TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências na Educação Básica

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.873 Palavras (32 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 32

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.

R: Sempre se teve uma preocupação da humanidade com a origem do universo, estudiosos buscavam compreender a razão do universo durante muitos anos. A ciência desenvolveu ideias que são chamadas de teoria para explicar o surgimento do universo. Segundo essa teoria toda matéria existente hoje no universo encontrava-se concentrada no chamado átomo original comprimida e aquecida em um único ponto, menor que a cabeça de um alfinete. Há cerca de 15 a 20 bilhões de anos, teria ocorrido a grande explosão que deu origem ao universo.

2. Você conhece outras teorias que procuram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria.

R: Sim, conheço a história da teologia que apresenta no livro de Gênesis, que relata a criação dos céus e da terra atribuído a Javé, o Deus único e onipotente, que teria executado a obra em seis dias e descansado no sétimo, tornando-o sagrado.

a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big Bang.

R: Não posso fazer uma comparação, pois o que relatei não é teoria, mas sim uma história da teologia que é apresentada na bíblia, e o Big Bang é uma teoria.

3. Com base na leitura do texto “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, pesquisem sobre os movimentos de rotação e translação dos planetas e complete a tabela abaixo.

PLANETAS

ROTAÇÃO

TRANSLAÇÃO

Número de satélites (luas)

Mercúrio

59 dias

88 dias

Não tem satélites

Vênus

243 dias

225 dias

Terra

23,9 horas

365,256 dias

Lua

Marte

+ de 24 horas

687 dias

Phobos e Deimos

Júpiter

1 dia dura 9 horas, 50 minutos e 24 segundos

12 anos

Entre 16 e 60, sendo que 4 foram descobertos:Lo, Ganimedes, Calixto e Europa

Saturno

10 horas e 15 minutos

29 anos e 6 meses

Entre 17 e 31

Urano

18 horas

84 anos

Tem 27

Netuno

17 horas

165 anos

Ao redor 13

4. Defina:

a) Universo

R: O universo pode ser definido como o conjunto de toda a matéria disseminada no espaço, os corpos celestes ( corpos celestes são planetas, estrelas, cometas, satélites etc.) e o próprio espaço entre eles. O universo tem referencias pois pode ser chamado de cosmos, cosmo ou espaço.

b) Galáxias

R: É um grande conjunto de bilhões de estrelas, planetas, nunes de gás e poeira e outros objetos astronômicos unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum. Existem várias classificações para cada uma dependendo desua forma, como por exemplo, galáxias irregulares, elípticas, espirais, como é o caso da Via Láctea, Andrômeda, entre outras. As galáxias espirais também podem possuir um formato característico que é denominado de espiral barrada.

c) Astros

R: Astro é a denominação dada a todos os corpos celestes, ou seja, os corpos presentes no universo. Apesar de parecer, os astros não ficam fixos no espaço. Eles executam trajetórias características, chamadas ÓRBITAS.

d) Sistema Solar

R: No Universo, o conjunto formado pelo Sol e os corpos celestes, seus satélites, asteróides e cometas que giram ao seu redor formam o SISTEMA SOLAR. Atualmente, considera-se que o sistema solar é formado por oito planetas que vamos conhecer mais adiante.

e) Satélites

R: Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor.

5. Com base na leitura do texto “As fases da Lua e sua influência no dia-a-dia” elabore uma cruzadinha usando as informações do texto com dez perguntas que deverão atender a faixa etária dos alunos da 4º série do ensino fundamental.

1- Os índios só querem saber o melhor momento para pescar e não se preocupam com a explicação cientifica das? Marés

2- Para quem a lua é muito atraente no céu? Índios

3- A ação do sol, a rotação da terra, as correntes marinhas, e até o quecontribuem para o sobe e desce das águas? Vento

4- Qual lua os bichos ficam mais agitados? Cheia

5- Qual vida a lua regula? Marinha

6- Que período adotaram como uma importante unidade de tempo? Mês

7- Em qual lua há menos mosquitos? Nova

8- O conhecimento dos índios é fruto de uma atenta observação de quem? Natureza

9- Quando acontece a força de atração da lua, é como se ela puxasse o planeta e ao puxar, ela desloca as águas das marés e do que mais? Oceanos

10-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com