TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Por:   •  26/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 7

Aprendendo as cores

Autor: Verônica Peralta Dos Santos[1]

Tutor externo: Denize Cohen Bochernitsan

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED) 5126– Estágio[a] obrigatório 1

15/11/2021

RESUMO

O presente trabalho foi feito através de ida ao campo do estágio e através de pesquisa na EMEI MUNDO COLORIDO, onde foi observada as rotinas, o brincar e suas atividades proposta no dia a dia.

Logo após foi elaborado cinco planos de aulas para serem aplicadas na sala de aula no qual foi uma experencia única, que eu pude vivenciar o que é estar ali na frente deles sendo professora. Foi abordado a leitura do livro “o monstro das cores’ onde conta cada sentimento do monstro demonstra uma cor. Através do livro aplicar o tema sobre as cores, onde o aluno interage com tintas, formas e sabores.

Assim abordando a metodologia de ensino para melhor ser aplicado na turma, também para a motricidade fina, muito importante na aprendizagem no ensino infantil.

Palavras-chave: Estagio, Metodologia, Ensino infantil

 1 INTRODUÇÃO[b] 

O estágio obrigatório 1 feito na EMEI MUNDO COLORIDO, situada na cidade de Parobé, no bairro João muck. Em prédio alugado pelo município, a escola, compõe de 5 salas de aulas, 1 sala de professores, 2 banheiros para alunos, 2 banheiros para funcionários, secretaria, sala de planejamento, cozinha, refeitório e pracinha.

O objetivo da EMEI e sempre fazer o melhor para seus alunos, cada vez mais trazendo alegria e satisfação para cada criança que entra na escola.

A escola é um lugar de concepção, realização e avaliação do seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Na vida cotidiana, avaliamos e somos avaliados em permanência, avaliar supõe, portanto, um processo.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA[c] 

Este projeto tem a área de concentração “metodologia de ensino” com o tema sobre as cores como ferramenta de ensino, a escolha da área de concentração foi feita através da observação e pesquisa feita na sala de aula O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades. O aluno participa, querendo explorar mais descobertas através de tintas e novas sensações.

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.  (BRASIL, 2018, p. 35)

Em conversa com a professora titular da turma, juntas concordamos em aplicar sobre o tema, e os demais planos de aulas. Programado para aplicar no estágio obrigatório curricular com todos os recursos que a escola obtém.

Observar a instituição de educação infantil, com responsabilidade, destacando e mencionando a atuação dos professores, o funcionamento didático- pedagógico e o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno. Verificar a metodologia de ensino e a introdução das cores para obtermos a aprendizagem, identificar a relação entre alunos e professores através da observação feita no estágio

. “Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.” BRASIL (2018).

O objetivo do estágio obrigatório serve pra que o acadêmico, entenda melhor seu campo, onde vai atuar e conhecer um pouco mais sobre a instituição de ensino. Trabalhar, com as crianças e ter a sensação de como é estar a frente dos alunos, passar pra eles o que se aprende na dinâmica. Aprender junto com a professora, o que realmente é o cuidar, ensinar e aprender.

Montessori reconheceu neste trabalho de campo que as crianças possuem a capacidade de absorver a cultura para o seu desenvolvimento cognitivo, por isso objetivou desenvolver com o seu método as diversas dimensões individuais infantis, preocupando-se com as capacidades de tomada de posição (atitudes) e de resolução de problemas (PUGENS; CONTE; HABOWSKI, 2019)

Quando aplicado as cores na educação infantil, é importante que o aluno desenvolva ainda na educação infantil as habilidades relacionadas as cores, identificar as cores através dos objetos. Nomear a cores, desenvolver o raciocino logico

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO[d]

O estágio foi feito em sala de aula, começando pela história do Monstro das cores, que conta as sensações e suas devidas cores. A sensação de estar na frente deles contando a história é sem explicação, cada aluno prestando atenção, cada semblante, cada emoção que eles expressavam, foi uma experiencia e tanto como primeiro dia de professora

 No segundo dia produzir massinha de modelar colorida, feita com farinha, água, azeite e misturando muito eles ficaram com os olhos atentos para ver como fazer, quase pronto, é hora de colocar o corante e eles que escolhiam a cor. Foi uma brincadeira incrível e muito emocionante eles amaram.

 No terceiro dia abordarei novamente a história conversando com os alunos, sobre a história, e relembrando tudo sobre o monstro das cores e se eles lembravam dele e de suas emoções.

No quarto dia de estágio confecciona monstrinhos de rolo de papel higiênico e os alunos pintarem com tinta a cor que escolher, assim tivemos a oportunidade de aplicar motricidade fina em cada aluno, com muita brincadeira e muita diversão.

Quinto dia produzir mousse de várias cores e sabores para sentir e aprenderem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com