TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componente Curricular: Educação Física

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO REFLEXIVO

O professor pesquisado trabalha com o ensino fundamental, com as turmas do 5º ao 9º ano. Relatou que tem certa dificuldade em inserir os temas transversais nas aulas de educação física, pois apesar do conhecimento que tem, ainda não vê a escola como uma aliada neste trabalho, deixando a desejar no que tange os temas transversais em suas aulas.

A escola apresenta boa estrutura física para um trabalho efetivo e no projeto pedagógico consta a inclusão dos temas transversais, mas o grupo escolar tem certa resistência quanto às aulas de educação física, não compreendendo a complexidade e necessidade dessa disciplina para os alunos. O professor alegou que tem muito a ser feito, mas não sabe como começar.

PLANO DE ENSINO 2015

Série: 6º ano

Componente Curricular: Educação Física

Professor (a): Cibele Fontoura Bazoni

Tema: Danças e culturas.

Objetivos gerais do componente curricular: Repudiar qualquer espécie de violência, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura corporal de movimento;

Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;

Estratégias: Aulas com pesquisa, apreciação de músicas e danças de diferentes culturas, debate sobre a diversidade cultural.

Avaliação: A avaliação deverá ser feita durante a execução do plano bimestral, com atividades escritas e práticas, participação nas atividades, avaliação final para quantificar o aprendizado do aluno.

Bibliografia:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Conteúdos programáticos:

1º bimestre

Aula 1 – Aula expositiva sobre o tema Danças e culturas.

Aula 2 - Aula na sala de informática com pesquisa sobre Danças.

Aula 3 – Apreciação de músicas de diferentes culturas.

Aula 4 – Apreciação de danças de diferentes culturas.

Aula 5 – Atividade de perguntas e respostas.

Aula 6 – Aula prática com aprendizagem de danças regionais.

Aula 7 – Apresentação do tema estudado.

Aula 8 – Avaliação final sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com