TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação entre escola e crianças resulta em benefício.

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO ENTRE ESCOLA E CRIANÇA RESULTA EM BENEFÍCIOS

A escola é um local de aprendizagem contínua, e para que as crianças sejam participativas no cotidiano escolar é de suma importância que as creches e escolas de educação infantil sejam bem preparadas e estruturadas. Dessa maneira é imprescindível ter profissionais capacitados, além de recursos didáticos apropriados, espaço físico adequado a cada faixa etária, juntamente com a participação da família, que também é fundamental.

A escola visa o desenvolvimento da criança e de sua socialização com relação às outras crianças e adultos no meio em que convive, dando oportunidade ao aluno para manifestar suas emoções, opiniões e ideias. Educar é mais do que impor conhecimento aos alunos, os educadores da atualidade tem que estar atentos com a contribuição que cada criança pode dar com seus conhecimentos prévios.

No ambiente escolar todos os momentos são pedagógicos, portanto deve-se aproveitar cada momento para incentivar o aluno a se expressar, com isso efetivamente eles vão construir sua identidade e a autonomia. A maior contribuição que a escola pode dar e a oportunidade de deixar que a criança faca escolhas, que ela se desafie e aprenda para se tornar um cidadão ético e consciente.

Brincar, é uma parte fundamental para as crianças, esse método de aprendizagem é um dos melhores, pois a criança é um sujeito curioso e pode ir criando aos poucos seus vínculos com o mundo. Para que o pedagogo cumpra seu objetivo de ajudar o aluno em primeiro lugar, é necessário um empenho em organizar projetos e planos que incluam a participação ativa de toda a comunidade escolar e também de seus familiares.

Antes não havia preocupação com a educação infantil, a criança era um ser visto como uma miniatura de adulto, como uma tabua rasa, hoje o profissional de educação tem o objetivo de educar utilizando o modo construtivista, uma maneira em que a troca de aprendizagem é o meio principal de desenvolvimento, em que a escola transforma o aluno se transformando, em uma evolução conjunta que resulta em seres preparados para se tornarem cidadãos completos com seus direitos e deveres, prontos para expressar e lutar pelas suas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com