  1. Situação-problema: Solucionar as dificuldades das crianças através da música facilita o processo de aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento socioafetivo, linguístico, psicomotor e cognitivo, com isso a criança vai ter uma melhora na sua criatividade, memorização, concentração e atenção.

A criança para ter a capacidade de concentração e memória precisa ser estimulada desde os seus primeiros anos escolares, cantar músicas infantis com um bom vocabulário contribui para o desenvolvimento do raciocínio e da fala. Pensando nessa situação foi criado esse projeto com o propósito de despertar na criança a musicalização infantil, pois ela traz uma motivação que é diferente do ensinar, auxiliando a criança a ter vontade de aprender, melhorar sua autoestima, socialização, comunicação e expressão.

Com tudo isso, a música pelo fato de prender a atenção dos seres humanos, ela é um recurso didático perfeito para trabalharmos com as crianças a resolução dos seus problemas.

  1. Justificativa e embasamento teórico:

Esse projeto de intervenção didática justifica pelo fato de a música prender a atenção das crianças, desde pequenas elas têm o prazer de ouvir música. A música é importante, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades mentais, emocionais, cognitivo, verbais e sociais, sendo necessária a troca de informações entre professores e alunos, para escolher corretamente as atividades de acordo com seus objetivos para realizar um trabalho interdisciplinar. A música é uma ferramenta facilitadora para o projeto de aprendizagem, expressa sentimento e informações incluídas na música, enfim ela é um bem cultural.

A criança tem a necessidade de desenvolver o senso de ritmo e coordenação motora, com isso atitudes como cantar fazendo gestos e dançar batendo as palmas, são de extrema importância para a criança e para o seu processo de leitura e escrita.

É nessa fase que se constrói saberes e valores, então é necessário o ensino através da música em toda a educação básica para atingir os objetivos educacionais.

Esse projeto surgiu a partir da necessidade de criar uma visão pedagógica pensando em facilitar o ensino na educação infantil e ter o reconhecimento de que a música é um elemento fundamental no processo de aprendizagem da criança.

O projeto contribui para criar um ambiente mais agradável para a criança, estimulando cada vez mais a vontade de participar das aulas.

Silva (apud JORDÃO, 2012, p.146), afirma que: “Cientistas acreditam que a música possibilita o cérebro para formas superiores de raciocínio”.

“Aliado a isso, as novas gerações poderão transformar nossa sociedade com mais criatividade, equilíbrio, alegria e cultura.”

  1. Público-alvo:

 Alunos da educação infantil de 4 a 5 anos.

  1. Objetivos:

Geral: oferecer às crianças a chance de viver e pensar em seu cotidiano sobre questões musicais. Estimulando a criatividade, o desenvolvimento de habilidades, a percepção, e formulação de conceitos.

Específico: Utilizar a interpretação da música para expressar sensações, sentimentos e pensamentos. Cantar canções de fácil memorização sobre o corpo, como bater pés, palmas e movimentos com os dedos. Realizar a sequência numérica através da música com numerais. Concentração e exploração do movimento corporal. Ampliar o conhecimento musical, brincando com a música e reproduzindo os sons.

Ajudar a criança a se comunicar e aumentar a sua autoestima.

  1. Percurso metodológico:

Escolha de músicas apropriadas para a fase (4 a 5 anos) e que sejam animadas para prender a atenção das crianças despertando assim o interesse das crianças em ouvir.

O professor deve se familiarizar com a música, para depois passar aos alunos.

Cantar músicas com os alunos todos os dias, para treinar a memorização.

Envolver familiares no projeto para que cantem com seus filhos em casa, assim facilitará ainda mais no aprendizado da criança.

Mudar o cenário da sala de aula, deixando o ambiente de modo agradável e estimulante para a criança criar uma expectativa do que vai ver.

Apresentar às crianças vários instrumentos como flautas, violão, pandeiro, tambor dentre outros e classificá-los, o professor deve utilizar algum instrumento, acompanhado de uma música infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com