TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICAS

Por:   •  1/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICAS

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Nome: Barbara Camargo Bernardo

RA: 2059179

NOME: BARBARA CAMARGO BERNARDO

RA:2059179

ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

   

Trabalho de intervenção pedagógica realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da instituição Universidade Paulista - UNIP

Sumário

1.        TEMA        3

2.        SITUAÇÃO PROBLEMA        3

3.        JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO        4

4.        PÚBLICO ALVO:        5

5.        OBJETIVOS        5

6.        PERCURSO METODOLÓGICO        6

7.        RECURSOS        7

7.1.        Materiais que podem ser utilizados:        7

8.        CRONOGRAMA        8

9.        AVALIAÇÃO FINAL DO PRODUTO        8

10.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

  1. TEMA

Alimentação Saudável para o Ensino Fundamental.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

A alimentação saudável na segunda infância é fundamental na vida da criança, pois quando se cria um hábito constante em comer legumes e vegetais, a criança desenvolve um paladar saudável melhorando assim em diversos fatores. Com isso, quando há o comprometimento de introduzir o tema é importante destacar os benefícios que a mudança de hábito irá trazer.

Com as pesquisas feitas sobre alguns alimentos consumidos pelas crianças e até mesmo por seus familiares foi feito uma análise em que, grande parte desse grupo citado apresenta grandes problemas com obesidade, de saúde como a diabetes, hipertensão e até mesmo emocionais, que acarretam durante toda uma vida sem observação e incentivo para querer mudar. Com base nos estudos realizados com intuito de conscientizar os pais e alunos levantou-se a hipótese desse projeto com o objetivo de intervir positivamente na hora das refeições das crianças e de seus responsáveis.

Com a ideia desse projeto é possível o pedagogo ter uma fusão de saúde e aprendizado, tornando a hora das refeições mais agradável e divertida para a turma. Podemos unir também diversas atividades relacionado a alimentação como, desenhos, histórias, fantoches, massinha, degustações e cozinha saudável. Nada melhor que unir um lugar que a criança se sente à vontade que é a sua casa com a escola que também é um local de grande importância na vida do aluno, conectando então as mudanças em ambos os lugares.

  1. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

Com objetivo de desenvolver o interesse nos alimentos saudáveis, e melhorar as refeições realizadas na escola e até mesmo em casa, melhorando não só a alimentação, mas a saúde, aprendizado, a atenção da criança. Os pedagogos devem sempre procurar formas de como inserir o tema de diversas maneiras sendo uma delas criar o interesse na turma de buscar quais as vantagens de ampliar o paladar.

E tendo como base e associando as disciplinas de ‘’Pedagogia Interdisciplinar’, ‘’Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental’’ e ‘’Projetos e Práticas de ação Pedagógica’’, é possível notar como é essencial o comprometimento de um ambiente saudável e acolhedor na escola, para que o aluno se sinta em casa e confortável.

Incentivando a criança a conhecer novos alimentos que serão introduzidos no decorrer do dia, mostrando sempre a importância de se alimentar bem. E tendo como base alguns autores, como por exemplo a neuropsicóloga Gisele Domeneci que fez um livro chamado “Diário de uma garota que não gostava de legumes”, no qual relata o incentivo a alimentação saudável na segunda infância que pode ser uma das fases mais complexas na vida da criança.

Segundo Domeneci “Esta obra não se trata apenas da alimentação para a saúde física, mas também para a saúde emocional das crianças e de seus pais, pois podemos perceber o quanto o relacionamento entre pais filhos pode ser construído de várias maneiras. “

  1. PÚBLICO ALVO:
  • Educação de Ensino Fundamental
  • Família
  • Escola no contexto Geral
  1. OBJETIVOS
  • Despertar interesse pela alimentação saudável;
  • Valorizar os alimentos naturais;
  • Desenvolver habilidades dos cinco sentidos;
  • Ensinar os benefícios da alimentação saudável;
  1. PERCURSO METODOLÓGICO

 

Introdução ao tema com atividades de degustação de frutas, legumes e vegetais. Reunião com os pais informando sobre o projeto e a importância que a família tem em colaborar e participar junto com a escola. Trabalhar com a turma os benefícios de que uma boa alimentação pode trazer para a saúde física e mental, fazendo com que os mesmos produzem seus próprios pratos e receitas com alimentos oferecido pela escola.

Organizar passeios em lugares com plantios de legumes, frutas e vegetais, para o conhecimento precoce, gerando um interesse maior, após conhecer de perto como é feito antes de inserido no prato.

Horários específicos já agendados nas rotinas dos estudantes para a elaboração de receitas na “Cozinha Saudável” fazendo com que os próprios alunos montem e escolham qual fruta, legumes ou verdura será inserido na sua alimentação no dia.

E como base principal no projeto a colaboração e a participação dos pais, em usar alimentos trazidos de casa, elaborando um prato bem colorido ou até mesmo incentivando as crianças no supermercado em escolher novos alimentos.

  1. RECURSOS

Construir a horta, juntamente com os alunos, utilizando um espaço estratégico na escola, vamos começar separando as turmas que vão participar das montagens, da confecção, dos cuidados, plantio e colheita teremos a participação de todos de acordo com a necessidade das atividades propostas pelos professores, quando não for trabalhado atividades na horta, o que será produzido vai para cozinha nos preparados de refeições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com