TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Infantil Frei Afonso Jorge Braga

Por:   •  20/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PLANO DE AULA/AÇÃO

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Aline Diniz de Oliveira

RU: 1802962                

Curso: Pedagogia

Polo: Itaguaí - RJ

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local: Centro de Educação Infantil Frei Afonso Jorge Braga

Disciplina: Ciências (natureza e sociedade)

Ano/série ou idade: Nível 2 – (3 anos)  

  1. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO

Proporcionar o conhecimento dos animais e suas curiosidades.

  1. OBJETIVOS

Reconhecer os animais, proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos pelos animais e contribuir para a memória conhecer os espaços que eles vivem, assim como seus habitos e alimentos.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO

Na educação infantil a ciência (natureza e sociedade) tem um papel importantissimo pois os alunos estão na fase de descobertas conhecendo o mundo.

Pensando nisso e no projeto pedagógico da semana na escola cujo tema é : “Bichodário os animais”, planejei uma atividade que seria possivel cantar uma música a fim de desenvolver a memória musical e a linguagem oral, apresentar uma historia através da leitura de um livro a fim de despertar o interesse pela literatura e a apreciação pelas imagens, ressalto que sempre envolvendo o animal escolhido no caso a galinha.

Como cita o autor Freinet:

                                        Nas aulas pequenas - por exemplo, infantis jardins-escolas – se a leitura individual não é ainda possível, daremos como compensação, em um lugar primordial ao desenho, que constitui um desinibidor psíquico, e uma forma de expressão. O desenho substituirá mesmo com frequência, nestes graus o texto livre oral: depois de as crianças terem feito um desenho, a professora. Detém ao lado delas e pede que lhos expliquem. Escreve mesmo no papel do desenho os elementos essenciais da narrativa. [...] (FREINET, 1973, p .59)

E conforme o projeto pedagógico da escola é apresentado para eles os fenômenos da natureza e tudo oque cerca o meio ambiente, dessa forma despertando a percepção aos detalhes e a respostas para muitas dúvidas e curiosidade desse novo mundo.

Como sabemos é a fase do “oque é isso? “ ou o “porque e para que?” .

E assim proponho as atividades sempre respeitando a individualidade de cada aluno.
Assim como cita ZABALA:

        Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que tem um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos (ZABALA, 1998, p.18).

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO

Ao iniciar a aula os alunos serão posicionados em roda para cantarmos a musica (a galinha pintadinha). Em seguida contarei a historia do pintinho amarelinho.

Após irei questiona-los sobre onde a galinha vive, onde ela dorme, como se chama os filhinhos da galinha e também oque ela produz para nós seres humanos consumir, e tão importante quanto apresentar a eles oque ela come, levando o milho seco.

Em seguida uma atividade para que eles consigam através de colagem de papel picado ligar a galinha e seu alimento favorito, e por ultimo a pintura do desenho da galinha e o milho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com