TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como estrelas na terra

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

O filme, “Como estrelas na terra”, aborda em seu contexto temas debatidos e questionados no dia a dia relacionados ao cotidiano escolar e doméstico do pequeno Ishaan, um garotinho de apenas 8 anos de idade, que apresenta dislexia na qual é deparado com dificuldades que interferem em seu comportamento. O pequeno Ishaan, apesar de possuir uma grande capacidade de raciocínio ao criar belas pinturas, sofre com uma rotina diária de falta de atenção, tanto pela escola quanto por parte de seu pai, que não busca entender o real motivo de toda a dificuldade que seu filho enfrenta, onde nunca tem tempo para o filho mais, o tratando com rudez e falta de sensibilidade, sua mãe sempre envolvida com os afazeres domésticos, e o irmão, apesar de não entender toda a sua dificuldade, sempre apóia e motiva o pequeno Ishaan. Ele é tratado de forma indiferente na rua, na escola e por seus vizinhos.

Uma das soluções que a família encontrou como forma de castigo, após uma reunião com os educadores do colégio, em que foi debatido que Ishaan não teria futuro através dos estudos, é de mandá-lo para um colégio interno, afastando-o de toda a sua família. Já matriculado no colégio interno, toda aquela alegria de criança, fascinação pelas pinturas são substituídos por tristeza, na qual o pequeno fica desmotivado, com menos vontade de aprender, deprimido e sentido a falta de sua mãe e do irmão mais velho. Sendo considerado desregrado e incapaz de se desenvolver intelectualmente.

Após algum tempo matriculado no colégio interno, a desconsideração pelos seus professores por não conseguir realizar as atividades propostas em sala de aula, tornam-se constantes, sendo motivo de risos entre seus colegas, aumento a rejeição e o desprezo por todos. Esse cenário começa a mudar quando um novo professor de artes chega ao encontro da turma, com uma postura, de brincalhão, amigo e alegre, desrespeitando as doutrinas da escola. O novo professor vem de uma escola, na qual desenvolve um trabalho com os deficientes. No decorrer dos dias, o professor passa a ter uma atenção especial com o pequeno Ishaan quando percebe que existe algo que o perturbe, que demonstre ser uma criança assustada, e por não conseguir ler e escrever, acaba recebendo punições. Com isso, busca entendê-lo descobrindo as suas limitações e que o mesmo possui dislexia, uma pequena limitação real agravando seus problemas de aprendizagem escolar, sendo questionado pelos seus próprios pais que não aceitam o diagnostico dado pelo professor em uma visita à casa dos pais de Ishaan. Nessa visita acaba descobrindo que Ishaan ao mesmo tempo é um grande artista, que atrás de suas pinturas, revela o seu silêncio.

Uma das atitudes tomadas pelo professor de artes para ajudar o pequeno Ishaan, foi de levar para a sala de aula toda uma explicação e exemplos de grandes homens do mundo que já enfrentaram a dislexia. E com isso o professor está decidido a ajudar e acompanhar Ishaan individualmente, independente de suas dificuldades, na qual o próprio diretor do colégio afirma que Ishaan deveria ser transferido para uma escola especial. Com toda a aproximação e afetividade com o garoto, o professor de uma forma mais apropriada vai mostrando os caminhos e a construção de todo conhecimento, resgatando o lúdico e respeitando o tempo e ritmo de aprendizagem do garoto, mostrando-lhe de que não está sozinho.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com